Search
Close this search box.

Escola de Gente distribui livros sobre inclusão para rede pública de ensino no Dia Municipal da Leitura Acessível

O Rio de Janeiro é a primeira cidade do Brasil a instituir oficialmente o Dia da Leitura Acessível, celebrado hoje, pela primeira vez

A data comemorativa, fruto do Projeto de Lei nº 72/2025 de autoria da vereadora Luciana Novaes, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes no último dia 10, foi proposta pela Ong Escola de Gente – Comunicação em Inclusão e pela WVA Editora. 

“Essa data é fundamental para fortalecer todas as iniciativas que promovem o direito universal à leitura”, comemora Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente.

Claudia Werneck no Dia Municipal da Leitura Acessível, com uma edição do livro “Tia Zilda – Histórias de Inclusão”.

TIA ZILDA

Referência nacional e internacional em comunicação acessível e inclusiva, Claudia Werneck acaba de lançar o livro “Tia Zilda – Histórias de Inclusão”, pela WVA Editora e Escola de Gente, por meio da Lei Rouanet. Este é o seu 15º livro sobre inclusão e diversidade e o primeiro do Brasil lançado em nove formatos acessíveis. 

Para marcar a ocasião, a ONG vai distribuir o livro gratuitamente para turmas do Ensino Médio da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de um kit com outras publicações acessíveis da Escola de Gente, todas voltadas para a promoção da inclusão.

As escolas interessadas devem enviar e-mail para escoladegente@escoladegente.org.br até o dia 30 de abril.

Claudia Werneck (Foto/Crédito: Felipe O’Neill).

ESCOLA DE GENTE

A ONG Escola de Gente foi criada para formar uma nova geração de adolescentes e jovens mais apta a contribuir para a criação de uma sociedade inclusiva.

De 2002 a 2020, a Escola de Gente mobilizou, presencialmente e virtualmente, para a prática da inclusão, cerca de 1 milhão de pessoas em 19 países.

A instituição tem mais de 80 premiações nacionais e internacionais, e foi cinco vezes reconhecida na ONU pela inovação de seus projetos de inclusão e acessibilidade.

A ONG recebeu duas das mais importantes condecorações da presidência da República: “Prêmio Direitos Humanos” e “Ordem do Mérito Cultural”.

Idealizada pela jornalista e escritora Claudia Werneck, a Escola de Gente tem como missão transformar políticas públicas em políticas públicas inclusivas, para que pessoas com e sem deficiência exerçam seus direitos humanos desde a infância.

CLAUDIA WERNECK

Jornalista, ativista e empreendedora social, Claudia Werneck é referência internacional em comunicação acessível.

Fundadora da Escola de Gente, ela é a única escritora brasileira recomendada por UNESCO e UNICEF.

Com mais de 100 premiações recebidas em diversos países, Claudia Werneck é autora de 15 livros publicados pela WVA Editora, em português, inglês e espanhol, que somam mais de 500 mil exemplares vendidos.

Foto/Crédito:  Felipe O’Neill