Search
Close this search box.

Documentário “AugA – A Origem”, de Antônio Filipak, é um grito de alerta sobre a degradação do meio ambiente

Filme “AugA – A Origem” de Antônio Filipak, é um grito de alerta sobre a degradação do meio ambiente, a destruição das florestas, a poluição dos mares e a exploração descontrolada dos recursos naturais. É um documentário que mergulha na trajetória do artista plástico e visual Antônio Filipak que, desde os anos 70, tem a arte como trincheira e resistência.

Filipak grava em seu atelier, em Nova Iguaçu.

CULTURA ANCESTRAL

O filme revela um artista ativista das causas ambientais, com experiência nos movimentos sociais e culturais. Em seu ateliê, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o artista dialoga com a cultura ancestral e a natureza, abordando desafios ambientais.

Com sua visão crítica, Filipak faz em sua obra, uma imersão no processo criativo, inspira reflexão sobre a arte e sobre um futuro mais consciente.

Filipak protagonista na Mata Atlântica.

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

Filho da Terra, e de pais que enxergaram na cidade de Nova Iguaçu a oportunidade para atuar em suas atividades sociais e profissionais, a trajetória pessoal do artista espelhou o que a região oferecia. Nascia há 40 anos a preocupação com a preservação da Natureza, princípios que norteiam sua criação artística até os dias de hoje.

‘As Ninfas’, do escultor francês Belluza, no Rio Douro, na Reserva do Tinguá, em Nova Iguaçu
Uma das belezas naturais do Parque Natural de Nova Iguaçu.

 UM OÁSIS NA BAIXADA

É importante ressaltar que fica em Nova Iguaçu a Reserva Biológica de Tinguá, que se estende por uma área de 26 mil hectares e abrange seis cidades, tendo a sua maior parte dentro do município. Desde 1992 a Reserva do Tinguá faz parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica.

Por conta disso e do Parque Natural da Cidade, composto por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica, a cidade tem quase 70% de seu território coberto de mata nativa ainda preservada.

AugA – a Origem.

AugA – A ORIGEM

O filme apresenta o pensamento do artista sobre a crise com a degradação do meio ambiente, destacando a destruição das florestas, a poluição dos mares e a exploração descontrolada dos recursos naturais.

O documentário, ancorado no livro “Folheando”, de sua autoria, lançado em 2024, é uma coprodução da ArteOriginada e da 4Ufilms e apresenta em seu primeiro episódio o que viria a ser roteiro do filme AugA – A Origem, propondo ser o porta voz, com originalidade e fidelidade, ao pensamento do artista e da sua apreensão com o destino do planeta. 

AugA – a Origem  Menção Honrosa no Festival de Cinema de Troncoso, na Bahia.

UM FILME PREMIADO

Desde que foi lançado, o documentário já foi selecionado para vários festivais de cinema e recebeu prêmios, entre eles:

Menção Honrosa Especial do Juri no “VIII Festival da Mostra Competitiva Nacional de Cinema de Trancoso (BA)”, 2025.

Seleção para II Fórum Audiovisual de Natureza em Florianópolis (SC), 2025.

Seleção para o 1° Conferência de Tecnologias Sociais da Memória e 12ª Conferência Internacional de Storytelling Digital realizada no SESC CPF/SP.

Seleção para o evento “Adiar O Fim do Mundo”, curadoria Paulo Herkenhoff e Ailton Krenak na FGV-Arte, Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, 2025.

Seleção para o Revela Festival de Cinema e Música Brasileira, que começou ontem no Cine-Theatro Central, na cidade de Juiz de Fora, na bela Minas Gerais.

Filipak em seu atelier na Baixada Fluminense.

