A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) esteve presente na manhã desta terça-feira (19/3) na sessão solene de lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2024, realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Durante o evento, a Firjan destacou 28 Projetos de Lei considerados prioritários pelos empresários fluminenses, visando a aprovação pelo Congresso Nacional. Tais iniciativas são essenciais para promover a reindustrialização e aumentar a competitividade da indústria brasileira e do estado do Rio.
“O poder público tem papel fundamental na reindustrialização do país. Através das leis, pode-se criar mais segurança jurídica, competitividade e estímulos à inovação. Ações que tornem o ambiente de negócios mais saudável e atraente a investimentos e, por consequência, à geração de empregos. Entre os projetos de lei que consideramos prioritários estão os que melhoram o acesso a crédito às micro e pequenas empresas – através do Pronampe – e que ampliam o mercado livre de energia, um insumo caríssimo para os industriais fluminenses”, destacou o 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Ele lembrou que o Rio tem a energia mais cara do país: 47% acima da média brasileira. O PL que trata desse tema, o 414/2021 também aborda a qualidade da energia.
Para o presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Carlos Erane de Aguiar, a Agenda Legislativa é de grande relevância para a federação, visto que foi possível apresentar pleitos considerados prioritários para a Baixada Fluminense.
“Destacamos as nossas maiores necessidades como o fortalecimento da segurança pública, melhoria na infraestrutura, saúde e principalmente para o transporte, que é algo significativo para a nossa região. Nossos profissionais precisam de melhores condições de locomoção”, considerou.
O desenvolvimento da indústria pela Baixada Fluminense também foi ponto destacado pelo presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, que aproveitou a ocasião para fortalecer a necessidade de adoção de medidas voltadas para a segurança.
“Temos uma atuação constante na busca de medidas que visem o combate ao roubo de cargas e ao comércio ilegal, que afetam de forma significava a atividade industrial pela Baixada. Esperamos que a partir dessa agenda, iniciativas sejam adotadas de forma a garantir melhores condições para a região”, enfatizou.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, prestigiou o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2024, ressaltando a importância do PL 2/2024, que trata da depreciação acelerada para máquinas e equipamentos, um dos pleitos da Firjan. Segundo ele, o projeto é necessário para a reindustrialização do país e para a competividade da indústria nacional.
Alckmin também destacou a aprovação da reforma tributária. “Não foi fácil aprová-la, mas vai fazer a diferença impulsionando a economia nacional. Ela tem a força de aumentar em 12% o PIB brasileiro em 15 anos”, acrescentou Alckmin.
O evento também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.