Talento por trás de sucessos como “Grupo da Família”, “Incompatível”, “Masterchef” e “Eu Não Vou Esquecê-la”, o cantor Robinho, vem cravando seu nome na história da Música Popular.
Nascido na cidade Joaquim Nabuco, em Pernambuco, o cantor encontrou no Rio de Janeiro os ingredientes para compor os versos do novo capítulo que passou a escrever em sua carreira e tem se destacado como um jovem fenômeno do pagode.
Sua relação com a música começou na infância, época em que colecionava memórias de jogos de futebol no campinho com os amigos, e das ritmadas bandinhas de lata que embalavam e alegravam as brincadeiras da turma do Bairro, na sua querida Joaquim Nabuco.
Foi também na infância que Robson Ricardo Matias Lins de Souza, o Robinho, teve seu primeiro contato com o pagode, ouvindo canções como “Quer Casar Comigo” de Netinho de Paula, e “Como Nunca Amei Ninguém, do Exaltasamba, que nasceu o sonho de ser cantor.

BOA OUSADIA
Na verdade, Robinho sempre teve o pagode como o seu gênero musical preferido, mas também chegou a passear por outros estilos como os gospel e o forró. Seus primeiros passos profissionais foram dados no grupo de pagode “Boa Ousadia”.
Apesar das dificuldades que enfrentou, desistir nunca foi uma opção para o artista que há dez anos gravou seu primeiro single, “Fora de Controle”.
Cinco anos depois, em 2020, já mais amadurecido, apresentou nas plataformas as canções “Coração Carente”, “Incompatível” e “Frase do Dia”.

FERRUGEM
Em 2021, Robinho lançou o sucesso “Eu Não Vou Esquecê-la”, parceria com o cantor Ferrugem, que chegou a somar três milhões de streams no spotify e mais de quatro milhões e meio de visualizações no youtube.
A canção foi a mais tocada nas rádios do Rio de Janeiro. O período também foi marcado pelo lançamento de um EP, que incluiu hits como “Na Hora H” e “Masterchef”, música que conquistou mais de 25 milhões de impactos nas rádios cariocas, se tornando também a número um. “Loucura do Seu Coração”, uma regravação do Sorriso Maroto, “Enxugando Gelo” e “Fake News” também fazem parte do projeto.

PROJETO AUDIOVISUAL
Em sua vibrante trajetória, Robinho continuou entregando boas músicas e muita alegria, trabalhando em pelo menos três projetos audiovisuais.
Há três anos atrás, em 2022, o videoclip “Robinho Ao Vivo”, o posicionou definitivamente no mercado musical. O ano foi marcado também pelo seu sucesso “Grupo da Família”.
No ano passado, o cantor lançou “Fim de Tarde do Robinho”, que foi o primeiro registro audiovisual.

PAGODEIRO ARRETADO
Este ano, em Janeiro, Robinho gravou na bela paisagem do Joá, “Pagodeiro Arretado”. O projeto reúne cinco músicas inéditas e sete regravações, com participações especiais da Banda Som de Faculdade e Gica.
“Este é um projeto que traz muito da minha identidade, eu que sempre fui um pagodeiro arretado, como se diz lá no meu Nordeste. E o conceito deste trabalho é justamente trazer um pouco da minha raiz, misturando o meu jeitinho nordestino com o pagode”, afirma o cantor.

E O MUNDO GIROU
Robinho relembrou as voltas que a vida dá quando anunciou o seu novo single “O Mundo Girou”, música e trabalho do audiovisual “Pagodeiro Arretado”.
A faixa, composta por Renato Moreno e produzida por Miguel Schonmann, com roupagem que passeia pelo pagode extrovertido e irreverente do artista, numa espécie de flerte com elementos característicos do Nordeste, tem feito o maior sucesso.
“Quando lançamos o trabalho, a expectativa era mostrar para o público o meu lado nordestino, trazendo um pouco mais da minha raiz, e transformando isso tudo em pagode, que é o gênero que eu amo”, explica o cantor

NA CASA DE ZECA
E parece que a coisa anda dando muito certo mesmo.
Na semana passada Robinho fez um belo show no bar do Zeca, que contou com a participação de ninguém menos que o amigo Xande de Pilares.
Recebido com muito carinho pelo artista que canta versos como “É Deus quem aponta a estrela que tem de brilhar”, Xande se sentiu em casa, afinal os grandes artistas sempre reconhecem os novos talentos. E foi assim o clima durante todo o show que fez brilhar na casa que é uma homenagem a outro grande ídolo da MPB, Zeca Pagodinho.

SAMBA RECIFE 2025
E como a gente nunca dúvida do que tá escrito, no domingo, 20/09, Robinho tem um encontro com suas melhores lembranças: a convite da galera do grupo Menos e Mais, o artista vai participar do maior Festivais de samba do país, o “Samba Recife 2025”, que começa no sábado, na área externa do Pernambuco Centro de Convenções.
Thiaguinho, Belo, Ferrugem, É o Tchan, Vou pro Sereno, Péricles, Mumuzinho, Dilsinho, Leo Santana, Turma do Pagode, Jorge Aragão, Revelação, Sorriso Maroto e Xande de Pilares são os convidados da festa. Um line-up de respeito.
Só craque.
