O centenário da Estação Primeira de Mangueira – em abril 2028 – será celebrado em grande estilo.
O ator, produtor e diretor artístico Jô Santana e o diretor de criação Rafaello Ramundo se uniram na criação do projeto “Mangueira 100 Anos: O Espetáculo de Uma História”, para comemorar o centenário de uma da mais queridas Escolas de Samba do Brasil.

MÚLTIPLAS LINGUAGENS
“Mangueira 100 Anos: O Espetáculo de Uma História” se desdobra em múltiplas linguagens: teatro musical, literatura, audiovisual, exposição, desfile de moda e ações formativas.
Mas, certamente a parte mais ambicioso do projeto será o espetáculo inédito unindo a potência da Bateria da Mangueira à sofisticação da Orquestra Novo Traço, que promete promover um encontro raro entre o samba de raiz e a música sinfônica brasileira.
Idealizado por Jô Santana, que divide com Rafaello Ramundo a direção geral e a realização do projeto, a celebração visa recriar o tempo da história e o pulso da comunidade, que sempre esteve presente durante os anos em que a escola, com vinte títulos na avenida, se consagrou como a segunda maior vencedora do carnaval carioca.

REFERÊNCIA NO TEATRO MUSICAL BRASILEIRO
Jô Santana é produtor e diretor artístico, com mais de 30 anos à frente da Fato Produções, onde realizou mais de 65 espetáculos.
Em sua vasta experiência, Jô Santana foi o idealizador dos musicais Cartola, Dona Ivone Lara, Alcione a Marrom e Martinho. O profissional é referência no teatro musical brasileiro, tendo conquistado vários prêmios, como o Bibi Ferreira, APTR, APCA e SHELL, além de vencedor em Especial do Prêmio Arcanjo de Cultura de 2024, prestigiada premiação, criada pelo jornalista Miguel Arcanjo Prado, que reconhece os melhores do ano em diversas áreas artísticas, como teatro, música, cinema e streaming.

IDEALIZADOR DE GRANDES EVENTOS
Rafaello Ramundo é fundador e diretor de criação da Novo Traço, empresa de Live Marketing e Produção de Eventos especializada em conectar grandes marcas aos seus públicos por meio de projetos culturais, sociais e esportivos; além de curador artístico, ele é idealizador de grandes eventos como Tim Music Rio, Prudential Concerts, Casa Light, Fim de Tarde e o Festival Equatorial de Natal.

INOVAÇÃO E IMPACTO SOCIAL
Com uma visão estratégica voltada para a inovação e o impacto social, Rafaello expandiu a atuação da Novo Traço, desenvolvendo projetos que unem música, cultura e responsabilidade social, fortalecendo a economia criativa e proporcionando experiências inesquecíveis ao público
Rafaello é também o idealizador da Orquestra Novo Traço, que se destaca por realizar projetos musicais de impacto, unindo música sinfônica a ritmos populares e orquestrações clássicas.

MANGUEIRA 100 ANOS
No segundo semestre de 2026, a celebração pelos 100 anos da Mangueira, começa com a realização de oficinas de teatro musical, produção cultural, corte e costura, comunicação, mídias sociais, visagismo e cenografia.
A previsão de estreia do musical “Mangueira 100 Anos: O Espetáculo de Uma História”, é abril de 2027, na cidade onde numa tarde de samba no Terreiro de Tia Fé, no Morro de Mangueira, os mais famosos batuqueiros e baluartes do samba brasileiro fundaram a Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro.

Foto/Capa: Os parceiros Jô Santana e Rafaello Ramundo.
(*) Com pesquisa da Academia Brasileira de Marketing





















