O Rio de Janeiro é um caldeirão de sons, estéticas e narrativas que muitas vezes fervem à margem do mainstream.
Para lançar luz sobre essas expressões e criar pontes entre artistas e novos públicos, o projeto “Queremos! no CCBB” estreou com ciclos de conversas e pocket shows, por cinco quintas-feiras, no Espaço Conceito Banco Brasil na sede carioca do CCBB.
A série, promovida pelo Queremos!, é dedicada a mapear e apresentar cenas artísticas e inovadoras da cidade que, apesar de efervescentes e relevantes, permanecem restritas aos seus nichos e enfrentam barreiras para alcançar maior visibilidade e inserção no mercado.

ESPAÇOS DE REFLEXÃO
Em cada encontro, artistas, produtores, pesquisadores e agentes criativos se reúnem para um bate-papo aberto, seguido de pocket shows que traduzem em música a identidade e a energia desses movimentos.
“O objetivo é ir além da performance, criando um espaço de reflexão sobre cultura, inovação e transformação social, ampliando o alcance dessas vozes e fortalecendo conexões dentro e fora da cidade”, explica Felipe Continentino, um dos diretores do Queremos!.

RIMAS DO RIO
A série “Queremos! no CCBB” começou no início do mes com o encontro Rimas do Rio, que mergulhou no universo do rap e das batalhas de rima.
MC Martina e Neek (responsáveis também pelo pocket show), além de Allan (Batalha do Coliseu), sob mediação de Aori, discutiram os caminhos e desafios do hip-hop no Rio e mostraram a força das rimas que ecoam das ruas para os palcos.

RESISTÊNCIA, TRADIÇÃO E INOVAÇÃO
O segundo encontro, em 11 de setembro, celebrou as Mulheres do Samba e o protagonismo feminino no gênero. Mariana Filgueiras mediou o bate-papo com Camila Monteiro (responsável pelo pocket show), Jaqueline Martins (Samba do Trabalhador) e Silvia Duffrayer (Samba que Elas Querem), abordaram resistência, tradição e inovação.

FUNK CARIOCA
No dia 18 de setembro, foi a vez de o Funk Carioca ocupar o centro das atenções. O jornalista Silvio Essinger conduziu a conversa com Mateus Aragão (Rio Parada Funk), Taísa Machado, Yuri IDD e Preta QueenB. Na sequência, Yuri IDD e Preta QueenB assumiram o pocket show, traduzindo a energia que mantém o funk como um dos movimentos mais influentes e vivos da música brasileira.

JAZZ DA BAIXADA
Hoje, o foco se volta para o Jazz da Baixada, revelando a efervescente cena da região. O jornalista Leonardo Lichote conduz o encontro com Josiel Konrad (que também faz o pocket show), Tania Arthur e Jefferson Placido, apresentando histórias e experiências que unem técnica refinada e improviso.

INDIE CARIOCA
Encerrando a série, no dia 2 de outubro, o Indie Carioca ganha destaque. Otaner La Cumbuca conduz o debate com Alexandre Rolinha (Circo Voador), Joab (O Escritório) e Natália Lebeis (responsável pelo pocket show), discutindo redes de colaboração, estética e os caminhos independentes de produção na cena alternativa do Rio.

PANORAMA DA PRODUÇÃO CULTURAL
Mais do que um ciclo de eventos, o “Queremos! no CCBB” propõe um panorama vivo da produção cultural independente carioca, revelando iniciativas que estão moldando o presente e o futuro da música no Brasil. É uma vitrine para expressões culturais vivas, pulsantes e ainda pouco exploradas fora de seus círculos, mas que têm tudo para transformar o cenário da cultura contemporânea.



SERVIÇO:
“Queremos! no CCBB – Ciclo de Conversas + Pocket Shows”
Datas: quintas-feiras, até 2 de outubro de 2025
Horário: das 17h30 às 20h
Local: Espaço Conceito Banco do Brasil – RJ
Endereço: Travessa Tocantins, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita – Ingresso no site bb.com.br/espaconceito











