A Cidade do Rio de Janeiro alcançou 98 pontos (dos 100 pontos possíveis) no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025, em relatório divulgado na ultima terça-feira (7/10) pela Transparência Internacional – Brasil, a partir da aplicação da metodologia do ITGP em Municípios do Estado do Rio de Janeiro pelo Instituto de Direito Coletivo.
O índice avaliou 13 municípios da região fluminense: Araruama, Armação dos Búzios, Campos, Macaé, Miguel Pereira, Petrópolis, Quatis, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Saquarema, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.
Com o resultado, o Rio conquistou a classificação “Ótimo”, representando um expressivo avanço de 21,8 pontos, ou seja, uma pontuação 28% maior em relação a obtida em 2024, quando havia totalizado 76,2 pontos e atingido a classificação “Bom”.
A melhora também se reflete no comparativo com outras cidades da região, colocando o Rio como a cidade mais transparente do Estado do Rio de Janeiro, com 69 dos 71 indicadores gabaritados.
O resultado demonstra um evidente fortalecimento de suas práticas de governança e reafirma sua liderança e atuação de referência em transparência pública.

GESTÃO PARTICIPATIVA
O Secretário Municipal de Integridade e Transparência, Rodrigo Corrêa, destacou que o avanço reflete o esforço da Prefeitura do Rio em consolidar uma gestão mais aberta e participativa:
“Transparência é um valor que fortalece a democracia e aproxima o cidadão das decisões do governo, viabilizando o exercício da cidadania. Esse avanço no ranking é fruto de um trabalho coletivo desta gestão para tornar o Rio uma cidade cada vez mais aberta, responsável e conectada com os anseios da população.”
TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO
A avaliação do ITGP 2025 analisou 71 indicadores divididos em seis dimensões, sendo elas: Legal, Plataformas, Administrativo e Governança, Obras Públicas, Transparência Financeira e Orçamentária e Comunicação, Engajamento e Participação, tendo o município do Rio pontuado integralmente nas quatro primeiras.
A pontuação obtida na dimensão Plataformas reflete os avanços da Prefeitura na criação de portais que aproximam a gestão pública dos cidadãos. O resultado evidencia o aprimoramento contínuo voltado à transparência ativa, à usabilidade digital e ao acesso à informação.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
O Portal da Transparência Rio é o eixo central desse ecossistema, atendendo integralmente aos critérios de acessibilidade, clareza e divulgação de dados do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Com gráficos interativos, navegação intuitiva e linguagem cidadã, o Portal organiza informações de forma integrada, fortalecendo a transparência e o controle social no município.
OBRAS PÚBLICAS
Outro indicador da avaliação em que a Prefeitura do Rio de Janeiro obteve pontuação máxima foi Obras Públicas, que permite acompanhar o andamento das obras municipais, com dados sobre prazos, valores, localização e execução física, além de oferecer o download das informações em formato aberto.
DESEMPENHO
Rio de Janeiro e Petrópolis se destacam com os melhores desempenho, com nota 98 e 74 respectivamente.
Araruama e Campos ficaram nas últimas colocações, com nota 51,3 e 47 respectivamente.
O ITGP é uma das principais referências nacionais na medição da transparência, servindo de instrumento para aprimorar políticas de governo e fortalecer a confiança entre o poder público e a sociedade.

(*) Com ASCOM da Prefeitura do Rio de Janeiro