Search
Close this search box.

O Corpo Negro-Indígena, um país que conta através da arte e da dança a sua própria história

Com uma programação que ultrapassa 200 atividades em 13 unidades do Sesc RJ, o projeto O Corpo Negro-Indígena chega à sua quinta edição. 

Pela primeira vez, o festival integra com centralidade a produção artística indígena contemporânea na linguagem da dança, ampliando o seu escopo original — antes focado exclusivamente no protagonismo negro — e afirmando-se como uma iniciativa única nas artes da cena no país.

A edição de 2025 acontece de hoje a 15 de junho, em 11 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Com a curadoria de Ágatha Oliveira, Barbara Matias Kariri, Betânia Avelar, Jandé Potyguara e Tieta Macau, a programação apresenta obras que vão da dança à performance, passando por audiovisual, música e debates.

Uma Dança Para Nossas Histórias.

MEMÓRIAS E DESEJOS

O Corpo Negro-Indígena afirma as múltiplas existências e resistências de artistas que forjam um Brasil que dança para contar a própria história, inclusive aquela que foi silenciada, colocando em cena corpos negros e indígenas que criam a partir de seus territórios, memórias e desejos.

Territórios representados neste ano com grande abrangência. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo formam um mosaico diversificado e plural de gêneros, temas, estéticas e modos de criar.

UMA PROGRAMAÇÃO VARIADA

A programação apresenta 25 trabalhos de dança, sendo 11 estreias nacionais nos palcos do Sesc RJ, possibilitando um importante fomento para os criadores da dança e oferecendo obras inéditas para os moradores do estado.

Entre os destaques da programação está o espetáculo Andará das Encantarias, de Karu Kariri, artista indígena criada na periferia da zona sul de São Paulo.

UM RITUAL CONTEMPORÂNEO

Karu Kariri funde a cultura ballroom à ancestralidade de seu povo, criando uma obra que transborda encantaria, identidade e luta.

Em cena, a celebração dos corpos LGBTQIAPN+ negros e indígenas reverbera como um ritual contemporâneo de resiliência. Como ela mesma define: “Pode-se até aterrar um rio tentando apagar a história que vive lá, porém debaixo da terra a água continuará a circular, até o dia em que, à superfície, ela retornará.”

Orutuna – Música Indígena Contemporânea.

A ESCUTA DA TERRA

A curadoria do projeto é atravessada por essa escuta da terra e do corpo como territórios de saber. 

Bárbara Matias Kariri, uma das curadoras, resume: “Corpos que dançam interligados com a terra. Fazer curadoria como quem olha para o chão onde pisa, como quem exercita a escuta para saber quais sementes plantar. Dançar Pindorama para dizer da resistência e fé presentes nesses corpos antigos e futuros.”

Essa perspectiva ecoa em toda a programação.

Na performance Espiral da Morte, a artista Uýra Sodoma expõe a diáspora indígena como ferida aberta e campo de reinvenção.

OS ARTISTAS UNIVERSAIS

Vencedora do prêmio PIPA em 2022, Uýra é uma das jovens artistas indígenas e expoente da cena das artes na atualidade, e tem ocupado importantes espaços culturais no Brasil e em diversos países do mundo, em eventos de grande relevância.

Uýra une-se a Lian Gaia e Rosângela Collares em um ciclo de performances e debates mediados por Samara Potyguara e Jorge Vasconcellos, que ocorre entre os dias 29, 30 e 31 de maio, no Sesc Copacabana.

Espetáculo Baculejo
Foto: Tiago Matine

A ESCUTA ANCESTRAL

Já em Ané das Pedras, Bárbara Kariri promove um ritual performático que convoca a escuta ancestral das pedras Kariri e a relação com o sonho.

Obras como essas expandem o conceito de dança, ao reinscrevê-lo em práticas de cura, memória e território.

A abertura oficial acontece no dia 20 de maio, no Sesc Tijuca, em uma noite especial para convidados.

