“Nos conhecer” é o que a palavra de origem africana “Nyogolon”, apresentada pelo griot e ator maliano Sotigui Kouyaté, significa. A palavra dá nome ao espetáculo do Grupo Artesão Teatro e é o equivalente ao que vários países pelo mundo chamam de teatro, referindo-se a um lugar de encontro, troca e abertura. O espetáculo “Nyogolon” é, portanto, um convite aberto para todos os moradores de Nova Iguaçu no mês de outubro. O grande encontro está marcado para o dia 19 de outubro, no Terreiro Ilé Asé Omi T’oju Oyo (Cacuia, Nova Iguaçu) e para o dia 22 de outubro no Teatro Sylvio Monteiro, no centro de Nova Iguaçu, sendo esta última apresentação com tradução em libras.

NYOGOLON
Nyogolon, título da peça formada só por atores negros, é uma experiência de reflexão sobre si, sobre a existência do ser nesse lugar e nesse tempo marcada por dores e também por muitas forças e belezas.
A escolha pelo terreiro Ilé Asé Omi T’oju Oyo para a apresentação no dia 19 de outubro é por conta de alguns elementos fundamentais, de acordo com os organizadores. O primeiro fato é por ser um espaço dedicado à religiosidade de matriz africana e que sofre periodicamente quando as fortes chuvas acometem a região. É em Cacuia e Morro Agudo, bairros iguaçuanos, em que há os maiores registros de alagamentos recentes na cidade. Dessa forma, a apresentação também é a chance de realização de contrapartidas e melhorias estruturais para o terreiro após os impactos das chuvas do último verão.
Outro fato é a oportunidade de descentralização das manifestações culturais teatrais. Além disso, a realização de uma roda de conversa após o espetáculo entre a equipe, o elenco, os pais de santo, filhos do terreiro e moradores do bairro Cacuia é também um ensejo para a troca de saberes e afetos.
As apresentações são realizadas pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

GRUPO ARTESÃO TEATRO
O Grupo Artesão Teatro, criado em 2016, nasceu da pesquisa e da experimentação teatral em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Para o grupo, é no corpo do ator onde começa e acontece o teatro.
Com elenco inteiramente negro, Nyogolon representa a resistência das narrativas afrodiaspóricas no território de Nova Iguaçu. Cada ator investiga sua própria ancestralidade, vasculha suas vivências e compartilha a experiência com o público através de canções e danças. São as memórias e as histórias dos atores que criam o espetáculo.
Os artistas que integram o espetáculo são majoritariamente da Baixada Fluminense. Matheus Marins, homem preto e LGBT, é formado pelo Nós da Baixada e integra o grupo Teatro Baixo. Karla Muniz Ribeiro é atriz, pesquisadora, dramaturga e arte-educadora. Aryelle é atriz, cantora, compositora e produtora cultural. Capelloni é um artista que versa poeticamente entre a música, atuação e direção construindo novas narrativas. Pamella Almeida é multiartista dentro das linguagens de dança, atuação cênica/audiovisual, percussionista e figurinista.
Rominho Muralha é instrutor de capoeira integrante do Abadá Capoeira desde 1998. Anderson é artista candomblecista e tem uma estrutura cênica que se chama “Iniciação”, onde conta, através de danças e cantos, sua trajetória dentro do candomblé.
Serão duas apresentações na cidade. A primeira no terreiro Ilê Asé Omi T’oju Oyo (Cacuia, Nova Iguaçu), no dia 19 de outubro, às 15h. A segunda será no dia 22 de outubro, no Teatro Sylvio Monteiro, no Complexo Cultural Mário Marques, no Centro, às 19 horas.
Como nos diz Sotigui Kouyaté, ir ao Nyogolon significa aclarar a visão. A peça abre portas para que cada um se revisite, se reconheça, reconheça suas memórias, suas histórias e perceba em si e a sua volta um território ancestral.

SERVIÇO:
Nyogolon
1ª apresentação – Terreiro Ilê Asé Omi T’oju Oyo
Dia 19 de outubro de 2025, às 15h
Local: Rua Ernestina, 51. Cacuia, Nova Iguaçu.
Entrada gratuita.
2ª apresentação – Teatro Sylvio Monteiro
Dia 22 de outubro de 2025, às 19h
Local: Rua Getúlio Vargas, 51. Centro, Nova Iguaçu.
Entrada gratuita. Ingressos disponíveis pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/nyogolon/3151557).