Search
Close this search box.

Começa hoje o 10º Festival de Teatro Queimados Encena com espetáculo em vários pontos da cidade 

Começa hoje o 10º Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, com espetáculo em vários pontos da cidade 

Depois de um longo intervalo – a última edição foi realizada em 2017-, o Festival de Teatro Queimados Encena, o FESQUE 2025, idealizado pelo ator e produtor Leandro Santanna, com coordenação do ator Marcelo Viégas, volta a cena cultural na cidade onde nasceu e leva o seu nome.

Em sua 10ª Edição, o evento, que tem o apoio da Unirio, será realizado de hoje a sábado nas praças, escolas, teatro e ruas da cidadecom espetáculos apresentado em três horários: as 10h, as 14h e as 19horas.

UMA PARCERIA DE SUCESSO

“A parceria da Unirio para a realização do Festival de Teatro de Queimados é a possibilidade de a cidade voltar a apreciar espetáculos teatrais que estão em cartaz em equipamentos que o cidadão queimadense não tem acesso devido a distância ou até mesmo por questões financeiras. Apresentar os espetáculos gratuitamente em espaços alternativos e de fácil acesso é a proposta da Festival desde a sua criação, garantiu Marcelo Viégas, que alem de ator da peça “Zé Ketti, Eu Quero Matar a Saudade”,  é coordenador do Festival.

Para Marina Vianna, professora de Teoria Teatral da Unirio, o Festival é mais uma oportunidade de chancelar a parceria da UNIRIO com os grupos de teatro da Baixada.

OFICINAS E DEBATES

Em paralelo aos espetáculos, a produção do FESQUE 2025 realiza na sexta feira, 12/09, no Circo Escola Cesar Marques, no Colégio Estadual São João, o debate “Arte nas Bordas”, com a presença de representantes de grupos de teatro da Baixada, do Ministério da Cultura – FUNARTE, e da UNIRIO, para discutir sobre a manutenção de grupos culturais em territórios ditos periféricos.

E no sábado, 13/09, na Universidade Estácio de Queimados, a oficina “O Jogo da Palhaçada”com Ana Aschar e Laura de Castro, que abordará jogos que operam os mecanismos do riso e do risível, buscando os novos sentidos de fazer rir.

“Retomar o Festival tem um sabor incrível, mesmo que nesta versão reduzida, onde vários coletivos importantes não puderam estar conosco, mas nos dá esperança de fazermos uma edição maior e melhor no ano que vem, além de reafirmar o compromisso da nossa Companhia com a cidade. Nos produzimos arte, independente das adversidades e dos governos.”, afirmou Leandro Santanna, produtor e idealizador do Festival Queimados Encena.

Os atores Marcelo Viégas e Leandro Santana realizam o 10º Festival de Teatro Queimados Encena.

COMPANHIA TEATRAL QUEIMADOS ENCENA

Companhia Teatral Queimados Encena possui mais de 20 anos de atividades e acumula em seu currículo mais de 20 espetáculos teatrais, projetos como rodas de leituras dramatizadas, saraus autorais, oficinas teatrais para crianças, jovens e adultos, eventos musicais, literários e Festivais.

O 10º Festival Queimados Encena conta com a parceria com a UNIRIO, através de recursos de uma emenda parlamentar da Deputada Jandhira Feghali.

SERVIÇO:

10º Festival de Teatro Queimados Encena – FESQUE 2025

Dias: De Quinta a Sábado, dias 11/12 e 13 de Setembro, em vários lugares da cidade e em três horários específicos, as 10h, 14h e 19 h.

QUINTA – 11 Setembro

10 Horas:

FANFARRA KOMBOIO

Grupo Teatro Circense Andança e Palhastônicos

Da cidade de Petrópolis

LOCAL: Praça Nossa Senhora da Conceição – Centro de Queimados

SINOPSE

“Fanfarra Komboio”, é um espetáculo de palhaços em cantoria, entremeada por números circenses, danças, poesias e elucidação a algumas de nossas tradições populares, através de versos, ritmos e danças, em um clima de descontração e brincadeira, com espaço para o jogo livre com o público. Esteticamente, o espetáculo utiliza um automóvel Kombi como palco/cenário para a sua realização. Entre as técnicas circenses que são utilizadas estão a perna-de-pau, o monociclo, os malabares, o diabolô e a acrobacia. O repertório é composto por músicas autorais e de domínio público oriundas de nossas manifestações populares, com uma atenção especial voltada para os ritmos de nossas tradições como o baião, o xote, o coco, a ciranda, o cacuriá, o jongo, dentre outros.

