Search
Close this search box.

Municípios do Estado do Rio são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal

A nova edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) aponta que as cidades do estado do Rio de Janeiro destinam, em média, somente 4,6% da receita para investimentos, ou seja, menos da metade da média nacional, de 10,2%.

Com isso, os municípios do Rio registram 0,3715 ponto no indicador de Investimentos do estudo, que varia de zero a um ponto, e são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil.

NA BAIXADA

Na Baixada Fluminense, esse indicador foi de 0,4923, representando baixo nível de investimentos públicos.

“Chama ainda mais atenção o fato de que esse péssimo resultado foi em momento de conjuntura econômica favorável no país em 2024 e maior repasse de recursos para os municípios. Toda a sociedade precisa acompanhar e cobrar dos gestores maior compromisso com o dinheiro público. Não podemos aceitar esse cenário”, ressalta o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Luiz Césio defende também que as cidades desenvolvam ações para estimular a economia e gerar recursos localmente: “Assim, além de não ficarem tão vulneráveis aos ciclos econômicos, darão oportunidades para a população, com melhoria da renda e da qualidade de vida”, reforça Caetano.

A precarização dos investimentos públicos, somado ao nível crítico de autonomia das prefeituras da Baixada (IFGF Autonomia de 0,3431 ponto), contribuíram para que os municípios da região terminassem o ano de 2024 com uma situação fiscal difícil – IFGF médio de 0,5435 ponto.

Índice Firjan de Gestão Fiscal.

GASTOS E LIQUIDEZ

Apesar disso, as cidades da Baixada registraram bons indicadores no IFGF Gastos com Pessoal (0,7059) – folha de pagamento de funcionários públicos e aposentados – e no IFGF Liquidez (0,6327) – recursos em caixa para o cumprimento das obrigações financeiras de curto prazo.

Com base em dados declarados pelas prefeituras, o IFGF analisa as contas de 5.129 municípios brasileiros e é composto pelos indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez.

Após a análise de cada um deles, a situação das cidades é considerada crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), em dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) ou de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto).

DUQUE DE CAXIAS TEM O MAIOR IFGF MÉDIO DA REGIÃO

Na análise por município, Duque de Caxias se destaca dos demais pela nota máxima no IFGF Autonomia: o município apresenta alta capacidade de suprir suas despesas essenciais com a receita local.

Da mesma forma, a cidade teve avaliação excelente no IFGF Gastos com Pessoal, refletindo boa flexibilidade orçamentária e menor peso da folha de pagamento de funcionários públicos e aposentados.

O resultado positivo dos dois indicadores contribuiu para que o município alcançasse na Baixada, a maior nota média do IFGF (0,7402) – apesar do baixo nível de investimentos públicos e menor liquidez em caixa.

Os municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis, Magé, Guapimirim e Queimados também tiveram boas notas no IFGF médio, devido os bons índices em dois ou mais indicadores.

O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano. Foto/Crédito: Paula Johas.

O OPOSTO

No extremo oposto, Seropédica terminou o ano de 2024 em situação fiscal crítica ao acumular nota zero em dois indicadores: o município não gera receita local para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura (IFGF Autonomia 0,000), além disso, mais de 60% da receita está comprometida com despesas de salários e aposentadorias de funcionários públicos (IFGF Gastos com Pessoal 0,000).

Junto a Seropédica, Itaguaí e São João de Meriti também terminaram o ano em situação fiscal crítica ao registrar notas baixas em ao menos três dos indicadores do IFGF.

GERAÇÃO DE RECEITA LOCAL ESTÁ ENTRE OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS FLUMINENSES

No estado do Rio de Janeiro, foram avaliadas as contas de 83 municípios. Na contramão da média das cidades brasileiras, que apresentaram situação fiscal mais favorável diante da conjuntura de 2024, a média dos municípios fluminenses piorou, registrando 0,5587 ponto (gestão em dificuldade). 

Na análise por indicadores, o de Autonomia apresenta o segundo pior resultado das cidades fluminenses, com 0,4373 ponto (gestão em dificuldade).

