Tendo como referência grupos teatrais como “Os Melhores do Mundo”, “Tá na Rua”, “Teatro Oficina” e o grupo britânico “Monty Python”, a Escola Popular de Teatro da Baixada estreia amanhã, no Teatro Firjan Sesi Duque de Caxias, o espetáculo “Maldita”, uma comédia musical subversiva explorando a comicidade a partir de três tragédias clássicas: Édipo Rei, Édipo em Colono/Sete Contra Tebas e Antígona.
“No contexto do espetáculo, um grupo de rebeldes resolve contar a história das tragédias a partir da própria perspectiva, tratando com ironia a relação entre o humano e o sagrado, escavando as tramas dos clássicos para provocar reações acríticas do público, sob a premissa de rir da própria desgraça, e desvelar os problemas desta intenção.”, explica Rohan Baruck, dramaturgo e diretor do espetáculo.
“Maldita” subverte tragédias gregas com músicas pop e funk, e explora, de forma bem humorada, linguagens como o melodrama e a paródia, criando relações com discussões atuais e com a internet.
A POTÊNCIA DE UMA NOVA GERAÇÃO
Idealizada pelo Instituto Cultural Cerne, de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, “Maldita” foi construída a partir de uma experiência de duas turmas da Escola Popular de Teatro da Baixada.
No palco, estarão parte dos alunos selecionados para uma oficina de Montagem Teatral, enquanto os figurinos, cenário e visagismo foram idealizados pelos alunos da oficina de Direção de Arte, conduzidas pelos professores Higor Nery e Leandro Fazolla, da Cia Cerne de Teatro.
O projeto representa a potência de uma nova geração de artistas da região, que tocam instrumentos musicais, dançam e cantam para fazer rir, além de celebrar a força da economia criativa, a coletividade e seus parceiros.
APOIOS
De acordo com os seus produtores, o trabalho recebeu o apoio institucional do Firjan Sesi, apoio em figurinos da loja Sodoma, de São João de Meriti, a luxuosa colaboração da personalidade Vinicius Andrade, a Organzza, vencedora do reality show RuPauls Drag Race. O projeto contou ainda com a colaboração do programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, o PTAC, acolhendo estudantes de produção para experimentarem na prática os desafios de uma produção teatral periférica.
“Maldita” terá duas apresentações no Teatro Firjan Sesi – Duque de Caxias, terça e quarta feria, 12 e 13 de novembro, às 20h.
SERVIÇO:
MALDITA
Teatro Firjan Sesi Duque de Caxias
Rua Artur Neiva, 100 – Duque de Caxias – RJ
Dias 12 e 13 de novembro de 2024
Terça e quarta, às 20h
Duração: 60 minutos
Gênero: Comédia Musical
Entrada Gratuita
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção: Rohan Baruck
Interlocução Artística: Madson Vilela
Elenco: Alexandra Mendes, Douglas Bezerra, Edlane Silva, Fabi Soares, Julia Braga, Karla Muniz Ribeiro, Lucas Cruz, Marambaia, Márcio Foxx, Marcus Coutinho, Mari Silva, Maria Carolina, Matheus Marins, Rafa Domi, Rayane Souza, Rayane Zaguini, Ricardo Melchiades, Rodrigo Villas Boas, Valéria Arias, Victor Valenttim, Vivien Jamille, Ygor Rocha e Zo Monteiro
Coordenação de Direção de Arte: Higor Nery e Leandro Fazolla
Direção de Arte: Cláudia Luzia Ferreira, Débora Faria, Dani de Freitas, Gizele Alves, Higor Nery, Larissa Ferreira, Leandro Fazolla, Marcelo Sina, Nilton Santos, Pollyanna Santos, Ryan Rigueira, Rohan Baruck, Tâmisa Pereira, Thiago Serrano e Wagner Lin.
Cenotécnicos: Rafa Domi, Ricardo Melchiades, Rohan Baruck e Karla Muniz Ribeiro
Produção Musical: Camilla Monteiro, Leo Coutinho, Rayane Zaguini, Rafa Domi e Rohan Baruck
Iluminação: Rafa Domi
Pré-produção: Amanda Tavares e Luã Rodrigues
Produção Executiva: Gabriela Estolano, Leandro Fazolla e Stephany Lopez
Assistente de Produção: Bruno Reis
Direção de Produção: Instituto Cultural Cerne e Rohan Baruck | RBaruck
Coordenação Geral: Vinicius Baião e Leandro Fazolla
FOTOS/CRÉDITO: STEPHANY LOPEZ