A programação inclui apresentações de trechos das obras de João Petronílio e do grupo Artefatos Sagrados — marcando simbolicamente o início desta nova fase do projeto.

IDENTIDADE E RESILIÊNCIA

Mulheres negras têm destaque em três criações originais. Inaê Moreira apresenta Ecos da Separação, que propõe uma imersão sensorial com sonoridades e gestos ancestrais ao lado da DJ Marta Supernova, compartilhando seus diálogos artísticos com o seu trânsito e formação em África. 

Herdei meu corpo, de Valéria Monã, atravessa teatro e dança em uma potente reflexão sobre identidade e resistência. Por fim, as três marias, da Cia Líquida, presta tributo a sambistas negras idosas com força e brilho, buscando afirmar as contribuições das baianas das escolas de samba e seus saberes.

A INFÂNCIA NEGRA E OS ANTOS TRADICIONAIS

O projeto também oferece uma programação para o público infantil e famílias, com Xirê de Erê: Crianças Flutuantes, da Ouvindo Passos Cia de Dança, celebra a infância negra com dança e ludicidade.

O espetáculo Traços, do Coletivo Riddims, constrói um jogo de cena baseado nas brincadeiras infantis indígenas, pouco conhecidas das populações do Rio de Janeiro.

Complementando as atividades ligadas ao corpo, a programação musical promove show como Derê – Concerto Solo sobre o Pagode, de Muato, e Orutuna, da cantora indígena Eloá Puri, que funde cantos tradicionais e sonoridades contemporâneas em um show imersivo.

O Corpo Negro
Foto:  Helio Melo

A DANÇA NEGRA DO PAÍS

A linguagem audiovisual também apresenta trabalhos de realizadores relevantes como Alberto Alvares, com exibições como o documentário Guardiões da Memória, filmado em aldeias Guarani no RJ, Clementino Jr, com Trem do Soul, ambos contando histórias do estado do Rio de Janeiro em seus aspectos culturais.

Parte da historiografia pouco conhecida da dança brasileira também pode ser conhecida com Ijó Dudu – Memórias da Dança Negra na Bahia, de Zebrinha, que apresenta uma linha do tempo viva da dança negra no país.

ESPAÇOS DE DESCOBERTA

Ao reunir expressões artísticas de pessoas negras e indígenas, o Sesc RJ acompanha e fortalece o movimento cultural que transforma o terreno da possibilidade em terreiro de criações, abrindo caminhos estético-políticos na cena brasileira.

Como destaca a curadora Ágatha Oliveira, trata-se de garantir “a oportunidade, a possibilidade, a realização, o fazer a dança que se deseja — e como se deseja”.

A cada edição, consolida-se um espaço de investigação, descobertas e permanência para corpos que insistem, criam e movem as estruturas.

Programa de Formação de Plateia, a arte é para todos

A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Cultura, propiciou, no mês de agosto, a experiência de assistir o espetáculo “O Corsário”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a mais de 150 bailarinos iguaçuanos e convidados. A iniciativa ocorreu por meio do Programa de Formação de Plateia, da própria Secretaria de Cultura, que visa democratizar o acesso à cultura, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e social através da participação em eventos artísticos, como espetáculos

Leia mais

Prêmio Cultura Popular, uma celebração das manifestações juninas que fazem parte da nossa identidade cultural

A Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense (SUBIC) recebeu o Prêmio Cultura Popular – União Junina 2025, realizado no Teatro Nova Iguaçu. O evento, que contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros, reuniu representantes, artistas, lideranças comunitárias e autoridades, e foi marcado pela valorização das tradições e expressões culturais juninas, em um ambiente de celebração e reconhecimento da riqueza cultural do nosso estado. A cerimônia simbolizou a união de esforços para que a cultura

