Search
Close this search box.

Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria promove evento sobre sustentabilidade com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso

O ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, participou hoje de um importante seminário sobre sustentabilidade e governança corporativa, promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, no Instituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro.

O evento começou às 9 horas com o painel “Inteligência de Dados para Empresa Responsável”, que contou com as presenças de Felipe Jané Bottini, diretor executivo ESG da Green Domus by Accenture; Mariana Caetano, CEO da Salva; e Guilherme Leal, representante do escritório Graça Couto Advogados. O debate destacou estratégias para a coleta e análise de dados que impulsionam a sustentabilidade corporativa.

Em seguida, foi apresentado o painel “A Nova Genética Empresarial”, que reuniu os empresários Eric Ezechieli, cofundador da Nativa; João Bernardo Casali, líder da LATAM da NATIVA no Brasil; Taciana Abreu, Head de Sustentabilidade do Grupo Soma; Alexander Söderberg, cofundador e diretor de marketing da Naveia; Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas; e Júlio Vieira Neto, professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na sequência, a palestra “Governança Empresarial” reuniu Paulo Penna e Rafael Ney, sócios da Novotny Advogados; Marina Marangoni, doutora em Direito Público; e Fernanda Pimentel, diretora da Faculdade de Direito da UFF.

Por fim, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre os desafios e oportunidades na integração da sustentabilidade e das práticas de governança corporativa, além das relações sociais entre o Brasil e a Itália e como essas práticas moldarão o futuro de empresas públicas e privadas.

Renata Novotny, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. Foto: Divulgação

Diálogos com o futuro empresarial

Para Renata Novotny, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, o evento foi pensado para apoiar as relações comerciais entre ambos os países e estimular empresários a buscarem ações e práticas que dialoguem com o futuro empresarial.

“Este seminário foi concebido para apoiar os empresários na adoção de práticas de sustentabilidade e governança corporativa. Abordamos a importância dessas iniciativas e como estruturar a conformidade com regulamentações, garantindo um crescimento sustentável da empresa e proporcionando um impacto positivo na sociedade. O evento foi pensado para oferecer uma experiência completa e aprofundada de como aprimorar um negócio!”, finaliza.

Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria

Desde 1950, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria tem sido o elo que conecta sonhos e oportunidades entre o Brasil e a Itália. Oficialmente reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano (MiSE), a Câmara faz parte de uma rede composta por 84 Câmaras de Comércio Italianas presentes em 61 países. Com mais de 20 mil empresas associadas, facilita cerca de 300 mil contatos de negócios a cada ano, promovendo relações comerciais sólidas e duradouras.

No Brasil, sua atuação se estende pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, além de todos os estados do Norte e Nordeste brasileiro. Estas regiões, com significativo potencial econômico, são impulsionadas por setores cruciais como petróleo e gás, turismo, agronegócio, indústria automobilística e tecnologia.

Search