A Independentes de Olaria divulgou as suas fantasias para o desfile de 2025. Assinado pelos carnavalescos Ariel Portes e Ester Domingos, o Lobo forte da Leopoldina, como a escola é conhecida, levará para a Intendente Magalhães o enredo “Vagalume: O lumiar do rio negro”, em busca do título da Série Prata e a vaga na Série Ouro na Marquês de Sapucaí no carnaval de 2026.

O OLHAR DE VAGALUME
A escola embarca em mais uma viagem ao passado desfilando sobre o olhar do cronista de Francisco Guimarães, o “Vagalume”, um dos raros jornalistas negros de seu tempo e principal historiador carnavalesco das ruas do Rio Antigo.
“Nós tivemos um processo de criação muito árduo, mas muito satisfatório também, e estamos muito felizes com o resultado que chegamos. Temos um enredo que é muito especial, muito forte e que traz uma mensagem política marcante em homenagem ao grande jornalista Francisco Guimaraes. Para nós é uma honra vestir a Independentes de Olaria. A comunidade nos recebeu muito bem e nos sentimos em casa”, declarou Ester Domingos.

UM ENREDO NECESSÁRIO
O desfile marca a estreia da dupla de carnavalescos a frente da Independentes de Olaria, levando para a avenida um enredo tão importante e necessário, na opinião de toda a comunidade.
Após divulgar o enredo nas redes sociais, a repercussão foi positiva e aumentou a procura de vagas para o desfile, que acontece no dia 03 de março, abrindo o segundo dia de desfiles da Série Prata.

“O desfile é uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho, dar vida às nossas criações. É muito importante ver as idéias saírem das nossas cabeças e ganharem forma. Por ser uma escola da Série Prata, acabamos ganhando muitas doações, então um grande desafio foi trabalhar em cima dessas peças que vieram de outras agremiações maiores.
E essa foi uma parte muito prazerosa do nosso processo criativo: pensar em como desconstruir e construir algo novo a partir de algo que já existe. Assim, tivemos que imprimir a nossa identidade estética e propor soluções autorais para os figurinos”. expôs Ariel Portes.

Pela beleza e criatividade de suas fantasias, a escola de Olaria certamente entrará na avenida com uma nota 10, praticamente garantida.





Fotos/Crédito: @andreduvivier
Divulgação Gardel Assessoria