Os perigos contra o nosso regime democrático e a fragilidade sobre direitos humanos estão muito evidenciados no Brasil e no mundo.
A Universidade Candido Mendes (UCAM) está com inscrições abertas, até 06/03, para o curso de Pós-Graduação “Democracia e Direitos Humanos”.

OBJETIVOS
O objetivo é formar pesquisadores preocupados com os debates sobre a democracia brasileira e os seus impactos na sociedade e sobre direitos humanos.
Aos interessados, foi programado um capítulo inédito com técnicas de pesquisas em documentos encontrados na UCAM, que aborda o período que vai desde a Ditadura Militar até o recente processo de democratização no Brasil.

TEMAS
O curso, com inicio em março, terá 360 horas de aulas noturnas. O programa abordará temas como “Estado e sociedade no Brasil: olhares e perspectivas”, “Democracia, cidadania e participação social”, “Desigualdades no Brasil contemporâneo”, “Democracia e direitos humanos no Brasil pós-1988”, entre outros.

REFLEXÃO SOBRE DEMOCRACIA
O professor Fábio Py, pós-doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, a UENF. Doutor em História pela a UERJ, e em Teologia pela PUC-RIO, com estágio de doutorado em sociologia da religião, e um dos professores da pós graduação, explica que o curso é relevante para a reflexão sobre democracia, no momento em que vivemos de crises democráticas, truculências no mundo, eleições que estão para ocorrer este ano no Brasil, e o engessamento cada vez maior dos direitos humanos.
“O nosso país continua desigual, injusto e com violência crescente aos olhos do povo e da justiça”, afirma o professor.

SOCIEDADE INSTAVÉIS E IMPREVISÍVEIS
As democracias vêm enfrentando desafios cada vez maiores no século XXI
As crises e estados de exceção globais são vistas por aqui e no exterior, o que torna sociedades instáveis e imprevisíveis.
A devastação do meio ambiente está causando grandes impactos, como aumento da temperatura do planeta, enchentes, tornados, mas vê-se também o crescimento da desigualdade, o racismo estrutural, as questões de gênero, que colocam em risco a confiança nos regimes democráticos e que abrem caminho para outsiders e promessas sem fim.
Observa-se, ainda, o crescente fluxo migratório provocado por guerras, políticas ao avesso, descompasso na economia, na saúde e na geração de trabalho.
Hoje, nos deparamos com o poder público onde há redução de sua capacidade de garantir a segurança e proteção de direitos individuais e coletivos.

CORPO DOCENTE
O curso de pós graduação terá no corpo docente, os professores Alexandre de Paiva Rio Camargo, Alexandria Alexim, Antônio Botelho, Camila Gonçalves De Mario, Fabio Py, Fernando da Costa Vieira, Janine Targino, Lilian Gomes, Pedro Simonard, Rogério Ferreira de Souza e Theófilo Rodrigues.
Haverá descontos de 30% para ex-alunos, funcionários e professores da UCAM e filiados ao SINPRO-RJ.
Aos interessados, inormações podem ser obtidas através da secretaria Jéssica Leite Soares
E-mail: ppgsp@iuperj.br


Foto/Crédito: Imagem Barnaby ChambersShutterstock.























