Search
Close this search box.

‘Capiba, pelas ruas eu vou…’ faz duas apresentações no Teatro Sabesp Frei Caneca, em São Paulo

Uma dica para quem quer curtir um pouco do inverno em São Paulo. Após apresentações de sucesso no Teatro Santander, na capital paulista, o espetáculo “Capiba, pelas ruas eu vou” volta em cartaz nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de agosto, no Teatro Sabesp Frei Caneca. A produção promete transformar o palco em uma grande festa, misturando música, dança, canto, teatro, fotografia e cinema.

Com 43 bailarinos-cantores do projeto Aria Social e 18 músicos no elenco, o espetáculo, que já foi visto por mais de 16 mil espectadores, celebra a história de um dos maiores nomes do frevo, o compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba.

“Capiba, pelas ruas eu vou” leva para o palco o legado deste grande compositor nordestino, que, além do frevo, compôs para diversos ritmos como samba, baião e maracatu, unindo de forma magistral o popular e o lírico com músicas performadas por uma orquestra de câmara e coreografias emocionantes.

Criado a muitas mãos com o objetivo de valorizar a rica e plural cultura pernambucana, o espetáculo estreou em 2022, na comemoração dos 30 anos do projeto Aria Social, que atende mais de 450 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, transformando vidas por meio da arte.

“Capiba é o maior compositor de frevos pernambucanos, mas sua obra vai muito além desse ritmo, com valsas, choros, maracatus, sambas, marchas e música erudita, chegando a mais de 200 composições, entre elas a ópera ‘Missa Armorial’, uma obra-prima. E é isso que mostramos no espetáculo: a multiplicidade e a riqueza do legado de Capiba”, relata a bailarina Cecília Brennand, presidente do Aria Social e diretora-geral do musical.

UM BELO ESPETÁCULO

Durante cerca de uma hora, o musical apresenta a trajetória do menino nascido em Surubim, no Agreste pernambucano, em 28 de outubro de 1904. Filho de um mestre de banda, Capiba já lia partituras mesmo antes de aprender a ler. Morou na Paraíba e, aos 26 anos, foi para o Recife, onde trabalhou como funcionário do Banco do Brasil e cursou a Faculdade de Direito do Recife, sem nunca deixar a música de lado.

Entre frevos dos anos 30, valsas apaixonadas, sambas, maracatus, cirandas, marchas e óperas, “Valsa Verde” é uma das composições mais famosas de Capiba e serve de trilha para o belo espetáculo, que conta também com uma orquestra de câmara e projeções de cinema e fotografias.

Seguindo os princípios do projeto Aria Social, de educação pela arte, que conta com aulas de dança e música realizadas no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na zona sul da Região Metropolitana do Recife, parte das sessões é exclusiva para instituições de ensino.

O espetáculo tem figurino de Beth Gaudêncio, direção audiovisual e videografia de Max Levay, design de luz e operação de Cleison Ramos, design de som e operação de Isabel Brito, e projeção de Gabriel Furtado.

A direção musical e a regência são da maestrina Rosemary Oliveira, vice-presidente do Aria Social, com concepção, direção artística e coreografia de Ana Emília Freire.

Além de ser um belo espetáculo, “Capiba, pelas ruas eu vou” é uma homenagem à rica cultura e ao folclore nordestino. É imperdível!

Veja abaixo imagens do espetáculo. As fotos são de Alicia Cohim.

SERVIÇO:

Capiba, pelas ruas eu vou…

Teatro Sabesp Frei Caneca
Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP, 01307-001
https://www.teatrosabespfreicaneca.com/

O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e tem patrocínio do Banco Bradesco, Logos, Grupo Parvi e Veneza.

Dias: 13 e 14 de agosto de 2024
Horário: 20h
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: De R$ 30 a R$ 70

Search