Guapimirim, a jovem cidade da Serra Verde Imperial, que completa 34 anos no dia 25 de novembro, apresentou no Green Rio, o maior encontro de bioeconomia do país, suas riquezas naturais, que destacam Guapi no cenário do Turismo de Natureza, no Estado do Rio de Janeiro.
DAS AGUAS ÁS MONTANHAS
Na principal mesa de debates do encontro, realizado na Marina da Gloria, no Rio de Janeiro, o Secretário de Turismo de Guapi, Mário Seixas, destacou a singularidade geográfica da cidade, das montanhas do Complexo do Dedo de Deus às águas do Manguezal Fluminense.
Em sua fala, o Secretário destacou a importância das Unidades de Conservação para a sustentabilidade da estrutura natural da cidade e para o desenvolvimento de produtos e de serviços turísticos ecológicos.
Na apresentação da cidade, durante o painel de Turismo e Economia, uma das ações de destaque da gestão municipal foi o projeto “Passarinhar Guapimirim”.
“Sentimos muito orgulho do Passarinhar, um projeto que pratica a sustentabilidade, no aspecto ambiental, social e econômico, envolvendo crianças e adolescentes por meio da arte”, enfatizou Mário Seixas.
PASSARINHAR 2024
A primeira oficina do Passarinhar 2024, contou com a participação da artista visual Argina Seixas e de alunos da rede pública de ensino. Na ação, foi destacado a importância da liberdade das aves, assim como o rico cenário geográfico de Guapimirim que colocou a cidade no TOP 5 Estadual em diversidade de aves catalogadas.
Os paíneis pintados pelos alunos e pela artista Argina Seixas (belíssimos) resultou na Exposição Passarinhar 2024, realizada, com sucesso, na Praça da Cotia, em Guapimirim
GREEN LATIN AMERICA 2024
A participação de Guapimirim na promoção do Turismo de Natureza, no Green Latin America 2024, é resultado da parceria entre a Secretaria de Integração Metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria de Turismo de Guapimirim, com o objetivo de estreitar as ações desenvolvidas no interior do Estado com a Capital Fluminense.
FOTO/CRÉDITO: KAIROS FOTOGRAFIA