Search
Close this search box.

Uma história do tiro com arco, em Nova Iguaçu

A arqueria é o esporte, a prática ou a habilidade de usar um arco para atirar flechas. Historicamente, a arqueria foi usada para caça e combate. Mas, nos tempos modernos, a atividade se transformou num esporte competitivo e uma prática recreativa.

Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, um grupo de arqueiros se reúne há dez anos para a prática e troca de conhecimentos sobre o esporte. No início o local para os arqueiros era o Campus da Universidade Federal Rural. Atualmente o grupo se encontra no Patronato, no centro de Nova Iguaçu.

Atletas do Baixada Bow Arqueria durante o circuito Field Brasil, no Clube Paradiso.

O grupo faz parte do Baixada Bow Arqueria, fundado em 2014, filiados à Associação Field Brasil. Ao menos dez atletas do grupo estão habilitados para atuar nas provas dos circuitos brasileiros da modalidade e, neste curto período, dois atletas foram campeões brasileiros no Circuito Field Round.

Atletas do Baixada Bow Arqueria.

BAIXADA BOW ARQUERIA

Dirigido por Allofs Daniel, o criador do Baixada Bow Arqueria, e editado por Ana Beatriz, o documentário “Baixada Bow Arqueria: uma história do tiro com arco em Nova Iguaçu”, será lançado hoje, as 18 horas, no Auditório do Instituto Multidisciplinar  do Campus da UFRRJ, em Nova Iguaçu.

O documentário, que conta a trajetória para a realização deste vitorioso (e inusitado) projeto, possui financiamento da Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Cartaz do documentário sobre os arqueiros da Baixada Fluminense.

O FUTURO DA MEMÓRIA

Embarcando no sucesso e na curiosidade que desperta o documentário sobre os arqueiros da Baixada, Aloffs Daniel lança hoje, no mesmo pacote, o documentário “O futuro da memória: 60 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu”, que ele dirige, financiado pela Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

DIPLOMA HELONEIDA STUDART

Professor, ativista cultural, instrutor de arquearia, e cineasta, Allofs Daniel recebe da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o Diploma Heloneida Studart de Cultura 2024.

Allofs Daniel recebe o Diploma Heloneida Studart de Cultura 2024 pela Alerj.

O importante prêmio, que homenageia pessoas ilustres ligadas a cultura, será entregue na terça feira, 29 de outubro, a partir das 18 horas, no plenário do Palácio Tiradentes, no Centro do Rio.

Search