Search
Close this search box.

Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2024 reconhece projeto social desenvolvido em Santa Cruz

Dez empresas fluminenses, de diferentes regiões do estado, foram as vencedoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2024.

A empresa Ternium, localizada no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, foi a ganhadora da categoria Gestão de Impacto e Investimento Social, com o projeto Aula Extra Roberto Rocca.

A iniciativa, que visa proporcionar educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral de jovens, foi uma das selecionadas entre os 62 projetos inscritos nesta edição. O anúncio oficial dos vencedores ocorreu na segunda-feira (23/9), no auditório Aquário da Casa Firjan, no Rio de Janeiro.

A empresa Porto Sudeste, de Itaguaí, recebeu Menção Honrosa com o Projeto Gestão de Resíduos do Porto Sudeste.

“É com grande satisfação que vemos empresas da região atuantes com projetos tão relevantes para a sociedade do entorno de onde atuam. A partir de ações como as que foram destacadas no Prêmio percebemos o engajamento das indústrias em tornar suas atividades cada vez mais sustentáveis e socialmente responsáveis”, destacou o presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Carlos Erane de Aguiar.

A cerimônia de premiação contou com a participação do atual 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano, e de Carlos Fernando Gross, 1º vice-presidente da Firjan CIRJ.

Durante a solenidade foi realizada ainda a palestra magna do Rodolfo Beltrán Bravo, arquiteto, ex-ministro do Peru e atual diretor da organização Earth Day na América do Sul.

“A adoção de práticas sustentáveis pela indústria fluminense é crucial para mitigar impactos ambientais, promover a eficiência no uso de recursos naturais e reduzir emissões de gases de efeito estufa. Além de contribuir para a preservação do ecossistema, práticas sustentáveis impulsionam a inovação e a competitividade, alinhando-se a exigências regulatórias e expectativas de mercados globais”, destacou Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da federação.

Projeto visa enfrentar os desafios educacionais e sociais na região

Implementado na região de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o projeto Aula Extra Roberto Rocca visa a melhoria do ambiente escolar e do desempenho estudantil. O objetivo é contribuir para a qualidade do ensino, por meio de ações que motivam o aprendizado, desenvolvem habilidades, garantem a permanência das crianças no sistema educativo, mantêm a assiduidade escolar, entre outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento integral dos alunos.

“Estamos muito orgulhosos em receber este prêmio tão importante da Firjan. O projeto Aula Extra Roberto Rocca fortalece a rede de educação de nossa região e reforça o compromisso da Ternium de crescer e se desenvolver junto com a comunidade”, destacou Fernanda Candeias, diretora Institucional e de Relações com a Comunidade.

Prêmio já recebeu mais de 600 projetos

O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as iniciativas que se destacam no estado do Rio em prol da sustentabilidade, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social. Desde 2013, o Prêmio recebeu 624 projetos, nas categorias “Água e Efluentes”; “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”; “Mudanças Climáticas e Eficiência Energética”; “Resíduos Sólidos”, “Gestão de Impacto e Investimento Social”; “Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e “Governança Corporativa”.

Presenças

A cerimônia de premiação também contou com a participação de Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente eleito da Firjan e Keitt Lomiento, coordenadora de conhecimento e parcerias da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

FOTO – Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2024

(*) Com Assessoria de Imprensa FIRJAN

Search