O musical “Benjamin o Palhaço Negro”, que celebra a obra e a vida de Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro brasileiro, terá apresentação única neste sábado, 06/07, às 20h, no Teatro Firjan Sesi Caxias.
Nascido na cidade de Pará de Minas, no interior de Minas Gerais, em 1870, Benjamin de Oliveira se tornou um artista múltiplo dos palcos, picadeiros e cinema.
“Benjamin o Palhaço Negro” é interpretado por cinco jovens artistas pretos que dão vida a vários personagens que permearam a história de Benjamim. Em cena, esses jovens artistas negros utilizam suas próprias vivências para refletir sobre racismo e o apagamento das narrativas pretas na arte universal.
O espetáculo, premiado e assistido por mais de 2 mil espectadores, fez a sua primeira temporada em 2022, passando por cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, e levando ao público a riqueza da cultura preta e a história de um artista pioneiro. Em paralelo com a história de Benjamin, o público conhecerá a trajetória dos jovens artistas negros que fazem parte do elenco, trazendo a reflexão sobre a existência de novas potências artísticas pretas no país.
Dirigido e escrito por Tauã Delmiro, o musical foi construído de forma colaborativa com os atores. A dramaturgia é permeada por canções originais criadas para o espetáculo, com trilhas sonoras do artista Thiago Lau, coreografias de Marcelo Vittória e figurinos de Isaac Neves.
“Benjamin o Palhaço Negro” é um projeto idealizado e produzido por Isaac Belfort, CEO da Belfort Produções.
Ficha técnica: Elenco: Carol Badon, Isaac Belfort, Igor Barros e Sara Chaves Idealização e Direção de produção: Isaac Belfort Direção geral, texto e músicas: Tauã Delmiro Realização: Belfort Produções e Produtora Alada
SERVIÇO
“Benjamin o Palhaço Negro”
Local: Teatro Firjan SESI Caxias
Endereço: Rua Artur Neiva, 100 – Bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias
Duração: 90 min
Classificação: 10 anos
Ingressos: variam de R$ 15 a R$ 30
Vendas online pelo site da Sympla: www.sympla.com.br e no atendimento da Firjan SESI Caxias. Hoje, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 12h e das 14h às 16h.