Search
Close this search box.

Empresário Luiz Césio Caetano é eleito o novo presidente da Firjan-RJ

O empresário Luiz Césio Caetano, de 74 anos, foi eleito nesta segunda-feira (19) como o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para um mandato de quatro anos. Caetano, que é o atual 1º vice-presidente da Firjan, atua na indústria fluminense há 50 anos e, desde 2023, também ocupa o cargo de diretor na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“São 29 anos atuando na Firjan. O que observo ao longo desses anos é que a instituição se tornou muito mais relevante e os desafios cresceram significativamente. A federação há muito extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro e é reconhecida em todo o país. É uma honra e uma grande responsabilidade manter a federação nesse lugar de relevância para a sociedade e como indutora de inovação para a nossa base industrial”, afirmou Luiz Césio Caetano.

Na ocasião, o empresário agradeceu a confiança dos parceiros: “Isso é um sinal de que estamos no caminho certo para a construção de um ambiente de negócios mais favorável à indústria fluminense.”

Luiz Césio Caetano discursa na sede da Firjan, no Centro do Rio. Foto: Paula Johas

LUIZ CÉSIO CAETANO

Engenheiro mecânico formado pela UFRJ, Luiz Césio Caetano é Diretor Corporativo e acionista da Sal Cisne, empresa à qual se dedica há mais de 40 anos. Desde 1997, ele preside o Sindicato de Refino e Moagem de Sal (Sindisal) e, até 2021, ocupou o cargo de presidente do Conselho Regional da Firjan Leste Fluminense.

Na Firjan, presidiu, entre outros, o Grupo de Trabalho de Política Industrial, que desenvolveu o documento “Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0”, com sugestões de políticas públicas entregues ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a diversos ministros de Estado.

Luiz Césio Caetano também participou de discussões com o governador Cláudio Castro sobre a Reforma Tributária e seus impactos no estado do Rio de Janeiro. Ele liderou o grupo que desenvolveu o projeto Firjan_PEQ – Firjan da Pequena Empresa. Na CNI, é vice-presidente do Conselho Temático de Micro, Pequena e Média Empresa e integra o Grupo de Trabalho de Combate ao Brasil Ilegal, que busca propor soluções para conter crimes que prejudicam a economia.

Luiz Césio Caetano recebe os cumprimentos de Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Foto: Paula Johas

Para Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, “Caetano é uma das lideranças empresariais mais competentes que temos. Ele é incansável na defesa da indústria e tem um enorme conhecimento sobre o cenário do setor no estado do Rio de Janeiro, o que, certamente, contribuirá para fortalecer ainda mais a atuação da federação na representação empresarial.”

POSSE EM OUTUBRO

Luiz Césio Caetano assumirá a presidência da Firjan e do CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro) no dia 14 de outubro, quando ocorrerá a posse das novas diretorias eleitas para o quadriênio 2024-2028. Condecorado com a Medalha do Mérito Industrial em 2007, ele terá como 1º vice-presidente Carlos Erane de Aguiar e como 2º vice-presidente Henrique Antônio Nora Oliveira Lima.

Search