A Associação Pestalozzi de Magé realiza hoje, das 10h às 16h, na sede da instituição, o Festival Diversidades, um grande encontro cultural que valoriza a arte como instrumento de inclusão e transformação social, com entrada gratuita e programação totalmente acessível.

ARTE QUE INCLUI E UNE
Com o tema “Arte que inclui, cultura que une”, o festival é o apogeu de oficinas de teatro, dança, música e capoterapia realizadas ao longo do ano, com prioridade para pessoas com deficiência. O público poderá acompanhar apresentações artísticas, oficinas coletivas e exposições, evidenciando o protagonismo e a diversidade de linguagens culturais.
“Acreditamos que a arte é uma poderosa ferramenta de inclusão e de quebra de barreiras. O Festival Diversidades mostra que cada pessoa, com ou sem deficiência, tem um talento que merece ser valorizado. Este evento simboliza a missão da Pestalozzi de Magé: promover a cidadania, o respeito e a autonomia das pessoas com deficiência por meio da cultura e da educação”, destaca o presidente da Associação Pestalozzi de Magé, Gastão Cosate.

PROGRAMAÇÃO
A programação contará com acolhimento musical do professor André Ales (“Música para Todos”), aulão de dança coletiva com o professor Plínio Costa, apresentações teatrais e musicais, roda de capoterapia e capoeira, além de um momento especial com exposição da artista plástica Lia Luz.
Entre as atrações confirmadas estão a Companhia de Música Encantamentos, os grupos teatrais Apaixonados e Defensores da Alegria, além das participações do sambista Gabrielzinho do Irajá e da artista Larissa Simões.
“Nossa programação está imperdível. Vamos mostrar que não há barreiras para inclusão. Arte e inclusão têm tudo a ver. A Lia Luz não tem braços e mesmo assim é uma excelente artista plástica, Gabrielzinho do Irajá é cego e um grande sambista, e a Larissa, que tem síndrome de Down, canta e dança com alegria. Esse festival mostra como a cultura transforma vidas todos os dias”, afirma a coordenadora de projetos, Daiane Ignácio.

ROMPER BARREIRAS
Mais do que um festival, a iniciativa busca romper barreiras e garantir o acesso à cultura como direito, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
O evento contará com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, audiodescrição, materiais em braile e estrutura adaptada.
O Festival Diversidades é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio cultural da Prefeitura de Magé.

PESTALOZZI DE MAGÉ
A Pestalozzi de Magé atua desde 1977 e tem como missão promover estratégias e ações que garantam e ampliem os direitos da pessoa com deficiência, fortalecendo sua inclusão na sociedade, no mercado de trabalho e sua autonomia. Atualmente, a instituição atende 215 usuários em sua sede, localizada na Rua Pedro Valério, nº 286, Canal, Magé/RJ.

(*) Com Matheus Arantes, assessoria de imprensa