Search
Close this search box.

Curta-metragem Memória fala da importância do legado para a vida periférica

Estreou na última quarta (15) o curta-metragem Memória, do cineasta caxiense Emanuel Sant, no auditório do IFRJ, em Nilópolis. O filme e o making of das gravações foram exibidos para uma plateia de cerca de 40 pessoas e recebido sob fortes aplausos. Afinal, Memória contempla o legado que falta tanto aos periféricos que acaba sendo mais presente só por teimosia.

Antes do filme, o evento contou com a exposição visual “reconstrução cultural”. O atraso na exibição foi um retrato do que é ser formado em uma Baixada Fluminense de muitas forças e, sobretudo, sobrevivências. Por impedimentos técnicos não previstos, a equipe precisou usar de criatividade para resolver o problema de exibição. Isso é um talento adquirido, dificilmente notado em grandes centros e em profissionais cujas equipes são definidas por funções estáticas. Em Memória a equipe parece um time que também parece uma família. Neste caso, a família de cada um que vive nas periferias.

Arte imitando os tradicionais DVDs comercializados nos vendedores ambulantes do subúrbio carioca.

MEMÓRIA NÃO TEM RÓTULO

Memória conta o passado e presente que se interligam através de quatro personagens entre a resistência a identidade. Neste caso, assistimos um escravizado fugindo em busca de liberdade, um jovem artista enfrentando a opressão contemporânea, escancarando a persistência do racismo e as lutas da população negra no Brasil, uma criança ambulante vivendo em uma sociedade igualitária no futuro e uma professora indígena que tenta resgatar a memória história ao ensinar que a história do Brasil é um filme inacabado.

As cenas marcantes de Memória apresentam a beleza da fotografia de uma direção e de um roteiro criativos. A estética periférica se entrelaça com recortes, no uso de imagens de arquivo, no uso de referenciais do jornalismo tradicional às simbologias do cotidiano.

Emanuel Sant conta que Memória surgiu há três anos através da escuta da canção homônima, de Natö, artista de Duque de Caxias que atuou como co-diretor no filme. O roteiro é ousado e parte da premissa do verso que diz “História é filme, não é foto”. A narrativa, traçada em excelente monólogo encenado pela atriz Rita Niza, sugere o diálogo entre cultura e educação, entre memória imaterial e instituições formais. A professora de Niza não fala para os alunos, que não por acaso quase não aparecem. A câmera coloca os espectadores de frente para o quadro. A turma está cheia e isso é notado pela trilha sonora. Mas está sentada na plateia de cada exibição do filme Memória.

“Não tem um rótulo pro filme. Não é videoclipe. Não é uma ficção. Não é um documentário”, afirma Emanuel Sant.

O roteiro é assinado por Victor Marino e pelo próprio Natö. O músico contou em trecho do making of sobre como foi ter Memória inspirado em uma canção autoral.

“É uma coisa muito doida ver uma música que escrevi em 2018 cercado de gente que eu confio, tomando essa forma”, conta Natö.

A direção de arte de Luciana Nobre é um elemento incrível do filme. Todo o cuidado com a cena do saxofone, as homenagens em grafite, a edição de jornal e os figurinos não são acaso. “Uma história de amor e fúria”, uma animação brasileira de 2013 é referencial sobre a história do Brasil e seus traumas como escravidão, extermínio indígena e ditadura, atravessa a tela em cena da sala de aula.

Emanuel exibe maturidade na direção de Memória como se tivesse 30 anos de estrada. Os enquadramentos da fotografia de Herbet “Jomboh” Cardoso combinam com os planos inspirados e os inteligentes movimentos da narrativa. Outro ponto alto é o trabalho de pesquisa feito por Carolina Gonçalves e Lucas Moura, muito bem encaixados na arte e na narrativa de Memória.

Exposição “Reconstrução Cultural”.

HOMENAGEM A FABIO MATHEUS

A homenagem a Fabio Matheus, assim como a presença da jornalista viúva de Fábio, Bernadete Travassos, não é mera lembrança. Emanuel e grande parte da equipe são egressos do curso de audiovisual do EncontrArte, de ensino gratuito em Nova Iguaçu. O que os alunos falam sempre é da gratidão pela oportunidade dada em um lugar e em uma área escassa disso. São frutos muito bem trabalhados nas dificuldades e nas inspirações marginais. Não apenas Matheus, como Giordana Moreira, Dudu de Morro Agudo, Heraldo HB e tantos outros são homenageados na película. Também são peças importantes da engrenagem que leva Memória ao patamar de uma obra cânone manifestações culturais, religiosas e artísticas tão marcantes na Baixada Fluminense e no subúrbio do Rio de Janeiro.