Leia mais

Escola de Samba Império da Rainha é declarada campeã do carnaval de Londres

A Escola de Samba brasileira, o Império da Rainha, foi declarada recentemente campeã do carnaval de Londres. A escola levou para a avenida o enredo “Get Up, Stand Up with Império da Rainha”, celebrando a influência da cultura jamaicana nas sociedades britânica e brasileira. ALTOS VÔOS A escola, a única do Reino Unido liderada por uma mulher, foi fundada em 2024 por Liani Devito e já alcançou altos voos. Desde sua fundação, o Império da Rainha recebeu visitas de Gustavo

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz

Leia mais

Programa de Formação de Plateia, a arte é para todos

A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Cultura, propiciou, no mês de agosto, a experiência de assistir o espetáculo “O Corsário”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a mais de 150 bailarinos iguaçuanos e convidados. A iniciativa ocorreu por meio do Programa de Formação de Plateia, da própria Secretaria de Cultura, que visa democratizar o acesso à cultura, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e social através da participação em eventos artísticos, como espetáculos

Leia mais

Prêmio Cultura Popular, uma celebração das manifestações juninas que fazem parte da nossa identidade cultural

A Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense (SUBIC) recebeu o Prêmio Cultura Popular – União Junina 2025, realizado no Teatro Nova Iguaçu. O evento, que contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros, reuniu representantes, artistas, lideranças comunitárias e autoridades, e foi marcado pela valorização das tradições e expressões culturais juninas, em um ambiente de celebração e reconhecimento da riqueza cultural do nosso estado. A cerimônia simbolizou a união de esforços para que a cultura

Leia mais

Escola de Samba Império da Rainha é declarada campeã do carnaval de Londres

A Escola de Samba brasileira, o Império da Rainha, foi declarada recentemente campeã do carnaval de Londres. A escola levou para a avenida o enredo “Get Up, Stand Up with Império da Rainha”, celebrando a influência da cultura jamaicana nas sociedades britânica e brasileira. ALTOS VÔOS A escola, a única do Reino Unido liderada por uma mulher, foi fundada em 2024 por Liani Devito e já alcançou altos voos. Desde sua fundação, o Império da Rainha recebeu visitas de Gustavo

Leia mais

Museu Vivo do São Bento, em Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus

O Museu Vivo do São Bento (MVSB), em Duque DE Caxias, participa da 19ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro da programação, o MVSB apresenta hoje, as 13 h, uma roda de conversa com a participarão da doutora, historiadora e mestre em educação Deise Guilhermina da Conceição; da estudante de Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Milão, e do grupo de educadores da Creche Municipal Dona Leda Granja Victer. VISITA GUIADA Faz

Leia mais

Inclusão que Transforma: Crianças de Duque de Caxias Vivem Experiência Única no McDonald’s

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tem sido palco de iniciativas que vem emocionando famílias e transformando realidades: o programa Momento Inclusivo, é uma delas. O programa é fruto da parceria entre a primeira dama Julia Gomes, a Secretária da Mulher, Gestão e Inclusão, Christina Barichello, e o Presidente dos Franqueados McDonald’s Brasil, Carlos Emilio Sartori. SORRISOS, APRENDIZADOS E DESCOBERTAS Mais do que um simples encontro, a ação abre portas para que mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social

Leia mais

“Amuleto”, longa-metragem do Mate com Angu, tem estreia nacional no Festival do Rio

O documentário “Amuleto”, dirigido por Heraldo HB e Igor Barradas, fará sua estreia nacional no sábado, 04/10, na Première Brasil do Festival do Rio, a maior vitrine do cinema brasileiro. O filme foi selecionado para a categoria “Competição – Documentário”, um reconhecimento da sua relevância e da sua potência narrativa e histórica. DITADURA MILITAR O filme resgata a história por trás de “O Amuleto de Ogum”, um faroeste místico de 1975 dirigido por Nelson Pereira dos Santos. A trama, que