O indicador mostra se as receitas oriundas da atividade econômica local suprem as despesas essenciais para o funcionamento da máquina pública municipal. A média fluminense revela a alta dependência das cidades por transferências – realidade muito próxima a observada no restante do país.

Um cenário quase favorável.

GASTO COM O PESSOAL

Já no indicador de Gastos com Pessoal, que aponta quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida, a média fluminense é de 0,7174 ponto (boa gestão). O resultado é influenciado pelo forte crescimento do orçamento total – e não pelo ajuste na folha de pagamentos, medida que atualmente não é possível por conta da legislação.

Apesar da média positiva, a análise individualizada revela que dezesseis prefeituras comprometem mais de 54% da receita com gastos com pessoal.

Nesse grupo, cinco municípios, Cabo Frio, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, São Sebastião do Alto e Seropédica, destinam mais de 60% da receita para esse tipo de despesa, ultrapassando o limite máximo determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

LIQUIDEZ

No IFGF Liquidez, que verifica se as prefeituras estão postergando pagamentos de despesas para o exercício seguinte sem a devida cobertura de caixa, os municípios fluminenses registram 0,7086 ponto (boa gestão), resultado também influenciado pelo aumento de receita total. Porém, mesmo nesse contexto, sete prefeituras fluminenses, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Itaguaí, Mangaratiba, Porciúncula, Rio Bonito e Rio das Flores) têm nota zero no indicador por fecharem 2024 sem recursos em caixa para cobrir suas obrigações financeiras.

O gerente de Estudos Econômicos da Firjan Jonathas Goulart. Foto/Crédito: Paula Johas.

CENÁRIO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS MELHORA DIANTE DE CONJUNTURA ECONÔMICA

Num contexto de conjuntura econômica favorável e maior repasse de recursos, o cenário fiscal das cidades brasileiras melhorou e, em média, registram 0,6531 ponto (boa situação) no IFGF. Porém, 36% delas – com 46 milhões de pessoas – ainda têm situação fiscal difícil ou crítica.

Somente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi registrado o total de R$ 177 bilhões de repasses em 2024. O gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, reforça que, diante do quadro geral apresentado pelo estudo, reformas são essenciais para tornar a gestão municipal mais eficiente para o desenvolvimento do país.

(*) Com Vivian Dutra, assessoria de imprensa Firjan

Primeira-dama visita o barracão da Acadêmicos de Niterói e confirma presença no desfile na Marquês de Sapucaí

A Escola de Samba Acadêmicos de Niterói iniciou a semana com uma visita especial: Janja, a primeira-dama do país, esteve presente no barracão da escola, na Cidade do Samba, no Centro do Rio. Durante o encontro Rosângela Lula da Silva, a Janja, conheceu o projeto do carnaval da azul e branco de Niterói e confirmou presença no desfile, que homenageará o presidente Lula na Marquês de Sapucaí em 2026. HOMENAGEM Recebida pelo presidente Wallace Palhares e pela primeira-dama da escola, Amanda

Leia mais

Livraria Leitura realiza “Quinzena Black Friday” com dicas imperdíveis de bons livros e presentes

A Livraria Leitura, maior rede de livrarias do país, e que tem ao menos dez lojas no Rio de Janeiro, anuncia a sua imperdível “Quinzena Black Friday”, que acontece entre os dias 14 e 30 de novembro, prometendo descontos inacreditáveis em centenas de títulos selecionados e em itens de papelaria. Uma oportunidade única para os leitores anteciparem os presentes de Natal e compras de fim de ano. LIVROS E UNIVERSO GEEK A campanha oferece livros de ficção, não ficção, romance

Leia mais

A jornalista Vanessa Rosseto participa do TEDx Parque do Povo 2025 com palestra sobre luto e recomeços

A jornalista, apresentadora e criadora de conteúdo Vanessa Rosseto foi uma das palestrantes do TEDx Parque do Povo 2025, realizado em São Paulo. O evento, que teve como tema “Sucesso na era pós-digital”, reuniu nomes de destaque como o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, o relações-públicas Beto Pacheco, o escritor Manoel Soares, a atriz Tania Khalill e o cantor Pelu, ex-integrante da banda Restart. CONEXÕES Com curadoria e organização de Marco Fernandes, o encontro trouxe reflexões sobre autenticidade, propósito e

