Com curadoria de Raimundo Rodriguez e Marcelo Valle, o Centro Cultural Correios, no corredor cultural do Rio de Janeiro, inaugura hoje a exposição “A Realidade é Quase Abstração: Viagem Pitoresca à Periferia”.
A mostra, com a participação de mais de cinquenta artistas, explora a potência criativa da periferia, trazendo obras que imaginam o cotidiano e rompem com definições tradicionais através da linguagem abstrata.
A exposição coloca em evidência elementos do cotidiano que, muitas vezes, são desgastados, descartados ou ignorados, atribuindo-lhes novos significados e narrativas.
“A mostra apresenta artistas que pegam emprestado as ferrugens dos portões, a poeira das ruas, o óleo derramado, o carcomido das paredes, os tijolos à mostra, o desequilíbrio equilibrado dos caixotes empilhados, o cheiro do cobre, os ladrilhos quebrados, o brilho fosco dos trilhos, ranhuras, faixas, fachadas, fios e faróis. Tudo renasce ABStratO”, comenta o curador Marcelo Valle.
IMAGINÁRIO PERIFÉRICO
Com a participação de mais de cinquenta artistas contemporâneos, a exposição explora diferentes linguagens artísticas, incluindo pintura, escultura, grafite, gravura, cenografia e fotografia.
Entre os destaques estão integrantes do coletivo “Imaginário Periférico”, como os artistas Deneir, Jorge Duarte, Julio Ferreira Sekiguchi, Raimundo Rodriguez, Roberto Tavares, Ronald Duarte e Mirela Luz.
POÉTICA VISUAL
“A proposta da mostra é apresentar artistas contemporâneos, de diferentes gerações, que têm em comum um olhar sobre as miudezas e grandezas das coisas do cotidiano, experimentam transformar a matéria bruta, largada e desdenhada em poética visual” complementa Marcelo Valle.
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“A Realidade é Quase Abstração: Viagem Pitoresca à Periferia” vai até o dia 11 de Janeiro 2025, com entrada franca e classificação livre, conta com o apoio do Centro Cultural Correios, Caza Arte Contemporânea, Canteiro de Alfaces Arte e Cultura e Cardamomo Saúde.
SERVIÇO:
“A realidade é quase abstração: viagem pitoresca à periferia”
Abertura: 27 de novembro de 2024, às 15h
Local: Centro Cultural Correios
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, Rio de Janeiro
Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada: Franca
Classificação: Livre
Período: De 27 de novembro de 2024 a 11 de janeiro de 2025