Search
Close this search box.

Começa o delicioso Comida Di Buteco em todo o país

Um mineirinho, com certeza. Nascido no ano 2000 na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com o objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz, começa hoje em todo o país o concurso Comida Di Buteco, numa eleição democrática realizada em duas etapas.

Na primeira etapa, a regional, a votação é feita pelo público e jurados das cidades e regiões do país onde se realizam o evento.

Veja também: um bicampeão fora da competição deste ano

Na segunda etapa, eleitos os campeões de cada circuito, um corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja revelado então, em julho, numa grande festa realizada em São Paulo, o Melhor Buteco do Brasil.

A Joia do Teixeira, do Boteco do Teixeira, concorre ao prêmio pela Baixada Fluminense. Foto: Divulgação
Sandro Teixeira, do Boteco do Teixeira, foi o campeão do concurso em 2023. Foto: Divulgação

O Cevina, em Duque de Caxias, na noite de sexta-feira:

SOMOS TODOS BUTECOS

Com o slogan da campanha deste ano, o concurso, que comemora 24 anos de existência (sendo a 16ª edição no Rio de Janeiro), reitera mais uma vez o buteco como um grande protagonista da vida social do brasileiro e, se alguém pensou que o buteco (assim, com “u”) seria uma instituição exclusivamente carioca, está redondamente enganado: o buteco faz parte da alma brasileira, ainda que, historicamente, no país dos botequins, a origem do bar esteja diretamente associada à abertura dos armazéns portugueses no Rio de Janeiro do século 19, especialmente nos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo.

“O Rio de Janeiro é conhecido no Brasil e no exterior por seus botequins, assim como a França é conhecida por seus bistrôs, e a Inglaterra por seus pubs”. (Wikipedia)

O prato do Cevina é formado por “charutos”, em um cinzeiro; as “cinzas” são farofa de bacon. Acima, movimentação no local na noite de sexta

O BUTECO CARIOCA

Mas, como era de se esperar, com o resultado do evento de 2023, onde os cinco primeiros lugares foram vencidos por butecos da Baixada Fluminense, neste ano teremos novidades no Rio de Janeiro.

Numa decisão da coordenação do concurso, sob a justificativa de que “o número de butecos participantes na Baixada e Niterói cresceram bastante no último ano”, este ano serão premiados separadamente os butecos da Capital, Baixada e Niterói, justificando assim uma premiação específica para as três regiões do Rio de Janeiro.

Segundo a coordenação do Comida Di Buteco, “essa é uma demanda antiga, que agora pode ser implementada, ampliando a cobertura e a premiação do concurso”.

Bem, se por um lado a Baixada (que levou 19 premiações desde 2016, o ano em que foi realizado o primeiro evento no Rio de Janeiro, e conquistou o vice-campeonato nacional em 2020), perde o prazer e a possibilidade de concorrer com os famosos butecos cariocas, passa agora a indicar um buteco da região para o concurso que elege o vencedor do Comida di Buteco nacional, ao lado de um representante do Rio-Capital e de Niterói.

Devido à pandemia, o Comida di Buteco não foi realizado em 2020.

O resultado do concurso nacional sempre corresponde ao evento regional do ano posterior.

Search