Realizado pelo Sesc RJ, o festival de dança “O Corpo Negro”, um dos maiores do gênero no país, chega à sua quarta edição com espetáculos criados e executados por artistas negros, selecionados por um edital afirmativo.
Em dois horários, os espetáculos de dança vão começar nesta sexta-feira (10/5), às 18h30, no Sesc Nova Iguaçu, com performances de samba de gafieira e dança afro dos alunos da unidade.
Logo em seguida, às 20h, o coreógrafo Patrick Carvalho apresenta o espetáculo “O Som do Morro”, no qual narra a sua própria história. Entre os becos e vielas, o premiado bailarino apresenta seu jeito genuíno de dançar.
No sábado (11/5), a unidade recebe, às 19h, a performance “Originais do Charme na Área”, uma viagem pela trilha sonora e pelos passinhos clássicos dos bailes de charme dos anos 80 e 90.
Os dançarinos, todos entre 40 e 60 anos, são os conhecidos cascudos. Eles trazem ao palco as pistas de dança e os sentimentos aflorados no embalo do suingue: sedução, romance, ciúme, raiva, amizade, tudo em meio às coreografias da época de ouro do charme.
No domingo (12/5), o público poderá conferir, às 14h, o show “Canjerê do Amaro”. A roda de samba do músico Marcelo Amaro passeia pelo seu repertório autoral e músicas clássicas, explorando uma viagem à origem do samba e toda sua africanidade.
Às 16h será apresentado o espetáculo de dança infantil “Brincantes”, da Cia de Aruanda. Com dança, música ao vivo e contação de história que permeia o folclore e a temática negra, a performance educacional e interativa apresenta um misto das manifestações culturais do Brasil, através de seus ritmos, suas histórias e lendas.
Festival exibe mostra audiovisual
Além dos espetáculos de dança, o festival “O Corpo Negro” exibe, em Nova Iguaçu, uma mostra audiovisual de curtas-metragens. Nesta quinta-feira (9/5), serão exibidos em sequência “Égun”, “Ramal”, “Remendo”, “Escasso”, em três sessões, às 9h30, às 14h e às 18h. Leia as sinopses detalhadas em www.ocorponegro.com.br.
No domingo (12/5), às 16h, o público infantil poderá se divertir com as aventuras de “Idu – O Astronauta Masaai”, que narra as aventuras do personagem por mundos a partir de uma favela do Rio, e “Geração Alpha”, que apresenta Rebeca, uma menina apaixonada pela leitura que tenta convencer o vizinho e melhor amigo, Marcelo, a ler um livro. Os filmes também serão exibidos no dia 26 de maio, às 15h30.
O festival de dança “O Corpo Negro” iniciou em abril no Rio de Janeiro e vai passar por outras oito cidades do estado.
A programação se estenderá até 31 de maio em unidades do Sesc RJ, escolas e universidades e espaços públicos, que vão receber obras de 32 grupos, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e São Paulo. Todas as atividades são gratuitas, com a retirada dos ingressos nos espaços com lotação limitada.
“Nesta quarta edição, o projeto apresenta vogue, funk, afro, hip hop, samba, charme e outros gêneros. O Sesc RJ reafirma o seu compromisso com a pluralidade e com o protagonismo negro na dança, em todas as suas dimensões, diversidade e repertórios. Procuramos garantir políticas culturais com continuidade e consistência, visando possibilitar o crescimento de uma sociedade consciente e atuante, que busque relações étnico-raciais em bases justas e equânimes”, afirma André Gracindo, analista técnico de Artes Cênicas do Sesc RJ.
SERVIÇO
Festival de dança “O Corpo Negro” em Nova Iguaçu
Data: 7/5 a 26/5
Sesc Nova Iguaçu
Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu/RJ
A programação completa pode ser conferida no site www.ocorponegro.com.br.
Entrada franca