Memória é uma obra que consolida a Baixada Fluminense no mapa do audiovisual carioca. Fruto de políticas públicas que não apenas fomentam a produção, mas aperfeiçoam artistas talentos que não habitam os grandes centros. Pessoas muito distantes dos privilégios contando as próprias histórias muito congruentes com tantas histórias apagadas, silenciadas, desvalorizadas e, finalmente, retomadas, narradas, conduzidas, transformadas e transformadoras.

A vida não é estática como uma fotografia. É um filme que fica na memória.

Serviço

Próximas exibições de Memória

São João de Meriti: 16/05 (sexta) – Espaço Bic 19h

Belford Roxo: 17/05 (sábado) – Donana 19h

Magé: 20/05 (terça) – Colégio Estadual José Veríssimo 13h

Seropédica: 20/05 (terça) – CineCasulo/IFRRJ 18h

*Japeri: 22/05 (quinta) – Biblioteca Municipal 16h

*Queimados: 23/05 (sexta) – Casa da Utopia 19h

Ficha técnica

Direção: Emanuel Sant

Co-Direção: Natö

Coordenação de projeto: Laura Gonna

Roteiro: Victor Marino e Natö

Assist. Direção: Guilherme Leopoldo

Assist. Criativo: João Vieira

Direção de Fotografia: Herbert “Jomboh” Cardoso

Direção de Arte: Luciana Nobre

Direção de Produção: Vio Anchieta

Produção Executiva: Laura Gonne

Direção de Som: Lucio Perpetuos

1º Assist. Câmera e Foquista: Gabriel Vitiello

2º Assist. Câmera: Macla Oliveira

3º Assist. Câmera: Isa Costa

4º Assist. Câmera: Vitor Dias

Gaffer: Yuri Veriato

Assist. de Gaffer: Felipe Gaygher

Makinf-off: Higor Cabral

Still: Marina Maux

Logger: Marques

1º Assist. Arte: Mariana Anddrade

2º Assist. Arte: Lorena Piores

3º Assist. Arte: Bruno Fernandes Monteiro

Figurinista: Bia, a.k.a. Imperatriz

Assist. Figurino: Marianna Baptista

Maquiagem Caracterizadora: Rebeca Frazão

1º Assist. Produção: Wargus

2º Assist. Produção: Luana Ferreira

3º Assist. Produção: João Queiroz

Produção e Preparação de Elenco: Paulo D’Souza

Grafite: Bea Simões

Midias Sociais: Higordão

Assessoria de Imprensa: Bernadete Travassos

Pesquisa: Carolina  Gonçalves e Lucas Moura

Edição, Cor e Finalização: Herbert “Jomboh” Cardoso

Desisgn: Herbert “Jomboh” Cardoso

FLIS promove encontro literário e cultural no Teatro Firjan SESI Caxias

Sob o tema “Sente o Clima! – Mudanças socioambientais nas artes e vivências da Baixada e do Brasil”, a segunda edição da Feira Literária dos Subúrbios (FLIS), considerado um dos principais encontros literários e culturais da Baixada Fluminense, acontece hoje e amanhã, no Teatro Firjan SESI Caxias. Além de palestras, a FLIS contará com oficinas de dança e grafite, apresentações musicais, sarau e contação de histórias. A feira é produzida pela pedagoga Débora Amorim, com a curadoria do escritor Pedro Machado. PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Leia mais

Magé recebe o 1º Festival Underground Literário dedicado à valorização da arte independente da Baixada Fluminense

Magé, na Baixada Fluminense, será palco neste final de semana (amanhã e domingo) do 1º Festival Underground Literário, um evento gratuito e multicultural dedicado à valorização da arte independente, da cultura urbana e da literatura produzida na Baixada Fluminense. A programação acontece no El Loco Eventos, no centro, reunindo atividades simultâneas em quatro espaços principais: Palco Underground, Palco Street, a Feira Literária e a Garagem Geek, área totalmente voltada ao universo pop e nerd. PRODUÇÃO INDEPENDENTE Idealizado pela Sound Wave

