O Cineclube Buraco do Getúlio completa sua maioridade: são 18 anos de trajetória, marcados por uma diversificada programação cultural. Desde sua fundação em 2006, no tradicional Ananias Bar, em Nova Iguaçu, o Buraco tem sido um farol de cultura, arte e entretenimento na Baixada Fluminense. A sessão de aniversário acontece no sábado, 13 de julho, às 20h, na Praça dos Direitos Humanos, na Via Light, em Nova Iguaçu, com uma programação super especial para celebrar seus 18 anos de existência.
Serão exibidos quatro filmes:
- Bel das Letras, documentário investigativo que lança um olhar atento para os muros, faixas e cartazes da cidade de Belford Roxo, com direção de Josy Antunes;
- Joãosinho da Gomeia – O Rei do Candomblé, documentário que traz imagens de arquivos, músicas e performances que ressaltam o quanto ele ainda é importante para as religiões de matriz africana no Brasil, de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra;
- Mitomania, filme que questiona a realidade composta pelas pequenas-grandes mentiras que enfrentamos e contamos rotineiramente, dirigido pelo Coletivo Ovo Frito no Asfalto;
- Cabeção, uma animação feita a partir do canvas que conta a história de um jovem soldado do tráfico que possui uma cabeça de gelo, um fuzil em sua mão e reflexões sobre sua vida enquanto faz um plantão em seu ponto, dirigido por Sandro Garcia.
Gente Estranha no Jardim
O evento contará com o show da banda Gente Estranha no Jardim, que além do seu repertório autoral, faz uma homenagem aos Doces Bárbaros. Com uma forte presença cênica moldada pelos seus integrantes, a maioria vindos do teatro, a banda foi considerada uma das mais interessantes pela Revista O Globo no verão de 2012.
Para completar a festa, a intervenção poética fica a cargo da Gênesis, performer, atriz e especuladora do futuro, uma das organizadoras do Slam das Minas RJ. E, para encerrar a festa, toda a animação do DJ Ângelo Antonione, apresentando um set cheio de vertentes do indie, rock e dance, misturando brasilidades, batidas quebradas e cheias de ginga.
Os números do Buraco
Ao longo desses 18 anos, o Cineclube Buraco do Getúlio não se limitou apenas à exibição de filmes. Em suas sessões, os espectadores foram presenteados com uma variedade de expressões artísticas, incluindo exposições, performances, poesia, circo, grafite e teatro. Essa diversidade de atividades culturais tem sido a marca registrada do Buraco, que conseguiu mobilizar e fidelizar um público apaixonado e sedento por cultura. Foram 205 sessões com cerca de 615 filmes, 123 horas de exibição, 600 artistas que se apresentaram, 465 atrações musicais e um público estimado de 20.000 pessoas.
“completar 18 anos é um marco incrível para o cineclube buraco do getúlio. ao longo desse tempo, construímos um espaço de trocas e reflexão, onde todas as artes encontraram seu lugar. este aniversário é uma celebração da potência cultural de toda a baixada fluminense”, disse o cineasta Diego Bion, produtor e fundador do Buraco.
Cineclube Buraco do Getúlio
Dia: 13 de julho, sábado
Horário: das 20h às 00h
Local: Praça dos Direitos Humanos
Endereço: s/n, Via Light – Centro, Nova Iguaçu, RJ
Entrada Franca
Classificação: Livre