Search
Close this search box.

O Corpo Negro-Indígena, um país que conta através da arte e da dança a sua própria história

Com uma programação que ultrapassa 200 atividades em 13 unidades do Sesc RJ, o projeto O Corpo Negro-Indígena chega à sua quinta edição. 

Pela primeira vez, o festival integra com centralidade a produção artística indígena contemporânea na linguagem da dança, ampliando o seu escopo original — antes focado exclusivamente no protagonismo negro — e afirmando-se como uma iniciativa única nas artes da cena no país.

A edição de 2025 acontece de hoje a 15 de junho, em 11 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Com a curadoria de Ágatha Oliveira, Barbara Matias Kariri, Betânia Avelar, Jandé Potyguara e Tieta Macau, a programação apresenta obras que vão da dança à performance, passando por audiovisual, música e debates.

Uma Dança Para Nossas Histórias.

MEMÓRIAS E DESEJOS

O Corpo Negro-Indígena afirma as múltiplas existências e resistências de artistas que forjam um Brasil que dança para contar a própria história, inclusive aquela que foi silenciada, colocando em cena corpos negros e indígenas que criam a partir de seus territórios, memórias e desejos.

Territórios representados neste ano com grande abrangência. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo formam um mosaico diversificado e plural de gêneros, temas, estéticas e modos de criar.

UMA PROGRAMAÇÃO VARIADA

A programação apresenta 25 trabalhos de dança, sendo 11 estreias nacionais nos palcos do Sesc RJ, possibilitando um importante fomento para os criadores da dança e oferecendo obras inéditas para os moradores do estado.

Entre os destaques da programação está o espetáculo Andará das Encantarias, de Karu Kariri, artista indígena criada na periferia da zona sul de São Paulo.

UM RITUAL CONTEMPORÂNEO

Karu Kariri funde a cultura ballroom à ancestralidade de seu povo, criando uma obra que transborda encantaria, identidade e luta.

Em cena, a celebração dos corpos LGBTQIAPN+ negros e indígenas reverbera como um ritual contemporâneo de resiliência. Como ela mesma define: “Pode-se até aterrar um rio tentando apagar a história que vive lá, porém debaixo da terra a água continuará a circular, até o dia em que, à superfície, ela retornará.”

Orutuna – Música Indígena Contemporânea.

A ESCUTA DA TERRA

A curadoria do projeto é atravessada por essa escuta da terra e do corpo como territórios de saber. 

Bárbara Matias Kariri, uma das curadoras, resume: “Corpos que dançam interligados com a terra. Fazer curadoria como quem olha para o chão onde pisa, como quem exercita a escuta para saber quais sementes plantar. Dançar Pindorama para dizer da resistência e fé presentes nesses corpos antigos e futuros.”

Essa perspectiva ecoa em toda a programação.

Na performance Espiral da Morte, a artista Uýra Sodoma expõe a diáspora indígena como ferida aberta e campo de reinvenção.

OS ARTISTAS UNIVERSAIS

Vencedora do prêmio PIPA em 2022, Uýra é uma das jovens artistas indígenas e expoente da cena das artes na atualidade, e tem ocupado importantes espaços culturais no Brasil e em diversos países do mundo, em eventos de grande relevância.

Uýra une-se a Lian Gaia e Rosângela Collares em um ciclo de performances e debates mediados por Samara Potyguara e Jorge Vasconcellos, que ocorre entre os dias 29, 30 e 31 de maio, no Sesc Copacabana.

Espetáculo Baculejo
Foto: Tiago Matine

A ESCUTA ANCESTRAL

Já em Ané das Pedras, Bárbara Kariri promove um ritual performático que convoca a escuta ancestral das pedras Kariri e a relação com o sonho.

Obras como essas expandem o conceito de dança, ao reinscrevê-lo em práticas de cura, memória e território.

A abertura oficial acontece no dia 20 de maio, no Sesc Tijuca, em uma noite especial para convidados.

A programação inclui apresentações de trechos das obras de João Petronílio e do grupo Artefatos Sagrados — marcando simbolicamente o início desta nova fase do projeto.