Leia mais

Ator Fábio Mateus recebe homenagem e vira nome de Instituto em Nova Iguaçu

Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte. Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu

Leia mais

Projeto social “As 15 Primaveras” promete emocionar 15 meninas de comunidades do Rio de Janeiro

O projeto social “As 15 Primaveras”, idealizado pelo promoter e empresário David Santiago, promove mais uma edição da celebração que realiza o sonho de meninas das comunidades do Rio de Janeiro. UMA NOITE DE SONHOS A festa, que vai acontecer na segunda feira (15/12) na Casa de Festas Além dos Sonhos, na Ilha de Guaratiba, reunirá 15 debutantes sob o comando da cerimonialista Rosi Medeiros. As meninas são selecionadas obedecendo alguns critérios, como mérito escolar, disciplina e comportamento. Todas indicadas

Leia mais

FLIS promove encontro literário e cultural no Teatro Firjan SESI Caxias

Sob o tema “Sente o Clima! – Mudanças socioambientais nas artes e vivências da Baixada e do Brasil”, a segunda edição da Feira Literária dos Subúrbios (FLIS), considerado um dos principais encontros literários e culturais da Baixada Fluminense, acontece hoje e amanhã, no Teatro Firjan SESI Caxias. Além de palestras, a FLIS contará com oficinas de dança e grafite, apresentações musicais, sarau e contação de histórias. A feira é produzida pela pedagoga Débora Amorim, com a curadoria do escritor Pedro Machado. PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Leia mais

Magé recebe o 1º Festival Underground Literário dedicado à valorização da arte independente da Baixada Fluminense

Magé, na Baixada Fluminense, será palco neste final de semana (amanhã e domingo) do 1º Festival Underground Literário, um evento gratuito e multicultural dedicado à valorização da arte independente, da cultura urbana e da literatura produzida na Baixada Fluminense. A programação acontece no El Loco Eventos, no centro, reunindo atividades simultâneas em quatro espaços principais: Palco Underground, Palco Street, a Feira Literária e a Garagem Geek, área totalmente voltada ao universo pop e nerd. PRODUÇÃO INDEPENDENTE Idealizado pela Sound Wave

Leia mais

Ator Fábio Mateus recebe homenagem e vira nome de Instituto em Nova Iguaçu

Os artistas de todas as tribos que produzem cultura na Baixada Fluminense estarão hoje, fazendo uma merecida homenagem ao ator, diretor e produtor Fábio Mateus, pesquisador e criador do grupo Os Andarilhos, e um dos fundadores do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte. Na ocasião será inaugurado o Instituto Fábio Mateus O Instituto funcionará em Nilópolis, mas a cerimônia de sua criação será no Centro Cultural Villelarte, em Nova Iguaçu, no local onde o ator empresta seu

Leia mais

Projeto social “As 15 Primaveras” promete emocionar 15 meninas de comunidades do Rio de Janeiro

O projeto social “As 15 Primaveras”, idealizado pelo promoter e empresário David Santiago, promove mais uma edição da celebração que realiza o sonho de meninas das comunidades do Rio de Janeiro. UMA NOITE DE SONHOS A festa, que vai acontecer na segunda feira (15/12) na Casa de Festas Além dos Sonhos, na Ilha de Guaratiba, reunirá 15 debutantes sob o comando da cerimonialista Rosi Medeiros. As meninas são selecionadas obedecendo alguns critérios, como mérito escolar, disciplina e comportamento. Todas indicadas

Leia mais

A união que faz a força e transforma uma roda de samba numa grande festa de bambas

A união de duas forças das mais relevantes da Baixada Fluminense: o SAMBAIXADA – O Samba da Baixada Fluminense e o QG dos Compositores e Amigos do Bezerra da Silva, realizam no domingo, 26/10, as 17 horas, da melhor roda de samba da Baixada Fluminense. O local escolhido para o grande encontro é a já tradicional Praça Vitória, na Avenida Luz, em Nova Iguaçu. SAMBAS ANTOLÓGICOS Nomes de projeção nacional como Cremilson Bico Doce, um dos intérpretes oficiais da Mangueira;

Leia mais

Depois de cinco anos ausente do Natal, Árvore do Rio é o espetáculo mais esperado no final de semana do Rio de Janeiro

