Estreia hoje em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a 5ª edição do Festival Mate Com Angu de Cinema.
Com o lema “Bora se ver no Cinema”, o evento celebra o cinema popular e autoral, levando a sétima arte para geral por meio de exibições em espaços públicos, escolas e em um novo centro cultural na região.

CRÍTICO E PROVOCADOR
O festival, uma produção da Mate Com Angu e da Circular Filmes, destaca a importância do cinema de proximidade, com um forte foco em exibir filmes que fortalecem a identidade local.
“O festival é um convite para a Baixada se ver na tela, em um espaço que não é o shopping. É o Festival de cinema da cidade de Caxias, feito com carinho, para a família caxiense. Um Festival acolhedor e divertido, mas também crítico e provocador – como o cinema e arte devem ser”, afirmou Igor Barradas, um de seus realizadores.

DIVERSIDADE CULTURAL
O evento busca fortalecer a identidade local com mostras competitivas de curtas-metragens, mostra panorâmica de longas, oficinas, master classes e debates.
A programação, que vai até o dia 01 de novembro, é um retrato da diversidade cultural da região e inclui a Mostra Competitiva Nacional de Curtas, a Mostra de Longas-Metragens, a tradicional Mostra Competitiva de Curtas “Tela BXD” e o concurso “Baixada em 1 Minuto”.

AMULETO
A abertura do festival, no Gomeia Galpão Criativo, marca a estreia do filme “Amuleto”, de Heraldo HB e Igor Barradas.
O longa teve estreia nacional no Festival do Rio, na competição oficial.
Durante o evento as exibições acontecerão no Gomeia Galpão Criativo, no bairro Vinte e Cinco de Agosto; no Casarão Cultural, no Jardim Primavera; e na praça da Estação de Imbariê, com o apoio do Cineclube Imbariê nos Trilhos, levando o cinema para o dia a dia da população.

ENCERRAMENTO
A cerimônia de encerramento, em 1º de novembro, será no Gomeia Galpão Criativo, com a entrega do “Troféu Angu de Ouro”; premiação para os curtas-metragens, show com Caxtrinho e festa com DJ Jacquelone.

ESSENCIAL
O festival é gratuito e visa não apenas exibir filmes, mas também fortalecer a produção audiovisual local e oferecer oportunidades de formação para a comunidade, consolidando-se como um evento cultural essencial para a Baixada Fluminense.
O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc.
Para mais informações, os interessados podem acessar o link na bio do perfil do festival, no instagram, ou o site oficial do evento: matecomangu.org/festival5/.
SERVIÇO
5º Festival Mate Com Angu de Cinema
Data: 23 a 26 de outubro e 31 de outubro a 1º de novembro de 2025.
Local:
Gomeia Galpão Criativo: Rua Dr. Lauro Neiva, 32 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto
Casarão Cultural: Avenida Primavera, 761 – Jardim Primavera
Praça da Estação de Imbariê, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Filme de abertura: Amuleto
Entrada: Gratuita.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL:
https://drive.google.com/file/d/1yfZeTJW0x9SsA_erlZ3NPjOfjoM8w5AO/view


(*) Com assessoria de imprensa do Festival