IDENTIDADE E RESILIÊNCIA

Mulheres negras têm destaque em três criações originais. Inaê Moreira apresenta Ecos da Separação, que propõe uma imersão sensorial com sonoridades e gestos ancestrais ao lado da DJ Marta Supernova, compartilhando seus diálogos artísticos com o seu trânsito e formação em África. 

Herdei meu corpo, de Valéria Monã, atravessa teatro e dança em uma potente reflexão sobre identidade e resistência. Por fim, as três marias, da Cia Líquida, presta tributo a sambistas negras idosas com força e brilho, buscando afirmar as contribuições das baianas das escolas de samba e seus saberes.

A INFÂNCIA NEGRA E OS ANTOS TRADICIONAIS

O projeto também oferece uma programação para o público infantil e famílias, com Xirê de Erê: Crianças Flutuantes, da Ouvindo Passos Cia de Dança, celebra a infância negra com dança e ludicidade.

O espetáculo Traços, do Coletivo Riddims, constrói um jogo de cena baseado nas brincadeiras infantis indígenas, pouco conhecidas das populações do Rio de Janeiro.

Complementando as atividades ligadas ao corpo, a programação musical promove show como Derê – Concerto Solo sobre o Pagode, de Muato, e Orutuna, da cantora indígena Eloá Puri, que funde cantos tradicionais e sonoridades contemporâneas em um show imersivo.

O Corpo Negro
Foto:  Helio Melo

A DANÇA NEGRA DO PAÍS

A linguagem audiovisual também apresenta trabalhos de realizadores relevantes como Alberto Alvares, com exibições como o documentário Guardiões da Memória, filmado em aldeias Guarani no RJ, Clementino Jr, com Trem do Soul, ambos contando histórias do estado do Rio de Janeiro em seus aspectos culturais.

Parte da historiografia pouco conhecida da dança brasileira também pode ser conhecida com Ijó Dudu – Memórias da Dança Negra na Bahia, de Zebrinha, que apresenta uma linha do tempo viva da dança negra no país.

ESPAÇOS DE DESCOBERTA

Ao reunir expressões artísticas de pessoas negras e indígenas, o Sesc RJ acompanha e fortalece o movimento cultural que transforma o terreno da possibilidade em terreiro de criações, abrindo caminhos estético-políticos na cena brasileira.

Como destaca a curadora Ágatha Oliveira, trata-se de garantir “a oportunidade, a possibilidade, a realização, o fazer a dança que se deseja — e como se deseja”.

A cada edição, consolida-se um espaço de investigação, descobertas e permanência para corpos que insistem, criam e movem as estruturas.

Hoje tem Jazz da Baixada no Centro Cultural Banco do Brasil

O Rio de Janeiro é um caldeirão de sons, estéticas e narrativas que muitas vezes fervem à margem do mainstream. Para lançar luz sobre essas expressões e criar pontes entre artistas e novos públicos, o projeto “Queremos! no CCBB” estreou com ciclos de conversas e pocket shows, por cinco quintas-feiras, no Espaço Conceito Banco Brasil na sede carioca do CCBB. A série, promovida pelo Queremos!, é dedicada a mapear e apresentar cenas artísticas e inovadoras da cidade que, apesar de efervescentes e relevantes, permanecem restritas

Leia mais

FLIS promove encontro literário e cultural no Teatro Firjan SESI Caxias

Sob o tema “Sente o Clima! – Mudanças socioambientais nas artes e vivências da Baixada e do Brasil”, a segunda edição da Feira Literária dos Subúrbios (FLIS), considerado um dos principais encontros literários e culturais da Baixada Fluminense, acontece hoje e amanhã, no Teatro Firjan SESI Caxias. Além de palestras, a FLIS contará com oficinas de dança e grafite, apresentações musicais, sarau e contação de histórias. A feira é produzida pela pedagoga Débora Amorim, com a curadoria do escritor Pedro Machado. PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Leia mais

Magé recebe o 1º Festival Underground Literário dedicado à valorização da arte independente da Baixada Fluminense

