A 17ª Edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, LABRFF, o maior festival de cinema brasileiro fora do país, acontece de hoje a quinta feira, 4 a 7 de novembro, no famoso The Culver Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A seleção Oficial 2024 é composta por 15 longas metragens,19 curtas metragens e 7 documentários brasileiros. “A seleção reflete a diversidade do Brasil, destacando filmes dirigidos por mulheres, negros e representantes de diversas regiões do país”, assegurou Meire Fernandes, fundadora do Festival.
A Noite de Gala é um dos grandes eventos que celebra o cinema brasileiro no exterior. Com direito a tapete vermelho, a abertura da 17ª Edição do Los Angeles Brazilian Film Festival terá a exibição do filme “Grande Sertão”, dirigido por Guel Arraes. O filme adapta o clássico da literatura brasileira, “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, para a realidade da periferia urbana.
GRANDE SERTÂO
“A chave que encontramos para penetrar na muralha que cerca este livro infinito foi transpor “Grande Sertão: Veredas” de Minas do final do século XIX, início do XX para a realidade atual numa grande comunidade da periferia e adotar um ponto de vista que tivesse a ver com o Brasil de hoje. Os chamados “favela-movies”, gênero inaugurado com brilhantismo por “Rio 40 Graus”, de Nelson Pereira dos Santos, em 1955, e recriado por “Cidade de Deus” de Fernando Meireles e Katia Lund, em 2000, costumam adotar o ponto de vista da comunidade ou da polícia. “Grande Sertão” fala da guerra do ponto de vista dos guerreiros. Parece impossível contar uma história adotando o ponto de vista de bandidos sem parecer estar tomando o partido deles. Guimarães Rosa fez isso em seu romance”, reflete Guel Arraes sobre o seu aclamado filme.
THE CULVER THEATER
Pelo segundo ano consecutivo, o festival será realizado no icônico “The Culver Theater”, agora sob a propriedade da Amazon Studios.
Esta região tem um significado especial no universo cinematográfico, já que abrigou os estúdios da MGM e foi cenário de clássicos como “O Mágico de Oz” e “E o Vento Levou”. Ao redor do teatro, o “The Culver Steps” se destaca como um oásis no centro urbano, oferecendo espaços verdes, restaurantes e uma vida noturna vibrante.
NOITE DE ENCERRAMENTO
O festival se encerra com a exibição de “Estômago II: O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge:
“Não poderia ter ocasião melhor para estrear “Estômago 2 – O Poderoso Chef ” nos Estados Unidos do que a que me foi oferecida pelo Los Angeles Brazilian Film Festival, que reservou a noite de encerramento para o meu filme. Não posso deixar de agradecer a Meire Fernandes, a diretora do Festival, pelo incessante trabalho de divulgação do cinema brasileiro naquela cidade tão simbólica e relevante para nós que fazemos filmes”, disse Marcos Jorge.
COMISSÃO JULGADORA
A comissão julgadora do LABRFF 2024 é formada pelos produtores, roteiristas, cineastas e jornalistas Dandara Ferreira, Laura Malin, Lula Oliveira, Aymara Limma, Will Mazzola, Raildon Lucena e Veronica Villa Head.
SOBRE O LOS ANGELES BRAZILIAN FILM FESTIVAL
Fundado em 2008 pela produtora de cinema Meire Fernandes e pelo jornalista Nazareno Paulo, o LABRFF se estabeleceu como uma importante vitrine para as produções brasileiras em Hollywood, exibindo mais de 1.450 títulos e premiando mais de 600 profissionais do setor. O festival também tem contribuído para a realização de longas-metragens no Brasil em parceria com os Estados Unidos e facilitado o licenciamento de diversos filmes brasileiros para distribuidoras americanas, consolidando sua reputação como um dos festivais de cinema brasileiro mais prestigiados fora do país.
FOTO/CRÉDITO: Bill Counter
LINK DO FESTIVAL
GUIA DOS FILMES CONCORRENTES