Quantas vezes a palavra menopausa foi evitada, sussurrada, tratada como algo vergonhoso?
Para desconstruir a questão, tirar o peso do preconceito e torná-la um assunto que pode ser discutido sem mágoas, vergonha e rancores, as Soltarinas, um grupo divertido de mulheres de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que dançam como se não houvesse o amanhã, apresentam, amanhã, as 20 horas, no Teatro Nova Iguaçu-Petrobrás, o espetáculo “Soltarinas em Menopausa!”.
MENOPAUSA
“Estou com 51 anos e um dia perguntei para uma amiga, como foi a chegada da menopausa para ela.
Ela respondeu, falando bem baixinho, que era melhor não conversamos sobre esse assunto. Percebi, naquele instante, que o tema MENOPAUSA ainda é um tabu que precisamos ajudar a desconstrui-lo, com urgência!
Vamos falar, sim! Trocar experiências, buscar informações e ferramentas para atravessarmos essa fase com qualidade de vida”, convoca a atriz e produtora Simone Vianna, líder das Soltarinas.
De acordo com Simone Vianna, “Menopausa” é um espetáculo musical, leve e divertido, que trata dessa fase da mulher como mais um dos muitos rituais que se vive ao longo da vida.
“São 23 mulheres no palco, atuando, cantando, dançando e expondo suas vulnerabilidades em cena, de corações abertos, com o objetivo de que cada mulher que assista a peça sinta que ela não está sozinha e não é a única que passa e sofre com os muitos sintomas que a menopausa pode gerar”, assegura.
HORMÔNIOS
A peça conta ainda com a participação de dois atores-bailarinos, Darlan Souza e João Alcântara, que dão vida aos hormônios Estrogênio e Progesterona.
“Soltarinas em Menopausa” ressalta a importância da sororidade, que é o apoio mútuo e a amizade entre as mulheres.
“Assistir ao espetáculo nos ajuda a entender um pouco mais sobre o universo feminino”, reitera Marcelo Alonso, supervisor geral da peça e sócio da M.A. Produções Artísticas.
FICHA TÉCNICA
“SOLTARINAS EM MENOPAUSA!”
TEATRO NOVA IGUAÇU-PETROBRÁS
Direção e coreografia: Simone Vianna
Luz e som: Ryan Márcio
Elenco: Orleide Monteiro, Diva Buarque, Angela Ribeiro, Ana Alcântara, Ana Guidone, Ana Lúcia Paiva, Edite Cardoso, Edma Abreu, Elis Santos, Gislayne Rodrigues, Lucinete Matos, Márcia Rodrigues, Márcia Branco, Márcia Bahia, Marluci Almeida, Viviane Marquezini, Nanci Magnavita, Neuza Prado, Regina Almeida, Suely Hoppe e Vera Pinho.
Participação: Sylvia Vianna, Darlan Souza e João Alcântara
Figurino: Simone Vianna, Diva Buarque e Elis Santos
Idealização: Simone Vianna
Supervisão Geral: Marcelo Alonso
Ingressos na bilheteria do Teatro
Endereço: Rua Coronel Bernardino de Melo, 1081 Centro, Nova Iguaçu