Magé, na Baixada Fluminense, será palco neste final de semana (amanhã e domingo) do 1º Festival Underground Literário, um evento gratuito e multicultural dedicado à valorização da arte independente, da cultura urbana e da literatura produzida na Baixada Fluminense. A programação acontece no El Loco Eventos, no centro, reunindo atividades simultâneas em quatro espaços principais: Palco Underground, Palco Street, a Feira Literária e a Garagem Geek, área totalmente voltada ao universo pop e nerd. PRODUÇÃO INDEPENDENTE Idealizado pela Sound Wave

Leia mais

Para rir e se emocionar União Instável entra em cartaz no Teatro Del’Art, na Barra da Tijuca

Os atores Felipe Reis e Rose Moraes convidam para a estreia do espetáculo “União Instável”, que entra em cartaz na sexta feira, 03/10, no Teatro Del’Art, no Shopping Barra Point, na Barra da Tijuca. “União Instável é uma comédia romântica contemporânea que traduz, no palco, o que todos vivem fora dele: a busca por equilíbrio entre o coração, a convivência e os recomeços que sempre nos surpreendem”, comenta Felipe Reis, que além de ator, é um dos produtores do espetáculo.

Leia mais

Hoje tem Jazz da Baixada no Centro Cultural Banco do Brasil

O Rio de Janeiro é um caldeirão de sons, estéticas e narrativas que muitas vezes fervem à margem do mainstream. Para lançar luz sobre essas expressões e criar pontes entre artistas e novos públicos, o projeto “Queremos! no CCBB” estreou com ciclos de conversas e pocket shows, por cinco quintas-feiras, no Espaço Conceito Banco Brasil na sede carioca do CCBB. A série, promovida pelo Queremos!, é dedicada a mapear e apresentar cenas artísticas e inovadoras da cidade que, apesar de efervescentes e relevantes, permanecem restritas

Leia mais

FLIS promove encontro literário e cultural no Teatro Firjan SESI Caxias

Sob o tema “Sente o Clima! – Mudanças socioambientais nas artes e vivências da Baixada e do Brasil”, a segunda edição da Feira Literária dos Subúrbios (FLIS), considerado um dos principais encontros literários e culturais da Baixada Fluminense, acontece hoje e amanhã, no Teatro Firjan SESI Caxias. Além de palestras, a FLIS contará com oficinas de dança e grafite, apresentações musicais, sarau e contação de histórias. A feira é produzida pela pedagoga Débora Amorim, com a curadoria do escritor Pedro Machado. PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Leia mais

Magé recebe o 1º Festival Underground Literário dedicado à valorização da arte independente da Baixada Fluminense

Magé, na Baixada Fluminense, será palco neste final de semana (amanhã e domingo) do 1º Festival Underground Literário, um evento gratuito e multicultural dedicado à valorização da arte independente, da cultura urbana e da literatura produzida na Baixada Fluminense. A programação acontece no El Loco Eventos, no centro, reunindo atividades simultâneas em quatro espaços principais: Palco Underground, Palco Street, a Feira Literária e a Garagem Geek, área totalmente voltada ao universo pop e nerd. PRODUÇÃO INDEPENDENTE Idealizado pela Sound Wave

Leia mais

Para rir e se emocionar União Instável entra em cartaz no Teatro Del’Art, na Barra da Tijuca

Os atores Felipe Reis e Rose Moraes convidam para a estreia do espetáculo “União Instável”, que entra em cartaz na sexta feira, 03/10, no Teatro Del’Art, no Shopping Barra Point, na Barra da Tijuca. “União Instável é uma comédia romântica contemporânea que traduz, no palco, o que todos vivem fora dele: a busca por equilíbrio entre o coração, a convivência e os recomeços que sempre nos surpreendem”, comenta Felipe Reis, que além de ator, é um dos produtores do espetáculo.