A Árvore do Rio segue iluminando a Lagoa Rodrigo de Freitas com uma agenda especial no fim de semana, reunindo música, dança, feira de Natal e o tradicional acendimento, que é um espetáculo aguardado todos os dias. BRASILIDADE E RITMOS DANÇANTES No sábado (13/12), as atividades começam às 17h com a DJ Thaís Rodrigues com um set repleto de brasilidade e ritmos dançantes. Logo após, às 19h, acontece o momento mais aguardado: o acendimento da Árvore do Rio. As luzes de Natal tomam conta

Leia mais

A bailarina Luciana Bessa revive os melhores momentos no ‘Xou da Bessa’ no palco do Teatro Nova Iguaçu – Petrobrás

No “Xou da Bessa”, a divertida festa de final de ano de sua academia, a bailarina Luciana Bessa decidiu reviver os melhores momentos do Xou da Xuxa, programa que fez sucesso com a garotada na estreia da apresentadora na Tv Globo nos anos 80. E o resultado foi casa cheia e ingressos esgotados no Teatro Nova Iguaçu Petrobrás (TNI), um teatrão com mais de seiscentos lugares. UM TEMPO QUE MARCOU GERAÇÕES Além de ser uma homenagem cheia de amor e nostalgia ao programa que fez

Leia mais

ABBR realiza Natal solidário e leva alegria a crianças em reabilitação no Rio de Janeiro

A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) promoveu um Natal solidário para os pacientes do Setor Infanto-juvenil da instituição, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O evento reuniu crianças em reabilitação física e cognitiva em uma manhã marcada por atividades recreativas, música, decoração natalina e distribuição de presentes. ACOLHIMENTO, LEVEZA E INCLUSÃO Realizada no auditório da unidade, a programação aconteceu das 9h às 13h e teve como objetivo proporcionar um momento de acolhimento, leveza e inclusão para crianças que enfrentam tratamentos de longo prazo.

Leia mais

Capital Inicial encerra turnê “Acústico 25 anos” no Espaço Hall, na Barra da Tijuca

Encerrando a turnê “Capital Inicial – Acústico 25 anos”, a banda Capital Inicial se apresenta hoje, no Espaço Hall, em única apresentação. Inabalável há 42 anos, o Capital Inicial traz toda a atmosfera do Acústico MTV para os dias atuais.  ATMOSFERA ACÚSTICO MTV Um marco como esse na história do Capital tem que ser mesmo celebrado!  No repertório do show, clássicos como “Natasha”, “Tudo Que Vai” e a versão de “Primeiros Erros”, que garantiu à banda um novo patamar de sucesso, abrindo as portas para turnês em grandes

Leia mais

“O Quebra-Nozes” tradição e contemporaneidade dançam lado a lado no Teatro Multiplan, na Barra da Tijuca

A magia do Natal ganha novos contornos com a estreia da releitura coreográfica de O Quebra-Nozes, assinada por Daniela Severian, artista reconhecida por suas criações ousadas, que fundem a técnica do balé clássico à expressividade e liberdade do movimento contemporâneo. O espetáculo, em cartaz até domingo no Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro, revisita uma das obras mais tradicionais do repertório da dança mundial, agora reimaginada com uma nova narrativa corporal, sensível e atual. Baseado no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos, de

Leia mais

Hospital da Unimed Nova Iguaçu, o maior e mais moderno Complexo Hospitalar da Baixada Fluminense

Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões, a inauguração do Hospital Regional Metropolitano da Unimed Nova Iguaçu, foi iniciada pelos serviços de diagnóstico por imagem, com destaque para um equipamento de ressonância magnética de alto padrão, pioneiro na Baixada Fluminense e um dos poucos instalados em unidades hospitalares em todo o estado. CENTRO CIRÚRGICO A abertura completa do novo hospital deverá ser concretizada em fases. Posteriormente com o início das atividades do centro cirúrgico, com oito salas  para procedimentos de média e alta complexidade;

Leia mais

Com a presença do prefeito Dudu Reina, Unimed Nova Iguaçu inaugura o Hospital Regional Metropolitano