Leia mais

Festival X-Todas chega à sua 12ª edição com o tema “Mulher e o Tempo”

Em sua 12ª edição, o Festival X-Todas, realizado pela Firjan SESI, chega à mais de uma década dedicado a dar voz à diversidade da sociedade. Além de ocupar os seis Teatros Firjan SESI – Centro e Jacarepaguá, Duque de Caxias, Macaé, Campos e Itaperuna – com uma programação artística plural, o evento promove uma série de ações voltadas ao fortalecimento do mercado cultural. LONGEVIDADE Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a programação começa hoje  e segue até o dia

Leia mais

Primeira-dama visita o barracão da Acadêmicos de Niterói e confirma presença no desfile na Marquês de Sapucaí

A Escola de Samba Acadêmicos de Niterói iniciou a semana com uma visita especial: Janja, a primeira-dama do país, esteve presente no barracão da escola, na Cidade do Samba, no Centro do Rio. Durante o encontro Rosângela Lula da Silva, a Janja, conheceu o projeto do carnaval da azul e branco de Niterói e confirmou presença no desfile, que homenageará o presidente Lula na Marquês de Sapucaí em 2026. HOMENAGEM Recebida pelo presidente Wallace Palhares e pela primeira-dama da escola, Amanda

Leia mais

Livraria Leitura realiza “Quinzena Black Friday” com dicas imperdíveis de bons livros e presentes

A Livraria Leitura, maior rede de livrarias do país, e que tem ao menos dez lojas no Rio de Janeiro, anuncia a sua imperdível “Quinzena Black Friday”, que acontece entre os dias 14 e 30 de novembro, prometendo descontos inacreditáveis em centenas de títulos selecionados e em itens de papelaria. Uma oportunidade única para os leitores anteciparem os presentes de Natal e compras de fim de ano. LIVROS E UNIVERSO GEEK A campanha oferece livros de ficção, não ficção, romance

Leia mais

A jornalista Vanessa Rosseto participa do TEDx Parque do Povo 2025 com palestra sobre luto e recomeços

A jornalista, apresentadora e criadora de conteúdo Vanessa Rosseto foi uma das palestrantes do TEDx Parque do Povo 2025, realizado em São Paulo. O evento, que teve como tema “Sucesso na era pós-digital”, reuniu nomes de destaque como o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, o relações-públicas Beto Pacheco, o escritor Manoel Soares, a atriz Tania Khalill e o cantor Pelu, ex-integrante da banda Restart. CONEXÕES Com curadoria e organização de Marco Fernandes, o encontro trouxe reflexões sobre autenticidade, propósito e

Leia mais

Festival X-Todas chega à sua 12ª edição com o tema “Mulher e o Tempo”

Em sua 12ª edição, o Festival X-Todas, realizado pela Firjan SESI, chega à mais de uma década dedicado a dar voz à diversidade da sociedade. Além de ocupar os seis Teatros Firjan SESI – Centro e Jacarepaguá, Duque de Caxias, Macaé, Campos e Itaperuna – com uma programação artística plural, o evento promove uma série de ações voltadas ao fortalecimento do mercado cultural. LONGEVIDADE Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a programação começa hoje  e segue até o dia

Leia mais

“O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras’ pelo olhar de Ciro Fernandes

Retratando a cidade maravilhosa através da força da arte nordestina, o Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, abre as portas para a exposição “O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras”, celebrando a trajetória do artista plástico Ciro Fernandes e a sua paixão pelo Rio de Janeiro. A exposição se dá por meio de 76 obras autorais que transitam entre a técnica milenar da xilogravura e demais estilos, como pinturas, calcogravuras, litogravuras e nanquim. Obras que dialogam com as narrativas populares do nordeste e

Leia mais

Oksana Bondareva e Leonardo de Checchi estreiam temporada de ‘O Quebra-Nozes’ no Rio de Janeiro