Leia mais

Ator Fábio Mateus recebe homenagem e vira nome de Instituto em Nova Iguaçu

Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte. Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu

Leia mais

Projeto social “As 15 Primaveras” promete emocionar 15 meninas de comunidades do Rio de Janeiro

O projeto social “As 15 Primaveras”, idealizado pelo promoter e empresário David Santiago, promove mais uma edição da celebração que realiza o sonho de meninas das comunidades do Rio de Janeiro. UMA NOITE DE SONHOS A festa, que vai acontecer na segunda feira (15/12) na Casa de Festas Além dos Sonhos, na Ilha de Guaratiba, reunirá 15 debutantes sob o comando da cerimonialista Rosi Medeiros. As meninas são selecionadas obedecendo alguns critérios, como mérito escolar, disciplina e comportamento. Todas indicadas

Leia mais

Feira Olhar Nordestino comemora o reconhecimento como Ponto de Cultura em sua 5ª edição

No dia 17 de dezembro o Patronato de Nova Iguaçu convida as famílias para a edição anual da Feira Olhar Nordestino como parte das festividades tradicionais de encerramento das oficinas nordestinas realizadas durante o ano. O evento, com grande produção, busca celebrar a cultura nordestina com muita música, gastronomia, apresentações artísticas e oficinas de artesanato, dança e maracatu. A edição de 2025 comemora também a nomeação a Ong Nacional de Tradições Nordestinas e Populares como Ponto de Cultura. PONTO DE CULTURA Ponto de Cultura é

Leia mais

Depois de cinco anos ausente do Natal, Árvore do Rio é o espetáculo mais esperado no final de semana do Rio de Janeiro

A Árvore do Rio segue iluminando a Lagoa Rodrigo de Freitas com uma agenda especial no fim de semana, reunindo música, dança, feira de Natal e o tradicional acendimento, que é um espetáculo aguardado todos os dias. BRASILIDADE E RITMOS DANÇANTES No sábado (13/12), as atividades começam às 17h com a DJ Thaís Rodrigues com um set repleto de brasilidade e ritmos dançantes. Logo após, às 19h, acontece o momento mais aguardado: o acendimento da Árvore do Rio. As luzes de Natal tomam conta da Lagoa Rodrigo de Freitas

Leia mais

Parada LGBTI+ de Madureira reforça a luta contra o feminicídio e a LGBTfobia

Mais do que uma celebração, a Parada LGBTI+ de Madureira é um movimento de conscientização e luta pelos direitos da comunidade que hoje tem cerca de 20 milhões de pessoas e representa 12% da população adulta brasileira, segundo dados do Datafolha. O evento, que acontecerá no Parque Madureira no domingo (14/12), há 22 anos reúne celebridades, formadores de opinião, militantes e, sobretudo, pessoas que entendem a importância de se trazer temas relevantes para o cenário LGBTI+. MILTON CUNHA, PAPEL SOCIAL Idealizada por Loren do Buá

Leia mais

Projeto social “As 15 Primaveras” promete emocionar 15 meninas de comunidades do Rio de Janeiro

O projeto social “As 15 Primaveras”, idealizado pelo promoter e empresário David Santiago, promove mais uma edição da celebração que realiza o sonho de meninas das comunidades do Rio de Janeiro. UMA NOITE DE SONHOS A festa, que vai acontecer na segunda feira (15/12) na Casa de Festas Além dos Sonhos, na Ilha de Guaratiba, reunirá 15 debutantes sob o comando da cerimonialista Rosi Medeiros. As meninas são selecionadas obedecendo alguns critérios, como mérito escolar, disciplina e comportamento. Todas indicadas por associações de moradores e

Leia mais

TopShopping Nova Iguaçu inova com a primeira árvore de Natal giratória do Rio 

No tema Natal Encantado, a decoração natalina do TopShopping Nova Iguaçu une a intensidade marcante do rubi ao brilho do dourado, colorindo com a tradicional cor do Natal a principal Praça de Eventos do shopping. ÁRVORE GIRATÓRIA De muito bom gosto, o destaque esse ano vai para a árvore giratória com 8 metros de altura sobre uma base de 2 metros revestida de espelhos, proporcionando um efeito visual especial.  Fazendo jus à tradição natalina, o cenário conta com um presépio e também trono Pet, uma

Leia mais

Jehane Saade, Autêntica e Intimista

Autêntica é o novo pocket show de Jehane Saade, artista multifacetada que une voz doce, timbre inconfundível, forte presença cênica e uma habilidade rara de conduzir histórias. No palco, Saade costura poesia, música e performance em uma narrativa viva que atravessa memórias, afetos e diferentes fases de sua trajetória artística. A apresentação única acontece hoje no Little Club, no icônico Beco das Garrafas, berço da bossa nova nos anos 50. A noite se inicia com o show de Wilson Meirelles, em homenagem a Jorge Ben

