Depois de num ato de coragem e bravura ao salvar duas crianças e sua mãe que estavam em um carro durante uma enxurrada que abateu a região da Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos se tornou uma celebridade nacional.
O Herói da Baixada deu entrevistas em todos os jornais do grupo Globo e em outros veículos de imprensa. E foi homenageado durante toda a programação da emissora carioca, inclusive no “Domingão com Hulk”, que o recebeu pedindo aplausos da plateia por seu ato de heroísmo, constatando a máxima de que os verdadeiros heróis, fora das telas, são assim, humanos e reais como Marcos Vinícius.
Passada a tempestade, o Herói da Baixada será condecorado, no dia 5 de Março, às 10h, em sessão ordinária, num consenso na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, com a Medalha de Mérito Comendador Soares, a maior honraria do Poder Legislativo de Nova Iguaçu.
Os 11 vereadores da casa assinam o decreto legislativo que deu origem à homenagem. Ou seja, além de unanimidade, todo poderão tirar uma casquinha do ato de bravura do nobre iguaçuano.
“Nós concedemos esta Medalha a personalidades importantes para o desenvolvimento, crescimento e que guardem em sua história de vida atitudes de importância para Nova Iguaçu. Marcos Vinícius foi mesmo um herói e mostrou o quanto a vida e sua proteção significam para ele. Parabéns, Marcos!”, disse o presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Dudu Reina, durante a sessão plenária, quando foi votado o decreto legislativo da Medalha.
Veja como foi o resgate:
PROJETO IGUAÇU
Neste mesmo dia, os temporais que têm assolado a cidade nos últimos meses fez parte dos discursos de todos os vereadores presentes na sessão.
A concretização do Projeto Iguaçu, que tem por finalidade a macrodrenagem de todos os rios que passam pela Baixada Fluminense em direção à Baia de Guanabara, foi assinalada como de total importância.
Até porque, sempre que há uma calamidade na região, e as catástrofes anunciadas se apresentam, a pauta volta sempre à discussão, ou, a enxurrada dos debates.
Discute-se bastante, fala-se muito, mas, de concreto, só as pedras que rolam durante as chuvas que arrastam carros e destroem os sonhos e as casas dos moradores da região.
É, parece mesmo que este projeto deverá ser discutido ainda por muitos e muitos anos.