Com a proposta de promover o crescimento econômico da Baixada Fluminense, a Firjan Caxias e Região realizou a entrega da Agenda de Propostas para um Brasil 4.0, contendo os principais pleitos para o desenvolvimento socioeconômico da região.
O presidente regional da federação, Roberto Leverone, reuniu representantes do poder público e empresários de diferentes setores da indústria, para apresentar o documento e debater sobre as principais demandas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, avanços na infraestrutura e ações junto ao governo federal para a defesa de propostas que impactam diretamente a região.

POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO
O encontro contou com a participação da prefeita de Guapimirim, Marina Rocha; da vice-prefeita de Magé, Jamille Cozzolino e seus respectivos secretários de governo. Os governos de Duque de Caxias e São João de Meriti também foram representados pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Paulo Teixeira e de Trabalho e Renda, Bruno Correia, respectivamente.
“As propostas apresentadas nesse estudo visam contribuir com os gestores públicos com a identificação de demandas para as quais são necessárias a criação de medidas que melhorem a estrutura das cidades. A Baixada Fluminense tem grande potencial de desenvolvimento, tendo em vista as empresas que investem na região, expandindo as atividades.”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.

FOMENTO A COMPETITIVIDADE
Na ocasião, os gestores públicos receberam o documento que consolida 10 propostas de esfera municipal, elaborado a partir de escuta com empresários, que compõem as propostas federais e estaduais. O material pretende ser um suporte à gestão pública, como um fomento à competitividade e à produtividade da indústria fluminense.

DEMANDAS ESPECÍFICAS
A edição do caderno voltado para Duque de Caxias e região sinaliza a necessidade de implementação de medidas para coibir o roubo de cargas, melhoria das condições de segurança pública, redução de carga tributária, concessão de incentivos fiscais, otimização dos processos de concessão de licenciamento de obras, estabelecimento de medidas sustentáveis para o descarte e reuso adequado de resíduos sólidos.
O caderno contém ainda propostas voltadas para a melhoria da atividade industrial na Baixada, a serem tratadas junto aos governos estadual e federal, entre as quais: a melhoria da infraestrutura e concessões rodoviárias; combate à redução de benefícios fiscais; fortalecimento da legislação no que se refere à segurança pública; e melhoria de serviços de concessionárias.


Fotos: Divulgação
(*) Com Vivian Dutra, assessoria de imprensa Firjan