O governador Cláudio Castro inaugurou nesta quarta-feira (11/02) o Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense, o Onco Baixada, em Nova Iguaçu. A unidade é a primeira da rede estadual dedicada ao tratamento de pacientes com câncer.
O funcionamento será gradativo, a partir do dia 19 de fevereiro, para pacientes com câncer de mama, próstata e urologia em geral, ginecológico, coloprotologia, pele e tireoide, inseridos no sistema estadual de regulação.

Foto/Crédito: Mauricio Bazilio/SESRJ
BOAS VINDAS
Bastante concorrida, a solenidade, prevista inicialmente para as 11 horas, começou por volta das 13 horas, com as boas vindas da Secretaria Estadual de Saúde, Claudia Mello.

Foto/Crédito: Antonio Pinheiro
MILAGRE
Em seguida, o locutor oficial do evento convidou o deputado federal Dr Luizinho que, em seu discurso, agradeceu ao ex-governador Pezão que deu a ele “a primeira oportunidade de ser Secretário de Saúde (do Estado), chamou Neguinho da Beija-Flor ao palco, para lembrar que ele superou um tratamento contra um câncer, e se emocionou em diversos momentos de sua fala:
“Isto hoje aqui é um milagre, é a realização de um sonho dos pacientes com câncer que moram na Baixada Fluminense. O Onco Baixada está integrado ao Rio Imagem e vai facilitar a vida das pessoas que convivem com a doença porque elas poderão fazer os exames e o tratamento no mesmo lugar. Ampliar a oferta de leitos e dar dignidade aos pacientes de câncer sempre foi uma batalha minha como médico e gestor”,
O deputado lembrou ainda que anunciou a construção do Onco Baixada no dia da inauguração do Rio Imagem Baixada, em julho de 2023, quando era o secretário de Saúde.

Foto/Crédito: Mauricio Bazilio/SESRJ
ESPERANÇA
Em seguida falou o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, que, elegantemente, agradeceu ao Dr Luzinho (mesmo sem ter sido citado em sua fala), chamando-o de “camisa 11”. Voltando-se ao governador Claudio Castro, Dudu destacou a humildade e a ausência de vaidade do governante e, encerrando o seu discurso afirmando que o “Onco Baixada é um local de esperança”.

Foto/Crédito: Mauricio Bazilio/SESRJ
BOM HUMOR
Encerrando os discursos, o governador Claudio Castro, com seu bom humor característico, iniciou a sua fala quase como um grito de guerra, no tom de Neguinho na abertura dos desfiles da Beija Flor: “Boa tarde, gente”. Valeu a intenção.

Foto/Crédito: Mauricio Bazilio/SESRJ
NINGUEM CHEGA ATÉ AQUI SENDO COVARDE
O chefe de governo agradeceu, em nome de Dudu Reina, a todos os prefeitos presentes. Reforçou sua amizade e afinidades com o deputado Dr Luizinho. Zoou com humor a relação ‘amigável’ dos deputados da região, “Eles quase não brigam, eles se amam”. Fez questão de registrar a presença do Deputado André Correia, atestando a amizade que os une, lembrou a importância que a Baixada e o interior do estado representa no seu governo e encerrou sua fala afirmando: “Ninguém chega até aqui sendo covarde. Agradando ou desagradando, não vai faltar coragem para fazer o que tem que ser feito. A missão do político é servir, ser honesto e tratar bem as pessoas” E, apesar das críticas que diz receber por priorizar investimentos na região, declarou: “Vamos fazer muito mais pela Baixada”. Foi aplaudido.

Foto/Crédito: Mauricio Bazilio/SESRJ
OS NÚMEROS DO ONCO BAIXADA
A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, explica que os atendimentos começarão no dia 19 de fevereiro e que, de imediato, serão atendidos 30 a 40 pacientes por dia. A previsão de acordo com o andamento dos tratamentos é de que em abril terão inicio as cirurgias.
A primeira unidade da rede estadual dedicada exclusivamente ao cuidado oncológico – o Instituto Estadual de Oncologia da Baixada – contará com 100 leitos e, quando estiver funcionando em sua totalidade, a previsão e que tenha capacidade para 5 mil consultas ambulatoriais, 340 internações e 300 cirurgias por mês.

Foto/Crédito: Mauricio Bazilio/SESRJ

CAPA – Foto/Crédito: Antonio Pinheiro























