A Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense (SUBIC) recebeu o Prêmio Cultura Popular – União Junina 2025, realizado no Teatro Nova Iguaçu.
O evento, que contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros, reuniu representantes, artistas, lideranças comunitárias e autoridades, e foi marcado pela valorização das tradições e expressões culturais juninas, em um ambiente de celebração e reconhecimento da riqueza cultural do nosso estado.
A cerimônia simbolizou a união de esforços para que a cultura junina continue ocupando espaços de destaque, garantindo que as futuras gerações reconheçam e preservem sua importância histórica e identitária.
De acordo com Augusto Vargas, subsecretário de cultura e economia criativa da Baixada Fluminense, a presença da SUBIC reforça o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro em fortalecer a cultura popular como patrimônio vivo, promovendo a integração entre os territórios da Baixada Fluminense e demais regiões.
“Ao participar desta premiação, a SUBIC reafirma o seu papel de apoiar iniciativas que dão visibilidade às manifestações tradicionais, ampliando oportunidades para os fazedores de cultura e consolidando a diversidade cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico”, afirmou.

CULTURA POPULAR
Durante a homenagem que recebeu por sua contribuição ao longo dos anos no fortalecimento do movimento cultural da região, em especial das festas juninas, Augusto Vargas surpreendeu mais uma vez : ele compareceu num traje black tie – o traje exigido no convite oficial – repleto de símbolos ligados ao universo das quadrilhas, e fez uma fala marcante sobre o conceito de beleza e da identidade popular:
“A verdadeira elegância e a verdadeira beleza estão na nossa cultura popular. Chique é valorizar as nossas tradições, é reconhecer que a nossa identidade tem força e grandeza. A Baixada Fluminense é um território de trabalhadores, em sua maioria pessoas humildes, negras, que mantêm vivas expressões ligadas ao candomblé, ao artesanato e às culturas populares. É nesse chão que construímos, com orgulho, um patrimônio cultural que precisa ser centralizado e fortalecido. Seguimos firmes no compromisso de valorizar a cultura popular da Baixada e de todo o Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo quem faz e vive a nossa arte”.
Foi ovacionado !
A ExtraVip faz coro com o subsecretário e com os artistas da região no reconhecimento do valor inquestionável da nossa cultura popular.
