Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte.
Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu nome a uma sala de espetáculos.
Fábio Mateus interpretou o palhaço Juvenal da peça “A Perseguida” e foi Niccolo em “Precisa-se de Velhos Palhaços”.
O ator nos deixou em 2023, após um acidente durante a realização de um trabalho, em Queimados.

ENCONTRARTE
A união dos grupos Os Andarilhos com a Multiface e Fios da Rocca resultou na criação do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte, responsável pela visibilidade nacional e internacional da cultura das cidades da Baixada.
De tamanha importância, em 20 anos de existência, o EncontrArte, realizou 290 espetáculos, 32 oficinas de qualificação, 11 seminários e 51 honrarias a artistas e técnicos.
Durante esses 20 anos, encerrados em 2022, o EncontrArte reuniu mais de 300 mil espectadores, com apresentações de grandes espetáculos, produzidos na região ou vindos de várias cidades do país.
Todas as ações e espetáculos foram apresentados de forma gratuita para a população.


(*) Com Nova Iguassu On Line


















