Obra realizada a partir de uma pesquisa de mestrado defendida na UFRRJ, campus Nova Iguaçu, sobre o tema, o filme “Chega Mais família! Memórias de uma festa que ainda não acabou” resgata a memória da festa ‘Chega Mais’ e reflete sobre sua importância cultural para quem dançou, para os moradores de Cabuçu, em Nova Iguaçu, e para todo o universo caipira do Rio de Janeiro.

Crédito: Acervo Chega Mais.
MOVIMENTO CULTURAL
Mais do que uma festa, o ‘Chega Mais’ foi um movimento cultural que marcou uma geração em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Realizado entre 1981 e 1996, no bairro de Cabuçu, o evento reunia centenas de pessoas em torno da música, da dança, do teatro popular e, sobretudo, da coletividade.

Crédito: Acervo Cultura Junina RJ.
CHEGA MAIS FAMÍLIA
O documentário “Chega Mais família! Memórias de uma festa que ainda não acabou”, tem direção de Milton Luiz, e uma hora e vinte e cinco minutos de duração, parte da pesquisa de mestrado do próprio diretor para revisitar essa história que continua viva nas lembranças de quem a construiu.

Crédito: Acervo Chega Mais.
IDENTIDADES
Entre depoimentos, imagens de arquivo e cenas atuais, o filme nos convida a entrar no universo das festas juninas de Nova Iguaçu, um patrimônio cultural que atravessa gerações e reafirma identidades.

Crédito: Acervo Chega Mais.
MEMÓRIA COLETIVA
Mais do que registrar memórias, o documentário acende a fogueira da saudade e do pertencimento.
Ele mostra como o ‘Chega Mais’ se tornou um lugar de memória coletiva e um símbolo da potência cultural da Baixada Fluminense.
Um espaço onde tradição, comunidade e resistência se encontraram.

Crédito: Acervo Chega Mais.
EXIBIÇÃO
Para reacender a memória de quem viveu esta época e apresentar a festa para a nova geração, os produtores do documentário farão amanhã, domingo, as 19 horas, uma exibição especial do filme, ao ar livre, no mesmo local onde a festa ocorreu por cerca de 15 anos.
“Assistir a “Chega Mais família!” é revisitar uma festa que nunca terminou, porque no coração de quem viveu, dançou e organizou, o ‘Chega Mais’ continua aceso, iluminando a história de Cabuçu e de toda Nova Iguaçu”, assegura o diretor Milton Luiz.
O documentário, realizado pelo Cultura Junina do Rio de Janeiro, contou com o patrocínio da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, FENIG, Ministério da Cultura e Governo Federal.

























