Musa mirim da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, a atriz Lua Miranda @luamirannda, de 8 anos, vem se destacando com talento e representatividade, construindo uma bela carreira no mundo do samba e das artes.

TRADIÇÃO NO SAMBA
Nascida e criada no samba, Lua se orgulha da sua tradição: ela é bisneta de Antônio Abóbora D’Água, ex-diretor de Patrimônio e membro da Velha Guarda e um dos fundadores da Ala dos Periquitos, a primeira ala da Mangueira. Já seu avô materno tocava surdo na escola, o mesmo instrumento que seu pai toca na bateria da Mangueira.
Sua mãe, que também desfila na verde e rosa, integrou por 10 anos a composição de carro, e acompanha a filha em todos os eventos. E, como sabe que não basta ser mãe, tem que participar, ela faz questão de adereçar as fantasias da Lua.

PROTAGONISTA
Lua Miranda está no ar em dois quadros infantis no Caldeirão com Mion, O “Caldeirolinha” e “Por Que, Mion?”na Tv Globo.
No ano passado, ela foi uma das protagonistas da série “Resistência Negra”, no Globoplay e protagonizou o Especial do Dia das Crianças na TV Globo, em 2024.

PRÊMIOS
Além de brilhar na telinha da televisão, Lua recebeu o Prêmio Ubuntu 2024, na categoria Potência Negra Infanto-juvenil; e o Prêmio Pretas Vivas 2025, na categoria Criadora do Futuro Ancestral, em homenagem a Tereza de Benguela.

EMPODERAMENTO INFANTIL
No samba, Lua é musa da Estação Primeira de Mangueira e da Mangueira do Amanhã, além de embaixadora do curso de educação antirracista da verde e rosa, inspirando outras crianças com sua voz e empoderamento infantil.
Para a galera da ExtraVip, o olhar atento da Lua para a infância e para a cultura, ilustra e enriquece as celebrações do Dia das Crianças, trazendo uma narrativa potente, alegre e representativa.
Salve ela!