Fanfarra Komboio. Foto/Crédito: João Carlos Benedito.

14 Horas:

TITO EM: NAS PISTAS DA IMAGINAÇÃO

Grupo Cochicho na Coxia

LOCAL: Quadra do São Roque 14:00

SINOPSE

“Tito em: Nas Pistas da Imaginação” é uma encantadora jornada de aventura e mistério, protagonizada por Tito, um garoto curioso que adora explorar o poder da imaginação. Em sua busca pelo livro perdido que seu avô, Vovô Zé, lhe deu como amuleto, Tito se transforma em um verdadeiro detetive. A oficina de Vovô Zé ganha vida e se transforma em um mundo mágico, repleto de enigmas e criaturas fantásticas. Entre risos e desafios, Tito aprende que, com criatividade e coragem, ele pode transformar qualquer situação em uma grande aventura.

Tito em Nas Pistas da Imaginação, do Grupo Cochicho na Coxia.

19 Horas:

DE REPENTE 27

Grupo Cia de Arte Popular

LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

A Companhia de Arte Popular se reúne para celebrar seus 27 anos de trajetória artística. Revisitando suas próprias memórias, o grupo reflete sobre o ofício que escolheram para si, sobre as diferenças da cena teatral de ontem e de hoje e, com muita coragem, muita bravura e muita fé, constrói no palco uma verdadeira declaração de amor ao teatro.

De Repente 27, da Cia de Arte Popular.

Foto/Crédito:  Stephany Lopez

SEXTA – 12 Setembro

10 Horas:

MEMÓRIAS MALCRIADAS

Grupo Cia Casa Verde

LOCAL: Praça da Carmem, Rua Rogélia Bairros nº 50 – Bairro Três Fontes.

SINOPSE

Com uma abordagem leve e bem-humorada, a peça conta várias histórias que exploram a malcriação sob diferentes perspectivas, desde a infância até a adolescência, revelando as situações inusitadas que surgem em meio a essas travessuras.

Memórias Malcriadas da Cia Casa Verde. Foto/Crédito:  Mauro Marques.

14 Horas:

AMADINHO O REIZINHO DO SERTÃO

Grupo Cordão Popular

LOCAL: FAETEC Queimados – Rua Artur Gragantini – Vila Camarim – Fanchem.

SINOPSE

Amadinho, um garoto típico do sertão vive uma infância ingênua e livre até se encantar por uma caixa mágica que reproduz imagens e sons: a televisão. A partir desse momento, sua vida se transforma completamente, sua cultura e estilo de vida perdem o interesse e apenas o que é mostrado na TV chama sua atenção.

Amadinho o Reizinho do Sertão, do Grupo Cordão Popular. Foto/Crédito: Boop Fotografias.

19 Horas:

OPTHA

Grupo CETA

LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

“Optha” é um espetáculo de números de Danças Ciganas Ibéricas e Árabes, manipulação de bandeiras, Contorção, palhaçaria, malabares, lira pirulito, palhaçaria, e outros desenhos cênicos. Com trilha sonora da Índia, Oriente Médio, Europa Oriental e Europa Ocidental , o público é transportado para um acampamento cigano, onde a indumentária criada por Marcelo Viégas e Vânia Santos, destacam o vestuário das diásporas ciganas de imagens históricas.

Optcha, do Grupo Ceta. Foto/Crédito: Renato Coradelo.

SÁBADO  – 13 de Setembro

10 Horas:

A BELA ADORMECIDA

Grupo Golden Arte

LOCAL: Escola Municipal Pastor Tasso, Rua Piracaba, 16 -Delamari

SINOPSE

“A Bela Adormecida” é uma adaptação do famoso conto de fadas, onde a história se passa em um reino africano tendo como protagonista uma princesa negra, que é enfeitiçada por uma maléfica feiticeira, por um dedo picado pelo espinho da folha de um dendezeiro (palmeira de origem africana) para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo provindo de um amor verdadeiro.

Utilizando diversos elementos da cultura e mitologia africana, “A Bela Adormecida” quer empoderar crianças negras e, ao mesmo tempo, falar da falta de representatividade de pessoas negras nos clássicos infantis e personagens do imaginário popular. Com Vitória Rodrigues no papel principal, Leandro Santana na Direção e grande elenco negro.

A Bela Adormecida, do Grupo Golden Arte.

