Search
Close this search box.

“Grande Sertão”, de Guel Arraes, abre hoje a 17ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival

A 17ª Edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, LABRFF, o maior festival de cinema brasileiro fora do país, acontece de hoje a quinta feira, 4 a 7 de novembro, no famoso The Culver Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

A seleção Oficial 2024 é composta por 15 longas metragens,19 curtas metragens e 7 documentários brasileiros. “A seleção reflete a diversidade do Brasil, destacando filmes dirigidos por mulheres, negros e representantes de diversas regiões do país”, assegurou Meire Fernandes, fundadora do Festival.

A Noite de Gala é um dos grandes eventos que celebra o cinema brasileiro no exterior. Com direito a tapete vermelho, a abertura da 17ª Edição do Los Angeles Brazilian Film Festival terá a exibição do filme “Grande Sertão”, dirigido por Guel Arraes. O filme adapta o clássico da literatura brasileira, “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, para a realidade da periferia urbana.

Grande Sertão na abertura do Los Angeles Brazilian Filme Festival.

GRANDE SERTÂO

“A chave que encontramos para penetrar na muralha que cerca este livro infinito foi transpor “Grande Sertão: Veredas” de Minas do final do século XIX, início do XX para a realidade atual numa grande comunidade da periferia e adotar um ponto de vista que tivesse a ver com o Brasil de hoje. Os chamados “favela-movies”, gênero inaugurado com brilhantismo por “Rio 40 Graus”, de Nelson Pereira dos Santos, em 1955, e recriado por “Cidade de Deus” de Fernando Meireles e Katia Lund, em 2000, costumam adotar o ponto de vista da comunidade ou da polícia. “Grande Sertão” fala da guerra do ponto de vista dos guerreiros. Parece impossível contar uma história adotando o ponto de vista de bandidos sem parecer estar tomando o partido deles. Guimarães Rosa fez isso em seu romance”, reflete Guel Arraes sobre o seu aclamado filme.

The Culver Theater.

THE CULVER THEATER

Pelo segundo ano consecutivo, o festival será realizado no icônico “The Culver Theater”, agora sob a propriedade da Amazon Studios.

Esta região tem um significado especial no universo cinematográfico, já que abrigou os estúdios da MGM e foi cenário de clássicos como “O Mágico de Oz” e “E o Vento Levou”. Ao redor do teatro, o “The Culver Steps” se destaca como um oásis no centro urbano, oferecendo espaços verdes, restaurantes e uma vida noturna vibrante.

Cena do filme “Estômago II O Poderoso Chef”, que será exibido na noite de encerramento do Festival.

NOITE DE ENCERRAMENTO

O festival se encerra com a exibição de “Estômago II: O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge: 

 “Não poderia ter ocasião melhor para estrear “Estômago 2 – O Poderoso Chef ” nos Estados Unidos do que a que me foi oferecida pelo Los Angeles Brazilian Film Festival, que reservou a noite de encerramento para o meu filme. Não posso deixar de agradecer a Meire Fernandes, a diretora do Festival, pelo incessante trabalho de divulgação do cinema brasileiro naquela cidade tão simbólica e relevante para nós que fazemos filmes”, disse Marcos Jorge.

Os troféus do Los Angeles Brazilian Film Festival.

COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora do LABRFF 2024 é formada pelos produtores, roteiristas, cineastas e jornalistas Dandara Ferreira, Laura Malin, Lula Oliveira, Aymara Limma,  Will Mazzola, Raildon Lucena e  Veronica Villa Head.

Cartaz do Los Angeles Brazilian Film Festival.

SOBRE O LOS ANGELES BRAZILIAN FILM FESTIVAL

Fundado em 2008 pela produtora de cinema Meire Fernandes e pelo jornalista Nazareno Paulo, o LABRFF se estabeleceu como uma importante vitrine para as produções brasileiras em Hollywood, exibindo mais de 1.450 títulos e premiando mais de 600 profissionais do setor. O festival também tem contribuído para a realização de longas-metragens no Brasil em parceria com os Estados Unidos e facilitado o licenciamento de diversos filmes brasileiros para distribuidoras americanas, consolidando sua reputação como um dos festivais de cinema brasileiro mais prestigiados fora do país.

FOTO/CRÉDITO: Bill Counter

LINK DO FESTIVAL

GUIA DOS FILMES CONCORRENTES

Search