A Unimed Nova Iguaçu, Cooperativa de Serviços Médicos, fundada há 54 anos, inaugurou com um farto coquetel e uma grande festa o seu Hospital Regional Metropolitano. A inauguração teve início pelo módulo do Centro de Imagem da unidade. O evento comandado pelo Dr. Joé Gonçalves Sestello, presidente da instituição, foi acompanhado de sua diretoria executiva e reuniu as mais importantes autoridades da região. FORTALECIMENTO DA SAÚDE Abrindo a solenidade, o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, falou da importância do novo hospital para o município:

Leia mais

Ballet Stagium apresenta hoje no Tetro Sérgio Cardoso, em São Paulo, o espetáculo “Memória e Adoniran”

Uma dica imperdível para quem estiver passeando pela terra da garoa: O Teatro Sérgio Cardoso, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), recebe hoje o espetáculo “Memória e Adoniran”, do Ballet Stagium. O UNIVERSO LÍRICO DE ADONIRAN Dividido em duas partes, “Memória e Adoniran” apresenta a obra Memória, que resgata coreografias marcantes da trajetória da companhia e reafirma a linguagem construída por Décio Otero. Na sequência, Adoniran leva para o palco o universo lírico e cotidiano das canções de Adoniran Barbosa.

Leia mais

Parada LGBTI+ de Madureira reforça a luta contra o feminicídio e a LGBTfobia

Mais do que uma celebração, a Parada LGBTI+ de Madureira é um movimento de conscientização e luta pelos direitos da comunidade que hoje tem cerca de 20 milhões de pessoas e representa 12% da população adulta brasileira, segundo dados do Datafolha. O evento, que acontecerá no Parque Madureira no domingo (14/12), há 22 anos reúne celebridades, formadores de opinião, militantes e, sobretudo, pessoas que entendem a importância de se trazer temas relevantes para o cenário LGBTI+. MILTON CUNHA, PAPEL SOCIAL Idealizada por Loren do Buá

Leia mais

Sesc celebra o mês da Consciência Negra com programação em unidades na Baixada Fluminense

O Sesc RJ oferece uma programação em diversas unidades do estado e em espaços parceiros que convidam à reflexão, à valorização das histórias e dos saberes afro-brasileiros. É mais uma iniciativa do Projeto Consciências, que promove dentro e fora do Sesc ações para a educação antirracista, durante todo o ano. NOVEMBRO NEGRO Em Novembro as atividades vão acontecer no Sesc da Tijuca, de Ramos, Madureira, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Barra Mansa, no Hotel Sesc Grussaí, além do Quilombo Boa Esperança, em

Leia mais

“Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade” na sexta feira no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu

“Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade” é baseada na vida de Luiz Gama, ex-escravizado, jornalista, poeta,  advogado, primeira voz negra da literatura brasileira e protagonista do abolicionismo no Brasil no século XIX, tendo libertado nos tribunais mais de 700 pessoas do cativeiro ilegal. A peça, que será apresentado nesta sexta feira, 28/11, no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultua de Nova Iguaçu, destaca sua luta contra o preconceito racial e pela liberdade, apresentando sua trajetória desde o nascimento em condições de escravidão até sua atuação como

Leia mais

Com o espetáculo ‘Choro das Águas’ Zizi Possi se apresenta hoje no Teatro Multiplan, na Barra da Tijuca

Idealizado por Zizi Possi e José Possi Neto, “Choro das Águas” nasce da urgência em manter viva a chama da solidariedade frente aos desastres causados pelas mudanças climáticas — tragédias que, embora saiam nas manchetes, continuam a marcar profundamente a vida de milhares de brasileiros. “Desde 1973 Zizi e eu caminhamos juntos, e às vezes separadamente, pelos palcos da vida. Nosso último trabalho foi “À Flor da Pele” em 2017. Não dá pra acreditar que oito anos já se passaram. O “Choro das Águas”, nosso

Leia mais

Encerra no domingo as inscrições para o Edital de Cultura Firjan Sesi

A Firjan SESI está com inscrições abertas, até domingo, 05/10, para o Mosaico Rio, Edital de Cultura que irá selecionar e contratar 90 projetos artístico-culturais inéditos e não inéditos. O investimento para a realização do Mosaico Rio é de mais de R$ 3 milhões e 298 mil. As categorias estão divididas entre obras inéditas que contemplam teatro adulto e juvenil, circo, dança, música, fotografia e multilinguagem, e não inéditas voltados para literatura e circuitos de espetáculos teatrais adultos e para crianças. CIRCULAÇÃO De acordo com

Leia mais