14 Horas:

AS MENINAS SUPER PODEROSAS
Grupo Fanfarras Produções

LOCAL: Bloco B – Minha Casa Minha Vida –Valdariosa – Rua Fernandino s/nº Bairro Valdariosa

SINOPSE

A cidade está em perigo! O terrível Macaco Louco arquitetou um plano para transformar tudo em um gigantesco lixão e, assim, se tornar o novo prefeito. Mas as Meninas Superpoderosas não vão deixar barato. Dessa vez, porém, o desafio é ainda maior: enquanto Lindinha lida com seu medo de perder para meninos — trauma que vem desde antigas partidas de videogame — o vilão se aproveita de sua fragilidade para enganá-la e capturá-la. Presa, ela se vê diante de uma ameaça devastadora: uma bomba capaz de destruir a cidade inteira. Agora, Cabeça-dura (Florzinha), a mais inteligente, e Docinho, a mais forte, precisam unir forças e correr contra o tempo para salvar a irmã e impedir o plano maligno. Entre cenas cômicas, momentos de tensão e muita ação, a peça mostra que a verdadeira força vem da união e da confiança em si mesmo.

As Meninas Super Poderosas, do Grupo Fanfarras Produções.

19 Horas:

ZÉ KETTI, EU QUERO MATAR A SAUDADE

Grupo AAJOB

LOCAL: Teatro Metodista

SINOPSE

No meio de um gurufim, em um quintal da Zona Norte carioca, Geovana descobre que sua avó, antes de morrer lhe deixa como herança, alguns pertences e um pedido inusitado: A missão de realizar um Show em homenagem ao Zé Ketti, seu grande ídolo desde juventude. A moça, conta com a ajuda do Tio Humberto e de todos os agregados da casa tipicamente suburbana que recebe quase toda a vizinhança para uma feijoada que embala as cantorias de ensaio do show. Em um clima descontraído 27 canções de Zé Ketti (interpretado pelo ator Leandro Santana), vão embalando uma homenagem ao compositor que acaba “baixando” na área pra celebrar sua própria história e a malandragem carioca-brasileira.

Zé Ketti, eu quero matar a saudade, do Grupo AAJOB.

Teatro Metodista (*) – Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/n,  Centro, Queimados

(*) Nos três dias de evento, os espetáculos das 19 horas, serão apresentados no Teatro Metodista.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

DEBATE:

Na sexta feira, 12/09, das 13h às 17h, no Circo Escola Cesar Marques, no Colégio Estadual São João, a produção do vento promove um debate com o tema “Arte nas bordas”.

O evento propõe uma conversa sobre as possibilidades de manutenção dos coletivos de territórios ditos periféricos, dialogando saberes experiências e possibilidades sobre as agruras de manter Companhias Teatrais e grupos culturais de todas as áreas.

O ator e produtor Alexandre Gomes, da Companhia Atores da Fábrica de Nova Iguaçu; Gabriela Estolano, da Cia Cerne, de São João de Meriti; e Marcos Teixeira Coordenador de Artes Cênicas do Ministério da Cultura – FUNARTE, comporão a mesa do debate.

Endereço: O Circo Escola São João, do Colégio Estadual São João, fica na Rua Bambi, na Vila São João, em Queimados.

OFICINA:

‘O Jogo da Palhaçada’

No Sábado, 13/09, das 10h às 13h, na Universidade Estácio, em Queimados, será realizada a Oficina “O Jogo da Palhaçada”, com a atriz, palhaça, professora e pesquisadora da Escola de Teatro da UNIRIO, Ana Achcar e a bailarina, atriz, palhaça, musicista e professora Laura de Castro, que propõe a experiência da comicidade através de exercícios e jogos que operam os mecanismos do riso e do risível. Do que achamos graça? Os novos sentidos de fazer rir.

A Oficina contempla 30 vagas com idade mínima de 16 anos

Endereço: A Universidade Estácio, fica na Rua Eloy Teixeira, 165, no Shopping da Estação, no Centro de Queimados.

