Search
Close this search box.

As lendas do norte do povo Viking

Com uma história fictícia, contada com muita ação, drama e músicas marcantes, recheada de emoção, o grupo Street Legends apresentou, no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, o espetáculo “Lendas do Norte”, que eles consideram ser o primeiro espetáculo Viking do Brasil. Vibrante e arrebatador, o grupo se propôs revelar costumes, segredos e tabus sobre essa lendária etnia.

Entre esses segredos, está a revelação de que, ao contrário do que se sabe, o povo viking, apesar de nórdicos, não eram todos brancos.

“É um equívoco que se propagou principalmente quando obras clássicas, como a ópera “Cavalgada das Valquírias” do compositor alemão Richard Wagner, que estreou no Teatro Nacional de Munique, em 1870, reescreveu grande parte da história germânica e nórdica, que acabaria por inspirar, anos depois, as filosofias que mudariam a história da própria Alemanha”, afirmam New Ghost Shaolin e Gustavo Melo, os diretores do espetáculo.

“Na realidade havia muitos vikings negros, de pele escura. Os vikings eram um povo que viajou por diversos cantos do mundo, inclusive para o norte da África. De lá eles trouxeram escravos, muitos dos quais tiveram filhos de descendência mista que eram considerados vikings”, contam os diretores.

“Por outro lado, existem até hoje muitas populações indígenas europeias de pele escura, como alguns grupos de povos Sami, da Noruega, Finlândia e Sibéria, ou os povos tártaros espalhados por países como a Bielorrússia e regiões como a Crimeia. Embora seja verdade que a sociedade viking não era tão racialmente diversa quanto o ocidente moderno, a ideia de que eles eram uma raça de gigantes de cabelos loiros e olhos azuis é apenas um mito”, completam.

O espetáculo, que deverá entrar em breve em cartaz, conta a história de um grupo de guerreiros que lutam contra uma ameaça poderosa. Para vencer essa batalha, eles vão precisar da ajuda da vidente Völva e de outros seres mágicos, como os anões artesãos, elfos e personagens da lenda Viking.

Lendas do Norte tem direção de New Ghost Shaolin e Gustavo Melo, produção do grupo Street Legends, cenários da Aldeia Viking, Vinho do Barril e Escudos Vikings. Figurinos de Magnum Christo e penteados de Alexia trancista.

O espetáculo tem apoio cultural da Fenig, Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria da Cultura, e da ExtraVIP.

Search