A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da competente Equipe de Arte Urbana da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou a limpeza e revitalização emergencial da fachada do antigo Cine Iguaçu, desapropriado pelo município para implantação do futuro Teatro Municipal de Nova Iguaçu.
A ação visa impactar positivamente a paisagem que se encontra degradada devido à má conservação por parte dos antigos proprietários, que abandonaram à própria sorte um dos prédios mais icônicos da região, durante longos anos.
A iniciativa visa também os preparativos dos eventos da Festa de São Jorge, no dia 23 de abril, e Dia da Baixada Fluminense, que se comemora no dia 30 de abril. Em Nova Iguaçu, as festas são comemoradas na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, e no Complexo Cultural Mário Marques, que ficam localizados na Rua Getúlio Vargas, a mesma rua do antigo Cine Iguaçu.
UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA BAIXADA
O Cine Iguaçu, considerado um patrimônio histórico de Nova Iguaçu, foi fundado em fevereiro de 1952, pelo proprietário de terras iguaçuano e fruticultor dos tempos dos laranjais, Antônio Vaz Teixeira.
Em janeiro deste ano, após um longo processo, a prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria municipal de Cultura, oficializou o termo de desapropriação do antigo cinema, que fica em frente à estação de trem da cidade, e concluiu uma importante etapa para a criação do Teatro Municipal de Nova Iguaçu. O antigo Cine Iguaçu, um prédio em estilo art decô, foi palco de grandes shows nos anos 50 e estreias hollywoodianas, tem 800 metros quadrados, mezanino, escadarias em mármore, e capacidade para mil pessoas.