Maiores informações: https://www.instagram.com/queimados.encena/

OktoberFest agita o calendário o final de semana no Terraço do TopShopping Nova Iguaçu

A maior festa cervejeira no mundo, que acontece sempre em outubro, será comemorada de sexta a domingo no TopShopping Nova Iguaçu. Devido ao sucesso das edições anteriores, a Oktoberfest TopShopping,  estará de volta, pelo terceiro ano consecutivo, ao Terraço Top no Estacionamento G3, com muita cerveja artesanal, gastronomia variada, shows ao vivo e decoração típica das grandes festas alemãs, além de área kids com brinquedos para as crianças. “Na última edição, os clientes já cobraram a data da próxima festa,

Leia mais

Prefeitura de Nova Iguaçu inicia a restauração da Estação Ferroviária do Rio D’Ouro para transformá-la em Espaço de Cultura

Depois de restaurar a antiga estação ferroviária de Tinguá, e instalar a Estação da Cultura – Tinguá, em 2023, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – Secec, através da Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense – Subic BXD e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac, iniciou a restauração da antiga estação ferroviária de Rio dOuro, onde, de acordo com o secretário

Leia mais

Personalidades Históricas de Iguassú – Império resgata a memória de 32 personagens da história da antiga Villa de Iguassú

Com o objetivo de resgatar a memória de personagens que viveram ou atuaram na  antiga Villa de Iguassú (atual Nova Iguaçu), no período imperial, e que ajudaram a moldar a identidade cultural e social da região e do Brasil, um grupo de notáveis historiadores e pesquisadores lançam hoje, no Quintal das Artes, no Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu, o livro “Personalidades Históricas de Iguassú – Império”. GRANDE IGUASSÚ A obra reúne a história de 32 personagens da “Grande

Leia mais

Com o espetáculo ‘Choro das Águas’ Zizi Possi se apresenta hoje no Teatro Multiplan, na Barra da Tijuca

Idealizado por Zizi Possi e José Possi Neto, “Choro das Águas” nasce da urgência em manter viva a chama da solidariedade frente aos desastres causados pelas mudanças climáticas — tragédias que, embora saiam nas manchetes, continuam a marcar profundamente a vida de milhares de brasileiros. “Desde 1973 Zizi e eu caminhamos juntos, e às vezes separadamente, pelos palcos da vida. Nosso último trabalho foi “À Flor da Pele” em 2017. Não dá pra acreditar que oito anos já se passaram.

Leia mais

OktoberFest agita o calendário o final de semana no Terraço do TopShopping Nova Iguaçu

A maior festa cervejeira no mundo, que acontece sempre em outubro, será comemorada de sexta a domingo no TopShopping Nova Iguaçu. Devido ao sucesso das edições anteriores, a Oktoberfest TopShopping,  estará de volta, pelo terceiro ano consecutivo, ao Terraço Top no Estacionamento G3, com muita cerveja artesanal, gastronomia variada, shows ao vivo e decoração típica das grandes festas alemãs, além de área kids com brinquedos para as crianças. “Na última edição, os clientes já cobraram a data da próxima festa,

Leia mais

Prefeitura de Nova Iguaçu inicia a restauração da Estação Ferroviária do Rio D’Ouro para transformá-la em Espaço de Cultura

Depois de restaurar a antiga estação ferroviária de Tinguá, e instalar a Estação da Cultura – Tinguá, em 2023, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – Secec, através da Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense – Subic BXD e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac, iniciou a restauração da antiga estação ferroviária de Rio dOuro, onde, de acordo com o secretário

Leia mais

Personalidades Históricas de Iguassú – Império resgata a memória de 32 personagens da história da antiga Villa de Iguassú

Com o objetivo de resgatar a memória de personagens que viveram ou atuaram na  antiga Villa de Iguassú (atual Nova Iguaçu), no período imperial, e que ajudaram a moldar a identidade cultural e social da região e do Brasil, um grupo de notáveis historiadores e pesquisadores lançam hoje, no Quintal das Artes, no Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu, o livro “Personalidades Históricas de Iguassú – Império”. GRANDE IGUASSÚ A obra reúne a história de 32 personagens da “Grande

Leia mais

Com o espetáculo ‘Choro das Águas’ Zizi Possi se apresenta hoje no Teatro Multiplan, na Barra da Tijuca

Idealizado por Zizi Possi e José Possi Neto, “Choro das Águas” nasce da urgência em manter viva a chama da solidariedade frente aos desastres causados pelas mudanças climáticas — tragédias que, embora saiam nas manchetes, continuam a marcar profundamente a vida de milhares de brasileiros. “Desde 1973 Zizi e eu caminhamos juntos, e às vezes separadamente, pelos palcos da vida. Nosso último trabalho foi “À Flor da Pele” em 2017. Não dá pra acreditar que oito anos já se passaram.

