Por Ana Rodrigues*
Uma noite especial vai premiar as ações que fazem a diferença em Nova Iguaçu, na quarta edição do Prêmio Fenig Destaque, amanhã, às 19h, no Teatro Sylvio Monteiro, no Centro de Nova Iguaçu.
Durante o evento serão entregues 32 troféus em 12 categorias que reconhecem e incentivam ações que contribuem para o desenvolvimento cultural, educacional, social e econômico da cidade.

VOTAÇÃO RECORDE
A votação popular é feita de modo online. Os três primeiros colocados recebem o Prêmio Fenig, nas categorias Meio Ambiente, Comunicação Social, Redes e Parcerias, Empreendedorismo, Cultura, Educação, Literatura, Apresentações Artísticas, Responsabilidade Social, Esporte e Inovação e Tecnologia.
“Esse ano, a votação atingiu o número recorde de 8.329 votos. A participação popular mostrou que o prêmio atingiu seu objetivo, que é dar reconhecimento e visibilidade a ações e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Nova Iguaçu”, destacou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.
A comissão do prêmio escolheu para receber a homenagem na categoria Laranja da Terra, o rapper e produtor cultural Dudu de Morro Agudo, do Instituto Enraizados.

LARANJA DA TERRA
Com uma trajetória de mais de 30 anos no rap, Flávio Eduardo da Silva Assis, o Dudu de Morro Agudo, é um dos pioneiros do hip hop na Baixada Fluminense.
“Quando soube que eu seria o homenageado com o Prêmio Laranja da Terra, fiquei muito honrado. A construção que realizamos no Instituto Enraizados é sempre muito coletiva. Nesses 25 anos de trabalho, realizamos muitas coisas. Eu amo muito Nova Iguaçu e o bairro em que eu moro. É muito importante ter o reconhecimento da cidade onde vivemos”, afirmou Dudu de Morro Agudo.

RESISTÊNCIA CULTURAL
Dudu é gestor cultural e fundador do Instituto Enraizados, um dos mais importantes espaços de resistência cultural e formação na Baixada, realizador do festival Caleidoscópio, em Morro Agudo, e CEO do hub criativo Hulle Brasil.
Dudu foi campeão mundial de hip hop nos Estados Unidos e se apresentou no Rock in Rio em 2019, conquistando reconhecimento internacional.
O ativista cultural é mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu pesquisas sobre a relação entre hip hop, educação e formação política.

PRÊMIO
O Prêmio Fenig Destaque é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).
Para conferir a lista dos vencedores e as pontuações no site:
VEJA OS PRINCIPAIS VENCEDORES DESTA EDIÇÃO:
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
1º Luiz Felipe Regaço
2º Grupo Street Legends
3º Ludoviko Vianna
COMUNICAÇÃO SOCIAL
1º Coletivo Cria da Casa
2º Notícias de Nova Iguaçu
3º Lugar na História
CULTURA
1º Gres Império da Uva de Nova Iguaçu
2º Contramestra Kew
3º Biblioteca Comunitária Livro Social
EDUCAÇÃO
1º CEFET/RJ Campus Nova Iguaçu
2º Pré Vestibular para Negros e Carentes (Núcleo Vila Operária)
3º União dos Estudantes de Nova Iguaçu
EMPREENDEDORISMO
1º GaBeLisa Bernardes Arte em Crochê (Projeto Tecendo Sonhos e Construindo Histórias)
2º Chácara Vale dos Manacás
3º Feijão do Bira
ESPORTE
1º Educar Através do Esporte é Transformação Social
2º Grupo Mobiliza
3º Mestrando Kamarão
LITERATURA
1º Thaís Reis
2º Biblioteca Comunitária Nilo Sérgio
3º Aleatórios Literário
MEIO AMBIENTE
1º Projeto Protetores Mirins
2º Hortoterapias
3º Meninos do Aliança
REDES E PARCERIAS
1º Fórum Grita Baixada
2º Coletivo Popular Pantanal Iguaçuano
RESPONSABILIDADE SOCIAL
1º Abrigo Patinhas do Bem
2º Vivência com Inseto
3º Instituto Tereza de Benguela de Direitos Humanos
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
1º Bruna Singui
2º Ed Martins ou Daltônico BXD



(*) Ana Rodrigues é jornalista e assessora de imprensa da Fenig