A exposição “Fabulações Visuais de uma Baixada Imaginada” chega no sábado (06) ao Sesc Duque de Caxias com obras que trazem diversas imaginações visuais sobre a Baixada Fluminense a partir dos olhares de artistas locais e instigam o público a pensar um imaginário fantástico sobre a região.
A mostra se propõe a ser uma reunião de olhares criativos, imaginativos e sonhadores que se originam da memória afetiva de quem vive neste lugar e cria relações afetivas nele e com ele.
“O propósito da exposição é a exploração de imaginários sobre a Baixada Fluminense, como modo de afirmar a possibilidade de ver e representar este território a partir de outras invenções. O objetivo é expandir o imaginário dessa região para outros sentidos e dimensões. Queremos ir além da imagem degradada e violenta da Baixada, criada por anos de discursos midiáticos”, revela Elaine Rodrigues, co-fundadora da DesignLinhadas e co-curadora da exposição.
Composta por 34 obras de Jônatxs Moreira (na foto que abre este post), Breu e do coletivo BXDLambe, composto por Pietra Canle e Silas Sena, que são, ao mesmo tempo, narrativas visuais inventadas e/ou surreais e expressão das suas próprias vivências e subjetividades como moradores.
A intenção com a seleção destes artistas – todos moradores da Baixada Fluminense – é a de fomentar um cenário artístico visual mais plural e com mais diversidade de percepções sobre as periferias.
“A importância da perspectiva dessa geração contemporânea de artistas visuais, provenientes de regiões periféricas, se dá na constatação do seu empoderamento discursivo. É possível perceber nisto que as narrativas visuais demonstram que esse grupo se apropriou do seu direito de morador de falar por si, de representar e imaginar a Baixada partindo das próprias vivências e experiências e, mais do que isso, de escolher como ela seria retratada. Propondo contrapontos às representações visuais feitas muitas vezes por pessoas e instituições que tinham pouco ou nenhuma conexão com a Baixada Fluminense”, propõe Elaine Rodrigues.
A abertura da exposição contará com a conversa “Fabular para reivindicar uma Baixada nossa”, entre curadora e artistas, e um DJ Set com o músico e produtor musical Rodrigo Caê.
Dentre os destaques da exposição, o público vai poder conferir algumas obras inéditas desses artistas, que foram criadas especialmente para a mostra, intervenções visuais que farão parte da cenografia e antigos trabalhos que ganharam releituras em outros suportes visuais.
FICHA TÉCNICA
A programação está prevista para às 13h, no sábado (06 de abril), no SESC Duque de Caxias.
A realização é do SESC Rio, dentro da programação do SESC Baixada em Foco 2024, com produção executiva da Estamira Produções Culturais.
A exposição fica em cartaz de 6 de abril até o dia 8 de junho de 2024 na Galeria de Artes do SESC Duque de Caxias, que funciona de terça a sábado, das 8 às 17h.
A entrada é franca e tem classificação livre.
Informações sobre a programação podem ser obtidas pelo perfil @designLinhadas, no Instagram.
O projeto tem concepção, produção e curadoria do DesignLinhadas, um estúdio criativo da Baixada Fluminense.