Search
Close this search box.

José Henrique Nogueira lança no Espaço 23, em Laranjeiras, o livro “Musicoterapia Para Todos”

Depois de organizar um caderno de música para a Fundação Roberto Marinho e publicar três livros sobre educação musical, o musicoterapeuta e músico José Henrique Nogueira lança amanhã, no Espaço 23, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, sua mais nova obra: “Musicoterapia para todos: vivências cotidianas”. Em sua quinta publicação, o autor fala sobre influências sonoras do cotidiano na saúde integral.

QUATRO TEMAS

Direcionado a músicos, professores, musicoterapeutas, pedagogos, terapeutas e amantes da música, o livro é produto de um curso ministrado por José Henrique Nogueira na Universidade Federal da Fronteira Sul (RS), no período da pandemia de covid-19, em 2020.

A publicação apresenta quatro temas, ministrados em formato remoto, cujos links das gravações estão disponibilizados no livro: Musicoterapia e o som ao redor;  Musicoterapia e música contemporânea;  Musicoterapia para todos; e Musicoterapia e memória musical.

A ideia central é ampliar o conceito de musicoterapia nas possibilidades de cuidar e confortar.

José Henrique Nogueira lança no sábado o livro “Musicoterapia para todos”.

TERAPIA MUSICAL

Com uma escrita fluida e direta, o livro mostra que a terapia musical trabalha não só com música organizada, melodias e ritmos regulares, mas também com ruídos e com todo tipo de som que é emitido e que possa fazer parte do contexto terapêutico.

Um exemplo importante é o ato de assobiar, uma prática ancestral que o autor resgata:  “O assobio traz uma conexão direta com os nossos antepassados. É um som que marca território, que dá identidade ao indivíduo e ao grupo. Assim como o assobio, as melodias que repetimos ao longo da vida, os ruídos que produzimos e que fazem parte da nossa vivência sonora”, comenta.

OS SONS QUE NOS RODEIAM

Em “Musicoterapia para todos”, José Henrique Nogueira apresenta o conceito da “musicoterapia ambiental”, cujo intuito é ampliar as possibilidades dessa instigante prática.

“A ideia é levar a musicoterapia para diversos campos e territórios da subjetividade e participar de projetos transdisciplinares acadêmicos, que também se integrem nos cuidados do dia a dia das pessoas. Entre eles, perceber a importância do ambiente sonoro ao redor e estar atento aos sons que nos rodeiam”.

“Musicoterapia para todos”.

 NATUREZA EM COCRIAÇÃO

A capa traz uma obra em vidro e acrílica assinada pela artista Val Schneider, mestranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFFS.

Val explica que o “trabalho faz parte de uma coleta de objetos, fragmentos, resíduos orgânicos e restos de consumo. Uma espécie de colecionismo de achados e perdidos para pensar ecologias de relações, memórias e a natureza em cocriação”.

O lançamento do livro será amanhã, 12 de abril, às 17h, no Espaço 23 Música e Educação, em Laranjeiras. Antes de autografar os exemplares, José Henrique abrirá uma roda de conversa sobre o tema e fará uma vivência sonora com os presentes.

SERVIÇO

Livro – Título: “Musicoterapia para todos: vivências cotidianas”.

Autor: José Henrique Nogueira

Capa: Val Schneider Design

Design: Caio Afonso da Silva Brito Kamila Chiaradia Gilioli

Valor: R$ 50

Lançamento: Sábado, 12 de abril, às 17h, no Espaço 23 Música e Educação, em Laranjeiras, com roda de conversa  e vivência sonora com os presentes.

Endereço: Rua das Laranjeiras, 371

À venda no site www.espaco23.com

(*) – Com Rita Capell da Frase Comunicação

Search