Leia mais

A aventura de uma menina africana é destaque na noite literária de Nova Iguaçu

“Acredito no poder da leitura para que tenhamos uma sociedade mais igualitária”, assim define a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Ana Cristina Costa, a sua inspiração para ensinar e escrever. Ela autografa hoje, na Noite de Autógrafos Fenig, o livro “Zulai na Escola”. O evento, que celebra o Mês da Consciência Negra, será na Biblioteca Cial Brito, no Complexo Cultural Mário Marques, no Centro de Nova Iguaçu. A ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita

Leia mais

Criada no complexo da Maré, Kaê Guajajara é a primeira mulher indígena a se apresentar no The Town

Nascida em Mirinzal, no Maranhão, e criada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Kaê Guajajara, uma mulher indígena, faz sua estreia hoje, as 13 horas, no Palco Factory, no The Town, em São Paulo, com um show que celebra a prosperidade indígena e a diversidade em todas as suas formas. Primeira mulher indígena no The Town, Kaê prepara uma apresentação inédita baseada em seu terceiro álbum de estúdio, Forest Club, que foi lançado no ano passado, misturando ritmos como funk,

Leia mais

Jehane Saade, Autêntica e Intimista

Autêntica é o novo pocket show de Jehane Saade, artista multifacetada que une voz doce, timbre inconfundível, forte presença cênica e uma habilidade rara de conduzir histórias. No palco, Saade costura poesia, música e performance em uma narrativa viva que atravessa memórias, afetos e diferentes fases de sua trajetória artística. A apresentação única acontece hoje no Little Club, no icônico Beco das Garrafas, berço da bossa nova nos anos 50. A noite se inicia com o show de Wilson Meirelles, em homenagem a Jorge Ben

Leia mais

Uma viagem ao tempo dos dinossauros com humor e pizza

Bater um papo, tomar um chopinho gelado e comer um petisco, sempre foi um dos programas favoritos do brasileiro, e do carioca, em particular. E se o petisco for uma pizza saindo do forno, quentinha  e deliciosa, melhor ainda. Pensando nisso, um trio de jovens empresários da Baixada, transformou a experiência gastronômica com um conceito inédito, imersivo e interativo: eles inauguraram em Nova Iguaçu o Pizzassauro, uma pizzaria temática que se propõe apresentar ao cliente, com humor e criatividade, o mundo dos dinossauros. DECORAÇÃO TEMÁTICA

Leia mais

O Natal Iluminado de Queimados

O brilho das luzes natalinas promete transformar a cidade de Queimados em um cenário de encanto, magia e celebração. Até 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos, o espírito natalino pulsará no município da Baixada Fluminense que realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Natal Iluminado. Nesta edição, a Prefeitura promete promover apresentações culturais, música ao vivo e diversos outros momentos mágicos na Praça dos Eucaliptos, no Centro.  AS LUZES DE NATAL Para inaugurar a decoração de Natal da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura preparou

Leia mais

Em sua 23ª edição, campanha Natal Mais, arrecada alimentos para instituições da Baixada Fluminense

A campanha “Natal Mais”, promovida pela Transportes Flores, está arrecadando doações para serem distribuídas em instituições da Baixada Fluminense. Os donativos podem ser entregues nas duas garagens do Grupo JAL: a da própria Flores, em São João de Meriti, e a da Expresso Real Rio, em Seropédica. Quem doar a partir de 2kg de alimentos, recebe um chaveiro em tecido do Urbaninho, o mascote do Grupo JAL, com limite de um por pessoa. Os donativos podem ser entregues até o dia 19 de dezembro. VULNERABILIDADE

Leia mais

Alex Coutinho retoma circuito na Europa com o olhos bem abertos para o carnaval do Rio de 2026

O coreógrafo Alex Coutinho, coordenador das alas de passistas do Paraíso do Tuiuti e referência na preparação de musas e rainhas do Carnaval carioca, iniciou neste mês um novo circuito de treinamentos na Europa. A agenda inclui workshops e cursos de samba no pé em Londres, Paris, Madri e Barcelona, integrando o projeto “Preparação Internacional de Carnaval”, voltado para estrangeiras que irão desfilar no Rio de Janeiro em 2026. ENTENDIMENTO CULTURAL DO SAMBA A iniciativa, segundo Alex, tem como objetivo ampliar o entendimento cultural e

Leia mais

Caxias Shopping recebe O Festival do Morango com gastronomia criativa, música ao vivo e ação social

