Em um dia bastante movimentado, Marcus Monteiro, secretário de Cultura de Nova Iguaçu, recebeu a ilustre visita da diretora-geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, Ana Cristina Carvalho da Silva Santos, e seu chefe de gabinete, Leonardo Lopes Preta, em inspeção aos bens tombados estaduais em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Além das atividades de prospecção arqueológica, do laboratório de arqueologia e das obras de construção da sede e monumentos já restaurados do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, em Tinguá, a visita foi de grande importância para a revitalização do patrimônio material da cidade, tombado pela instituição.
Durante a visita, guiada por Marcus Monteiro e sua equipe, foi constatado o elevado estado de degradação dos bens tombados denominados “Estação Ferroviária de Vila de Cava” e “Lar de Joaquina” (lamentável), que serão objeto de ações imediatas e urgentes por parte do INEPAC.
Foi também fiscalizado o desmonte da estrutura do galpão industrial construído irregularmente no entorno da Estação de Cultura – Tinguá, que impactava negativamente o bem tombado, conforme determinado pelo INEPAC.
Após um delicioso almoço na Taberna da Janjana, onde foram recepcionados pelo mestre Faísca, a comitiva visitou o Hospital de Iguassú, o Complexo Cultural Mario Marques e o antigo Cine Iguaçu, desapropriado recentemente pelo município para a instalação do futuro Teatro Municipal de Nova Iguaçu.
A visita promete grandes momentos para a preservação do patrimônio material de Nova Iguaçu.
Mais um gol de placa da Secretaria de Cultura da cidade, que, com um trabalho incansável, se transformou no mais atuante cartão de visitas de Nova Iguaçu.