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de

Leia mais

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de

Leia mais

Jorge Gama lança o livro “A Política em Estado de Alerta”, hoje, na câmara de vereadores de Nova Iguaçu

Ex-vereador de Nova Iguaçu, ex-deputado federal e um dos coordenadores da Campanha pelas Diretas Já, o advogado Jorge Gama lança hoje, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, o livro “A Política em Estado de Alerta – Quando nem os fatos convencem”, uma reflexão sobre os desafios da política atual. – O livro surgiu do interesse em reunir opiniões isoladas sobre diversos temas institucionais, tais como fragmentação partidária, judicialização da política, politização das decisões judiciais, sequestro do orçamento pelo Congresso, demarcação de terras indígenas e

Leia mais

Jogando energias positivas para o universo, o ator e dramaturgo Cesário Candhí se desdobra em três espetáculos simultâneos

Imagem do trabalhador da cultura que não pára, o ano tem sido de ritmo intenso para o ator e dramaturgo Cesário Candhí: ele está em cartaz com três espetáculos que circulam pelas arenas e palcos do Sesc no Rio de Janeiro. Como se o desafio de dar vida a múltiplos personagens em um mesmo fim de semana não bastasse, o artista também assina como dramaturgo em duas dessas produções. O PATINHO FEIO A maratona teatral do ator impressiona pela pluralidade de gêneros. No espetáculo infantil “O Patinho

Leia mais

Baixada Fluminense ganha nova estação de tratamento de esgoto que vai beneficiar 270 mil pessoas

A Baixada Fluminense deu um passo histórico no saneamento básico com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados. Construída pela Águas do Rio, concessionária do grupo Aegea, com financiamento do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades, e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a unidade tem capacidade para tratar até 51 milhões de litros de esgoto por dia das cidades de Queimados, Japeri e partes de Nova Iguaçu. A nova estrutura representa um marco para essas cidades, que, até então,

Leia mais

Indicada aos principais prêmios a comédia “Maldita” retorna aos palcos cariocas em curta temporada em Ipanema

Investindo num humor que há muito tempo não se via nos palcos cariocas, o espetáculo “Maldita” conquistou a cena teatral do Rio de Janeiro e coleciona indicações ao 20º Prêmio APTR, e ao Prêmio do Humor, de Fábio Porchat. Após temporada de sucesso na Tijuca, a montagem retorna aos palcos cariocas em curta temporada, de 18 a 28 de Junho, no Teatro Ipanema Rubens Correa. ARTISTAS DA PERIFERIA Oriundos da Escola Popular de Teatro da Baixada, do Instituto Cultural Cerne – indicado ao Prêmio Shell

Leia mais

Guapimirim se transforma em palco durante cinco dias de literatura e arte na FLIG 2026

Guapimirim, cidade da Baixada Fluminense que faz parte da região turística da Serra Verde Imperial, será envolvida pela magia das palavras, da música e da cultura durante a realização da 4ª edição da FLIG – Feira Literária de Guapimirim. Com programação gratuita e voltada para todas as idades, o evento, que começa hoje e vai até sábado (13/06), promete transformar a região num grande encontro de experiências culturais, reunindo literatura, teatro, dança, humor, música, gastronomia e atrações infantis. JACKSON ANTUNES O PATRONO DA FLIG 2026

Leia mais

Em “Psicóloga Segundo Meu Psiquiatra” o ator Humberto Martins retorna aos palcos após 15 anos no Teatro Imperial, em Petrópolis e no TNI, em Nova Iguaçu

Em um consultório nada convencional, um psiquiatra em crise inicia terapia e encontra uma psicóloga e terapeuta sexual tão desajustada quanto ele. Esse é o ponto de partida de “Psicóloga Segundo Meu Psiquiatra”, comédia que estreia hoje no Teatro Imperial, em Petrópolis e que vai estar amanhã (07/06), no Teatro Nova Iguaçu Petrobras – TNI. No palco, Humberto Martins e Aline Müller transportam a plateia para sessões que mais parecem duelos verbais, com situações absurdas que revelam verdades desconfortáveis com muito humor. Enquanto tentam manter