Leia mais

“Eu Sempre Soube…” é o cartaz de domingo no Teatro Nova Iguaçu Petrobrás

O premiado espetáculo “Eu Sempre Soube…”, estrelado pela atriz Rosane Gofman – que está no ar na novela Êta Mundo Melhor! – é o cartaz de domingo, 19/10, no Teatro Nova Iguaçu Petrobras. LGBTQUIAPN+ A peça conta a história de Majô Gonçalo, jornalista que lança um livro repleto de relatos sobre o amor de mães por seus filhos LGBTQIAPN+. Nesse livro documentário, o leitor é apresentado a uma emocionante história de amor, do tipo mais puro e incondicional que se pode experimentar. O texto e

Leia mais

Estudantes são premiados no Projeto Rio de Letras, da Firjan SESI, no Theatro Municipal

Estudantes de todo o estado, cujos textos foram selecionados por imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), estiveram no Theatro Municipal do Rio para receber a premiação do Rio de Letras 2025. O projeto é realizado pela Firjan SESI, com curadoria da ABL e parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). As 58 crônicas, contos e poesias de alunos do Ensino Médio das redes estadual e das Escolas Firjan SESI foram reunidas em um livro entregue durante a cerimônia, que contou com apresentações artísticas de

Leia mais

Teatro, circo e literatura agitam a semana no Festival de Artes de Nova Iguaçu

A diversidade de atrações continua no 3º Festival de Artes de Nova Iguaçu com performances de teatro, circo e literatura que reforçam os múltiplos talentos da cidade.Esse ano, são 55 apresentações gratuitas de teatro, música, dança, literatura, artes plásticas, cinema e cultura tradicional, gerando trabalho e renda para os profissionais do setor.Os eventos seguem até 30 de outubro com programação dedicada principalmente ao público infanto-juvenil. DIVERSIDADE E IDENTIDADE O espetáculo Diversidade e Identidade, destacando a essência do circo de rua, será a atração desta quarta-feira

Leia mais

Da Sapucaí para os livros, Gabriel Loiola vira símbolo de inclusão e inspiração para a literatura infantil

O Carnaval carioca é palco de sonhos, histórias e representatividade. A prova disso é a trajetória de Gabriel Loiola, de 7 anos, criança especial que desfila ao lado de sua mãe, a professora e musa da educação Tatiana Breia, na Escola de samba União da Ilha. UM HÉROI COM SÍNDROME DE DOWN Presença constante nos ensaios, Gabriel é querido por todos os componentes da escola e, recentemente, ultrapassou as fronteiras da avenida para inspirar também na literatura: ele serviu como referência para as ilustrações do

Leia mais

“O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras’ pelo olhar de Ciro Fernandes

Retratando a cidade maravilhosa através da força da arte nordestina, o Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, abre as portas para a exposição “O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras”, celebrando a trajetória do artista plástico Ciro Fernandes e a sua paixão pelo Rio de Janeiro. A exposição se dá por meio de 76 obras autorais que transitam entre a técnica milenar da xilogravura e demais estilos, como pinturas, calcogravuras, litogravuras e nanquim. Obras que dialogam com as narrativas populares do nordeste e revelam a versatilidade do xilogravador, pintor,

Leia mais

A jornalista Vanessa Rosseto participa do TEDx Parque do Povo 2025 com palestra sobre luto e recomeços

A jornalista, apresentadora e criadora de conteúdo Vanessa Rosseto foi uma das palestrantes do TEDx Parque do Povo 2025, realizado em São Paulo. O evento, que teve como tema “Sucesso na era pós-digital”, reuniu nomes de destaque como o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, o relações-públicas Beto Pacheco, o escritor Manoel Soares, a atriz Tania Khalill e o cantor Pelu, ex-integrante da banda Restart. CONEXÕES Com curadoria e organização de Marco Fernandes, o encontro trouxe reflexões sobre autenticidade, propósito e novas formas de conexão em

Leia mais

Mostra de Circo toma conta da programação do final de semana no Teatro Firjan SESI Caxias

