Search
Close this search box.

Nova Iguaçu comemora o Santo Guerreiro com a ‘Nova Festa de São Jorge’

Em comemoração a um dos mais famosos santos da liturgia cristã, Nova Iguaçu se prepara para um grande evento: a “Nova Festa de São Jorge”, que promete agitar a cidade nos dias 20, 21, 22 e 23 de abril.

Tradição no calendário do município da Baixada Fluminense (e também em Duque de Caxias), a badalada festa é realizada pela Igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu e a Fenig. Tendo à frente na organização e produção do evento, a famosa dupla que comanda a Feira Iguassú, Soraya Campos e Augusto Vargas.

Este ano, a festa destaca Nova Iguaçu como um Patrimônio Cultural do Estado, tendo como ponto alto a farta opção gastronômica que pode ser saboreada durante os dias do evento, além das barracas do artesanato local e opções de entretenimento e lazer voltadas para toda a família.

Uma das atrações mais esperadas são as tradicionais barraquinhas da famosa Feira Iguassú, que encantam os frequentadores com suas delícias e produtos artesanais, além de uma programação que destaca a participação de artistas locais.

O músico Maurílio Pires comanda o Baque da Mata, uma das atrações da Feira Iguassú. Foto: Arquivo

SALVE JORGE!

Mas é inegável que, muito além das atrações artísticas e das deliciosas opções gastronômicas, o grande destaque da Festa de São Jorge, em Nova Iguaçu, tem sido a apresentação do ator Augusto Vargas caracterizado do Santo Guerreiro e que, este ano, cavalgará um cavalo robótico, que produz movimentos impressionantes, similar ao apresentado na comissão de frente da escola de samba Beija-flor de Nilópolis, que atravessou a Marquês de Sapucaí em 2013, defendendo o enredo “Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador”.

O cavalo de São Jorge é uma obra de arte criada pelo artista plástico Raimundo Rodriguez.

Acompanhado do grupo de Maracatu Baque da Mata, e contando com a participação de bailarinos e talentosos atores locais, Augusto Vargas e seu cavalo prometem fazer belíssimas performances por um trecho da Rua Getúlio Vargas, onde fica localizada a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge.

Além de reverenciar o santo guerreiro, que foi soldado romano e comandante do exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão em diversas partes do mundo e em religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, onde é sincretizado na forma do orixá Ogum, a Festa de São Jorge é uma oportunidade única de celebrar a cultura, a arte, a tradição e a devoção que atravessam séculos, nesta festa popular que promete ser bela e inesquecível!

Salve Jorge!

SERVIÇO

“Nova Festa de São Jorge”

Dias:  20, 21, 22 e 23 de abril.

Horário:  Das 10h às 22h.

Local:  Rua Getúlio Vargas – Centro, Nova Iguaçu.

Entrada:  Franca.

Search