Search
Close this search box.

Firjan apresenta soluções tecnológicas para os setores de defesa e segurança na LAAD Defence & Security 2025, no Riocentro

Pela primeira vez com estande próprio, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) participa da 15ª edição da principal Feira de Defesa e Segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security.

O evento, que vai de hoje a sexta-feira, 4 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro, reúne empresas brasileiras e internacionais da cadeia produtiva de defesa e segurança, fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas, Forças Policiais e Especiais, assim como executivos da segurança corporativa do Brasil e outros países.

“A indústria de defesa representa hoje 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além disso, o setor é responsável por empregar cerca de 2,9 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão de empregos diretos e 1,3 milhão indiretos. Ela não apenas contribui para a geração de empregos qualificados e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas avançadas, mas também promove a inovação e a competitividade no país”, destaca o vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da federação, Carlos Erane de Aguiar.

O executivo lembra também que a indústria de defesa e segurança tem um vasto potencial, que vai muito além do uso exclusivamente militar.

“Ela envolve o desenvolvimento de tecnologias de ponta que impactam diversos setores da sociedade e da economia, o que chamamos de tecnologias duais, para uso militar e civil”, aponta Aguiar.

Simulador Guarani na LAAD Defence & Security.

DEFESA E SEGURANÇA

Nesse sentido, a Firjan, além de estreitar o relacionamento da indústria fluminense com empresas e instituições nacionais e internacionais, em ações no estande T31 no Pavilhão 4, apresentará toda a oferta de serviços tecnológicos e pesquisa aplicada da Firjan SENAI SESI para os setores de defesa e segurança.

A Rede de Institutos de Tecnologia e Inovação da Firjan SENAI SESI abordará novas tendências, com novos materiais aplicados às FFAA; defesa biológica; ciência de dados e Inteligência Artificial (IA); assim como os protótipos de simuladores de alta complexidade do submarino Tupi e os procedimentos de motorista do veículo blindado Guarani.

Durante a feira, a Firjan promove ainda o seminário “Pesquisa e inovação na aplicação de bacteriófagos em defesa biológica, saúde, agronegócio e indústria”. O encontro com renomados especialistas acontece no dia 3, a partir das 14h30, no Pavilhão 5 do Riocentro.

Firjan Simulador Guarani na LAAD Defence & Security.
O empresário Carlos Erane de Aguiar, vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da Federação.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa Firjan Gerência de Imprensa e Conteúdo

Search