A magia do Natal ganhará vida no Rio de Janeiro com uma montagem grandiosa de ‘O Quebra-Nozes’, protagonizada por dois nomes consagrados da cena internacional: Oksana Bondareva, solista do lendário Teatro Mariinsky e reconhecida por sua expressividade e presença magnética no palco, e o italiano Leonardo de Checchi, aplaudido por sua técnica refinada e pelas conquistas em competições de prestígio mundial. Ambos foram recentemente laureados com o Capri Danza International 2025, um dos prêmios mais respeitados da dança europeia, e

Leia mais

Alcione e Thiago Soares se apresentam amanhã na Via Music Hall, em São João de Meriti

Ao completar 50 anos de uma vitoriosa trajetória em 2022, Alcione preparou uma série de eventos comemorativos com o propósito de celebrar este antológico meio século de dedicação e amor à Música.   Para resumir uma trajetória tão intensa, vale reafirmar que os domínios da Marrom extrapolam fronteiras. A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais em Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e até mesmo na antiga

Leia mais

Final de Semana Cultural une Brasil e Romênia em evento da Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras e Artes

Entre os dias 21 e 24 de outubro, a cidade de Bucareste, capital da Romênia, foi palco de um inspirador Final de Semana Cultural, promovido pela Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras e Artes, reunindo escritores, artistas e intelectuais do Brasil e da Romênia em uma grande celebração de intercâmbio, arte e amizade. As atividades tiveram início com um jantar de confraternização que contou com a presença do embaixador do Brasil na Romênia, Sr. Ricardo Guerra, e de artistas convidados. O encontro marcou

Leia mais

Orquestra Som que Transforma apresenta concerto com clássicos da música universal e repertório natalino

Pau Grande, distrito de Vila Inhomirim, em Magé, lugar famoso por ser a terra onde nasceu o craque Mané Garrincha, será embalada por um concerto especial da Orquestra Som que Transforma, amanhã, as 19 horas, na sede da Cooperativa de Pau Grande, na Praça Montese. O evento reúne 30 jovens músicos e celebra o encerramento das atividades, este ano, com obras que vão de Offenbach, Dvořák e trilhas de cinema a clássicos da música brasileira, como Dorival Caymmi, Tom Jobim e Luiz Gonzaga, além das tradicionais músicas

Leia mais

Tiago Alves, um atleta em constante movimento

O que se passa na cabeça de um atleta, quando se prepara para entrar numa pista para correr um longo percurso até a possível conquista de um podium ? Ser o vencedor, parece a resposta mais lógica. Mas, esta é uma pergunta que todos os competidores fazem, inclusive os próprios atletas, sejam eles amadores ou profissionais. E Tiago Alves da Silva, não é a exceção a regra. BORA RUNNING Vendedor numa loja de roupas esportivas, com 38 anos, Tiago é atualmente o líder do Bora Running,

Leia mais

Um ano de sucesso para o Nova Iguaçu Country Club

Vivendo tempos de prosperidade e grandes realizações, onde tudo funciona como uma requintada engrenagem, em que todos os eventos realizados durante o ano fizeram o maior sucesso, o Country Clube de Nova Iguaçu se prepara para entrar 2026 com o pé direito. Com uma direção, comanda pelo presidente Rafael Pinheiro, que tem sido a cereja do bolo e responsável por todo o êxito,  o clube da colina voltou aos trilhos da prosperidade e do crescimento. AGENDA SOCIAL Entre os grandes momentos vividos este ano, que

Leia mais

Banda Gente Estranha no Jardim celebra 15 anos de trajetória e grava seu 1º audiovisual

Em novembro, a super banda “Gente Estranha no Jardim”, comandada pelos cantores-atores Átila Bee e MaurícioMaia, gravou seu 1º audiovisual celebrando 15 anos de fundação. O conteúdo para o audiovisual foi captado durante o show “Tempo”, onde registraram 12 canções do início da banda e 8 músicas inéditas. CENA MUSICAL ALTERNATIVA Em sua trajetória de sucesso, os artistas da Baixada Fluminense, circularam por importantes palcos e festivais da cenamusical alternativa do Rio de Janeiro, chamando atenção pelas letras e performance cênica. Átila Bee, que também é um

