Search
Close this search box.

A trajetória de um grande bailarino

O brasileiríssimo Thiago Soares, um dos grandes nomes do balé mundial, deixou em 2020 o Royal Ballet de Londres, onde dançou durante 18 anos, 14 deles como primeiro bailarino.

Thiago Soares nasceu em São Gonçalo, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, de onde traçou um caminho de sucesso no mundo da dança.

Ele, na verdade, chegou aos palcos das grandes companhias de balé tendo iniciado a sua trajetória na dança com o breakdance e hip-hop, numa longa jornada até tornar-se primeiro bailarino de uma das maiores companhias de dança do mundo.

Ao se destacar por suas habilidades e por ter um biotipo ideal para a dança, o bailarino passou a integrar aos 17 anos o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, ele conquistou a Medalha de Prata no Concurso Internacional de Dança de Paris.

Thiago Soares com bailarinos durante ensaio. Foto: Divulgação

Em 2001, participou do Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, na Rússia, e conquistou a medalha de ouro, disputada entre mais de 270 candidatos.

Após esta conquista inédita para o país, Thiago Soares foi convidado a estagiar no Balé Kirov, tornando-se o segundo estrangeiro a integrar a companhia em 100 anos de história.

No ano seguinte, foi convidado a integrar o corpo de baile do Royal Ballet de Londres. Em 2004, foi premiado como o artista revelação masculino de dança clássica, pela premiação Critics’ Circle National Dance Awards.

Dois anos depois, em 2006, conquistou então o posto de Primeiro Bailarino do Royal Ballet.

Atualmente, Thiago é coreógrafo residente do Ballet de Monterrey, no México.

Search