Leia mais

Império de Nova Iguaçu promove oficina gratuita de percussão e ensaio da Cadência do Tigre

A Escola de Samba Império de Nova Iguaçu realiza amanhã, 22/11, em sua quadra, na Rua Júlio Louzada, 85 – bairro Nova América, em Nova Iguaçu, mais uma edição do seu workshop gratuito de Percussão, seguido do tradicional ensaio da Cadência do Tigre. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação de novos ritmistas, valorizar talentos da Baixada Fluminense e aproximar ainda mais a comunidade da escola. CONDUZIDA PELA PAIXÃO O workshop será conduzido pelo Mestre Marven: “Nossa bateria é construída pelo povo, pela paixão

Leia mais

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Rio de Janeiro recebe temporada inédita do Festival Palco Brasil, com Larissa Luz, Sandra Sá, Joyce Alane

Após circular pelas capitais de São Paulo, Pernambuco e Bahia, as vozes consagradas da MPB e do soul music chegam à CAIXA Cultural Rio de Janeiro para a temporada inédita do Festival Palco Brasil, em homenagem ao Mês da Consciência Negra. A edição carioca traz uma seleção especial de artistas consagrados e emergentes, destacando diferentes gerações e ritmos afro-brasileiros. Os shows intimistas serão realizado de hoje ao dia 30 de novembro no Teatro Nelson Rodrigues, com um potente line-up nas vozes de Larissa Luz, Sandra Sá, Joyce Alane, Chico César e Teresa Cristina. LARISSA  LUZ A

Leia mais

Orquestra Portátil celebra 20 anos com concerto gratuito no Teatro Firjan SESI Caxias

A premiada Orquestra Portátil, projeto músico-pedagógico da Casa do Choro, celebra seus 20 anos de trajetória com  concerto didático e gratuito em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A apresentação, que reúne 19 músicos no palco, será hoje no Teatro Firjan SESI Caxias comemorando também os 25 anos da Escola Portátil de Música (EPM) e os 10 anos da Casa do Choro, três marcos que transformaram a formação e difusão do choro no país. ORQUESTRA E CHORO Formada em 2005, a Orquestra Portátil nasceu como uma prática coletiva

Leia mais

São Gonçalo Fest agita a região com grandes shows

O “São Gonçalo Fest” está de volta para celebrar o aniversário de 135 anos de São Gonçalo, município prospero da região metropolitana do Rio de Janeiro, e terra de gente famosa como Vini Junior, Juliana Paes e Claudia Leite.  O evento vai de hoje a segunda feira, na Arena São Gonçalo, reunindo grandes nomes do cenário musical e artistas locais. A PROGRAMAÇÃO DA FESTA O evento começa hoje com uma santa missa, celebrada por Dom José, com participação da Comunidade Divina Luz e  louvor com a banda Adora Samba. Em seguida é a vez do

Leia mais

Municípios do Estado do Rio são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal

A nova edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) aponta que as cidades do estado do Rio de Janeiro destinam, em média, somente 4,6% da receita para investimentos, ou seja, menos da metade da média nacional, de 10,2%. Com isso, os municípios do Rio registram 0,3715 ponto no indicador de Investimentos do estudo, que varia de zero a um ponto, e são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil. NA BAIXADA Na Baixada Fluminense, esse indicador foi de 0,4923, representando baixo nível de investimentos

Leia mais

Uma viagem a Puerto Varas, no Chile, uma das mais belas cidades do mundo

O badalado fotógrafo network Fred Pontes desembarcou esta semana em Puerto Varas, uma bela cidade na região de Los Lagos, no sul do Chile, para participar de uma famtrip ao lado de renomadas agências de viagem – entre elas Fly Tour, 2TF, Diversa e AD Turismo – com o objetivo de conhecer a cidade e seus principais atrativos turísticos. Logo no primeiro dia da viagem, Fred Pontes com um grupo de jornalistas convidados, visitou as dependências do Hotel Radisson, a convite da diretora executiva Geraldine

Leia mais