Leia mais

Uma tarde com os clássicos do cinema no Joia

Confesso, assim como o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que promove sessões para os amigos na sala de cinema do prédio em que mora, eu também me considero um cinéfilo. Gosto imensamente da sétima arte, e, se pudesse, assistiria a filmes todos os dias. E é exatamente nesta condição que me surpreendi quando me deparei com um convite para três dias de sessões de clássicos do Cine Café Jóia, em Copacabana. Eu, particularmente, frequentei a charmosa sala de cinema, numa galeria de Copacabana. Neste período

Leia mais

Curso gratuito de cinema Projeto “Nossa História Vai Virar Cinema” fará gravação de curta metragem em Nova Iguaçu

“Nossa história vai virar cinema e a gente vai passar em Hollywood”. Os versos dos músicos Claudinho & Buchecha dão o tom para uma nova cena cultural na Baixada Fluminense. Até domingo (12) estão abertas as inscrições para o projeto “Nossa História Vai Virar Cinema” , um curso de roteiro e produção audiovisual que ocupará o Patronato, em Nova Iguaçu, com a missão de formar 25 novos talentos periféricos.  AJUDA DE CUSTO Direcionado a moradores da Baixada e redondezas, a partir de 15 anos, o

Leia mais

Mostra individual que une pintura, moda e intelectualidade negra estreia no Espaço Portão Vermelho no Rio de Janeiro

A artista visual e produtora cultural  Dawinny Ortiz Ribeiro estreia no sábado (06/06), no Espaço Portão Vermelho, na histórica Fábrica Bhering, no bairro Santo Cristo, no Rio de Janeiro, a mostra “Quadro Negro: Moda e Identidade”, exposição que une moda e arte negra. PARA CELEBRAR MULHERES NEGRAS Moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, neta de costureira e com formação pelo IFRJ  – Produção Cultural, em Nilópolis e Moda, em Belford Roxo – Dawinny utiliza suas telas para celebrar a potência estética e a produção

Leia mais

Shopping Grande Rio recebe o maior circo temático da América Latina

O público da Baixada Fluminense se prepara para viver uma experiência inédita: O ‘Circo dos Dinossauros’, reconhecido como o maior circo temático da América Latina, chega hoje ao Shopping Grande Rio, o mais charmoso shopping da região, trazendo uma superprodução que promete ser a maior experiência jurássica de todos os tempos. DINOSSAUROS GIGANTES A estrutura do espetáculo foi desenvolvida para transportar o público para um universo pré-histórico imersivo. Entre os grandes destaques estão os dinossauros mecatrônicos gigantes, que se movimentam com alto nível de realismo,

Leia mais

Teatro Nova Iguaçu Petrobras celebra quatro anos com show de Neguinho da Beija-Flor

O Teatro Nova Iguaçu Petrobras, referência em cultura na Baixada Fluminense, comemora quatro anos com uma noite especial para revisitar sua trajetória de grandes sucessos. A festa acontece amanhã, 16/04, com show do ícone da Baixada Fluminense e do carnaval carioca, o cantor Neguinho da Beija-Flor. EXPOSIÇÃO O evento promete uma grande celebração reunindo momentos marcantes do teatro, que se consolidou como um palco de grandes espetáculos, encontros, projetos e experiências inesquecíveis. Além do show, o público poderá conferir uma exposição com fotos e vídeos que resgatam apresentações,

Leia mais

O mito de Sísifo

A Galeria de Artes do Sesc Nova Iguaçu convida para a vernissage da videoinstalação SÍSIFO, obra inédita do artista multimídia e cineasta Fabiano Mixo. Reconhecido em circuitos como o Tribeca Festival e o Lumen Prize, Fabiano Mixo apresenta uma imersão que subverte o mito grego, fundindo o rigor técnico de sua trajetória em Berlim à paisagem de Três Corações, em Nova Iguaçu. O MAIS INTELIGENTE DOS MORTAIS O mito de Sísifo é uma história da mitologia grega que narra a vida de Sísifo, considerado o

Leia mais