Leia mais

Orquestra Portátil celebra 20 anos com concerto gratuito no Teatro Firjan SESI Caxias

A premiada Orquestra Portátil, projeto músico-pedagógico da Casa do Choro, celebra seus 20 anos de trajetória com  concerto didático e gratuito em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A apresentação, que reúne 19 músicos no palco, será hoje no Teatro Firjan SESI Caxias comemorando também os 25 anos da Escola Portátil de Música (EPM) e os 10 anos da Casa do Choro, três marcos que transformaram a formação e difusão do choro no país. ORQUESTRA E CHORO Formada em 2005, a Orquestra Portátil nasceu como uma prática coletiva

Leia mais

O Cabaré das Soltarinas volta amanhã ao TNI com ingressos esgotados

Após o grande sucesso de “Soltarinas em Simone 50” e “Soltarinas em Menopausa!”, as maravilhosas Soltarinas apresentam nesta sexta feira, no Teatro Nova Iguaçu Petrobrás (TNI), a versão II do espetáculo “Cabaré das Soltarinas”. No palco do TNI, Simone Vianna, que idealizou, comanda e dirige o espetáculo, com mais 24 Soltarinas estarão dançando, atuando e cantando como se não houvesse amanhã…Ou seja: fazendo aquilo que elas sabem fazer muito bem, que é divertir, seduzir e encantar a plateia. AS VEDETES, O CABARÉ E O CANCAN

Leia mais

Referência nacional em reabilitação a ABBR mantêm atendimento a mais de 500 pacientes por dia

Com mais de sete décadas de atuação, a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) é um dos pilares da saúde pública do Rio de Janeiro. Fundada em 1954, a instituição atende cerca de 500 pacientes por dia e já reabilitou mais de 400 mil pessoas, consolidando-se como um centro de referência nacional em reabilitação física e intelectual. Por trás desses números, porém, está um desafio constante: manter o equilíbrio financeiro de uma associação privada, sem fins lucrativos, que depende de doações e atendimentos particulares a preços acessíveis para

Leia mais

Galeria Candido Mendes promove a primeira mostra individual de Jessica Von Lehsten Goes

Com curadoria da artista plástica Denise Araripe, “Suspiro”, a primeira mostra individual de Jessica Von Lehsten Goes, é destaque na Galeria de Artes Candido Mendes, de hoje ao dia 19 de dezembro. Jessica incorpora diversidade de linguagens, reúne esculturas e objetos que se instalam como pequenas retenções do mundo, formas que parecem guardar um fôlego antes que ele se disperse. A artista apresenta obras autorais e instalações construídas a partir de objetos comuns, deslocando materiais do dia a dia para revelar sua dimensão poética e

Leia mais

Municípios do Estado do Rio são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal

A nova edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) aponta que as cidades do estado do Rio de Janeiro destinam, em média, somente 4,6% da receita para investimentos, ou seja, menos da metade da média nacional, de 10,2%. Com isso, os municípios do Rio registram 0,3715 ponto no indicador de Investimentos do estudo, que varia de zero a um ponto, e são os que menos priorizam investimentos públicos no Brasil. NA BAIXADA Na Baixada Fluminense, esse indicador foi de 0,4923, representando baixo nível de investimentos

Leia mais

Universidade Candido Mendes promove o lançamento de livro de Leonardo Iorio, obra que provoca reflexão sobre o futuro do Direito

O advogado Leonardo Soares Madeira Iorio Ribeiro, diretor do curso de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Candido Mendes (UCAM), lançou, na semana passada, o seu mais recente livro, “O Mais-Ser do Direito”, pela Editora Lumen Juris. A cerimônia aconteceu na unidade Ipanema, onde compareceram diversos professores, alunos, ex-alunos e a reitora da Universidade Candido Mendes, Dra.Andreya Mendes de Almeida Sherer Navarro, que recebeu uma homenagem especial do professor Leonardo Iorio. ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA Com linguagem clara e abordagem contemporânea, a obra se direciona a estudantes, pesquisadores,

Leia mais