Com curadoria da artista plástica Denise Araripe, “Suspiro”, a primeira mostra individual de Jessica Von Lehsten Goes, é destaque na Galeria de Artes Candido Mendes, de hoje ao dia 19 de dezembro.
Jessica incorpora diversidade de linguagens, reúne esculturas e objetos que se instalam como pequenas retenções do mundo, formas que parecem guardar um fôlego antes que ele se disperse.
A artista apresenta obras autorais e instalações construídas a partir de objetos comuns, deslocando materiais do dia a dia para revelar sua dimensão poética e sensível.

UM SOPRO QUE SE REVELA
“Jessica recolhe o que a vida esquece e devolve como rito. Papéis, dobras, tecidos – matéria leve que sustenta o invisível. Cada furo é passagem, cada sombra, um aviso. Esta artista toca o cotidiano como quem desperta sua transcendência. Há um sopro que se revela e um corpo que escuta. O menor gesto realinha o mundo, e o sagrado, enfim, se deixa notar”, define Denise Araripe, que fecha o ano de 2025 com cerca de 10 exposições na galeria da Universidade Candido Mendes.

UMA FRESTA SENSÍVEL DO MUNDO
Jessica Von Lehsten Goes é reconhecida por um trabalho pautado por uma observação minuciosa do cotidiano e por passagens por instituições como o Marina AbramovićInstitute, o Museu Benaki, em Atenas; o Cabaret Voltaire, em Zurique, e a Casa França-Brasil.
Em “Suspiro”, a artista apresenta um conjunto de obras que se firma no vazio, onde a ausência se torna presença e a beleza finalmente se deixa notar.

OS DESENCONTROS DA COMUNICAÇÃO
Jessica Von Lehsten Goes é uma artista carioca-alemã, formada em Artes pela University of Arts, em Londres (1999).
Trabalhando com esculturas, fotografias, vídeos, performances e instalações, sua prática explora as relações entre corpo, espaço e linguagem, destacando os desencontros da comunicação.
Com raízes brasileiras e alemãs e fluência em várias línguas, Jessica incorpora elementos do dia a dia, transformando o banal em narrativas visuais que conectam experiências pessoais e culturais.
A artista participou de exposições como “AS ONE no MAI” (Marina Abramovic Institute) + “NEON”, no Museu Benaki, Atenas, 2016; “From Nothing to Nowhere”, no Cabaret Voltaire, em Zurique, 2016; “Debris” na SP Arte, em São Paulo, 2018 e “Desdobra/Não quebres”, na Casa França Brasil, no Rio de Janeiro, em 2023.

Link de trabalhos da artista Jessica Von Lehsten Goes: https://jvlg.xyz/
“Suspiro”
Exposição da artista Jessica Von Lehsten Goes
Local: galeria da Universidade Candido Mendes.
Endereço: Rua Joana Angélica, 63, Ipanema (RJ).
De segunda a sexta (das 14h às 19 h) e aos sábados (das 14h às 18h).
Entrada Franca.
FOTO/CAPA: Jessica Von Lehsten Goes apresenta obras autorais e instalações construídas a partir de objetos comuns.






(*) Com Alberto Corona, assessoria de imprensa da Universidade Candido Mendes





