Uma boa dica para quem curte um bom espetáculo: a arte circense toma conta do palco no Teatro Firjan SESI Caxias. Os espetáculos “Acorda Maria!”, da companhia Jovens Malungos e “Reverso”, do Coletivo Corsário, são as atrações amanhã e sábado na Mostra de Circo Firjan SESI. ACORDA MARIA Na sexta-feira (15/8), a programação começa às 15h, com o espetáculo “Acorda Maria!” que com um roteiro marcado pela leveza, busca revelar as dores e os encantos da jornada feminina no Brasil.   Como um fio tênue entre o

Leia mais

De Mondoví para o mundo

A cidade de Mondovi, na província de Cuneo, região de Piemonte, fica a 10 mil quilômetros de Nova Iguaçu. Foi de lá que 17 sacerdotes “Fidei Domun”, movimento criado por Pio XII, em 1957, para despertar a vocação missionária entre os padres diocesanos italianos, partiram em direção a Sorocaba (SP) e a Nova Iguaçu (RJ) nos anos 50 e 60. Do grupo, apenas Renato Chiera permanece ativo na Baixada Fluminense. OPORTUNIDADE Na segunda-feira (21), o Padre Renato Chiera, comemorou 83 anos de idade no bairro

Leia mais

Raissa de Oliveira, ex-rainha de bateria da Beija Flor, reabre as portas da ONG RAYDI com projeto de alfabetização para crianças autistas

Após sofrer um ato de vandalismo, no fim do ano passado, a ONG RAYDI, referência em inclusão social há 18 anos em Nilópolis, reabriu suas portas com novas turmas e projetos. Entre as novidades, está um projeto inovador de alfabetização para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltado a alunos de 5 a 6 anos em fase de pré-alfabetização ou alfabetização inicial. EDUCAÇÃO INCLUSIVA O projeto utiliza uma metodologia afetiva e respeitosa, com abordagens adaptadas às necessidades de cada criança. Recursos visuais, táteis, sonoros

Leia mais

Franchising acelera no primeiro semestre e Expo ABF Rio, que começa hoje no Riocentro, conecta investidores em todo o País

O mercado de franquias segue em expansão no país. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou R$ 135,8 bilhões no 1º semestre de 2025, com alta de 11,6% sobre igual período de 2024. No acumulado de 12 meses, o franchising superou R$ 287 bilhões, um avanço de 14,4%, consolidando-se como um dos motores da economia brasileira. CRESCIMENTO NO ESTADO DO RIO No Estado do Rio de Janeiro, o franchising faturou mais de R$ 12,5 bilhões no 1º semestre, que corresponde a um

Leia mais

Vinícius Rodrigues é o novo Diretor Artístico da Acadêmicos de Niterói

Após desenvolver um grande espetáculo para a noite dos enredos, apresentado pela agremiação na Cidade do Samba, Vinícius Rodrigues foi anunciado como novo Diretor Artístico da Acadêmicos de Niterói. O profissional é dançarino, professor e coreógrafo e reforçará a equipe da escola azul e branca rumo a estreia no Grupo Especial na Marques de Sapucaí, no carnaval de 2026. Nascido e criado no mundo do samba, Vinícius Rodrigues começou oficialmente como passista aos 5 anos de idade na Beija-Flor de Nilópolis, depois migrou para o

Leia mais

Projeto Karaíba estreia nova montagem com oito sessões gratuitas no Rio de Janeiro

Após o sucesso de sua primeira montagem, o premiado Projeto Karaíba retorna aos palcos do Rio de Janeiro com uma produção inteiramente nova: o espetáculo infantojuvenil “Karaíba: uma História pré-Brasil”. Baseada na obra do escritor indígena Daniel Munduruku, a peça faz curta temporada, com oito apresentações em quatro importantes espaços culturais da cidade, convidando crianças e jovens para uma viagem pela história, mitologia e aventura de Pindorama, a terra antes de ser chamada Brasil. O espetáculo circula com sessões duplas pela Arena Cultural Fernando Torres

Leia mais