Fruta suculenta e deliciosa, de origem européia, conhecida por ter baixas calorias e ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, o morango é a grande estrela da semana do Caxias Shopping, que promove de hoje a domingo o Festival do Morango.Um dos eventos gastronômicos mais aguardados da temporada, a programação reforça o compromisso do empreendimento em oferecer lazer e entretenimento que reune uma boa gastronomia, música ao vivo, ambiente acolhedor e ações sociais abertas ao público. RECEITAS CRIATIVAS Durante quatro dias, o público poderá se

Leia mais

Hoje tem Jazz da Baixada no Centro Cultural Banco do Brasil

O Rio de Janeiro é um caldeirão de sons, estéticas e narrativas que muitas vezes fervem à margem do mainstream. Para lançar luz sobre essas expressões e criar pontes entre artistas e novos públicos, o projeto “Queremos! no CCBB” estreou com ciclos de conversas e pocket shows, por cinco quintas-feiras, no Espaço Conceito Banco Brasil na sede carioca do CCBB. A série, promovida pelo Queremos!, é dedicada a mapear e apresentar cenas artísticas e inovadoras da cidade que, apesar de efervescentes e relevantes, permanecem restritas aos seus nichos e enfrentam

Leia mais

Oldd Simão leva ao palco do Teatro Brigitte Blair o espetáculo “Encantos de Nzila Vol. 4”

O cantor, compositor e produtor artístico Oldd Simão, um dos nomes mais versáteis da nova cena musical contemporânea, apresenta amanhã, 03/10, no Teatro Brigitte Blair, em Copacabana, a quarta edição do espetáculo “Encantos de Nzila”, um show que mistura ancestralidade, performance e releituras marcantes da música brasileira e latino-ibérica. PERFORMÁTICO Radicado em Madri, Oldd Simão construiu sua trajetória unindo música, teatro e dança, o que lhe garante um estilo único e performático. Graduado em Produção Fonográfica pela Universidade Estácio de Sá, o artista ampliou sua

Leia mais

Robinho, o pagodeiro arretado, é um dos convidados do Samba Recife 2025, o maior Festival de Samba do Brasil

Talento por trás de sucessos como “Grupo da Família”, “Incompatível”, “Masterchef” e “Eu Não Vou Esquecê-la”, o cantor Robinho, vem cravando seu nome na história da Música Popular. Nascido na cidade Joaquim Nabuco, em Pernambuco, o cantor encontrou no Rio de Janeiro os ingredientes para compor os versos do novo capítulo que passou a escrever em sua carreira e tem se destacado como um jovem fenômeno do pagode. Sua relação com a música começou na infância, época em que colecionava memórias de jogos de futebol no

Leia mais

Ellen Belo representa a Mocidade Unida do Santa Marta no concurso da Corte Real do Carnaval 2026

Ellen Antonieta Duarte Belo, de 23 anos, é a representante da Mocidade Unida do Santa Marta na segunda noite de eliminatórias do Concurso da Corte Real do Carnaval Carioca 2026, hoje, a partir das 19h, na Cidade do Samba, no Centro do Rio de Janeiro. TRADIÇÃO DO SAMBA Cria do Morro Santa Marta, Ellen Belo carrega o amor e a tradição do samba. Filha de Sebastião Carlos Belo e de Eliete Duarte Faustino, ele um dos fundadores da Mocidade Unida do Santa Marta, Ellen cresceu cercada pelos

Leia mais

“Fala Pública” comemora dois anos dando voz ao cidadão e aos bastidores da política fluminense

Trocar ideias e bater um papo sempre foi uma característica do povo brasileiro, especialmente o carioca. Daí terem se propagado e se tornado famosos os podcasts, conteúdo digital em áudio ou vídeo, que podem abranger diversos assuntos, com participação de convidados. O podcast “Fala Pública”, um dos mais charmosos e bem informados da atualidade, completa dois anos com a mesma pegada que o consagrou: conversas francas, entrevistas de peso e um compromisso didático de aproximar a população dos temas que movem a vida pública. Criado e

Leia mais

Jornalista Nilza Valeria lança “A Casa da Rita” na Livraria Expressão Popular, em São Paulo

Após passar por Paraty, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Brasília, a jornalista, escritora e coordenadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Nilza Valéria, chega hoje a São Paulo para o lançamento do livro “A Casa da Rita”, da Editora Malê, na Livraria Expressão Popular. O lançamento ocorre a partir das 17h, com apresentação do economista e ativista João Pedro Stedile e participação do educador e militante social Wesley Teixeira. OLHAR PARA O BRASIL Nilza Valéria, que viveu 15 anos na cidade, destaca o simbolismo

Leia mais