Search
Close this search box.

Vem aí o 30º Festival de Dança de Nova Iguaçu

O Festival de Dança de Nova Iguaçu (FDNI) é um evento pioneiro na Baixada Fluminense que há 30 anos visa o desenvolvimento, intercâmbio e a formação de público, tendo como foco a dança. O Festival tem também a função de elevar a autoestima de uma população carente de eventos culturais, proporcionando para este público eventos de alto nível.

Por outro lado, o Festival de Dança de Nova Iguaçu visa incentivar os artistas da região a mostrarem e divulgarem seus trabalhos, oferecendo palcos e oficinas para que possam exercer, em grande estilo, esta atividade.

Ao longo desses 30 anos trouxemos para Nova Iguaçu e, consequentemente, para a Baixada, bailarinos de todas as regiões do Brasil como participantes do festival e bailarinos profissionais como convidados para as aberturas oficiais do evento.

Os jurados, por sua vez, fazem um grande intercâmbio e são escolhidos entre os nomes de destaque da dança nacional.

Profissionais como Ana Botafogo, que se apresentou pela primeira vez na Baixada a convite do Festival, somam nessa longa jornada.

ATRAÇÕES INTERNACIONAIS

Atrações internacionais já passaram por nossos palcos, como Roberta Fernandes e partner, solistas do Ballet Stuttgart, na Alemanha.

Isadora Loyola, solista do American Ballet Theatre.
Steven Harper, um dos mais famosos sapateadores americanos.
Também a Cia Jovem do Ballet Bolshoi, entre tantos outros.

Nomes como Eugênia Feodorova e Richard Cragun foram homenageados presencialmente no Festival de Dança de Nova Iguaçu.

OS JURADOS


A direção do Festival tem o cuidado de estimular todas as modalidades de dança, visando aqueles que apreciam esta arte em todas as suas vertentes e expressões, eruditas e populares.


Os jurados, sempre uma atração à parte, vão julgar o concurso em cada modalidade.

Paulo Rodrigues, primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, será o presidente do júri. Um nome de peso que representará o nosso quadro de jurados.

Bailarinos de renome internacional estarão na cidade para avaliar os trabalhos apresentados no Festival, com toda sua expertise, todos especialistas em suas modalidades.

Direção e produção de evento são de Tereza Petsold. Foto: Estevão Freitas

PAPO COM OS JURADOS

Ao final de cada noite haverá o ”papo com os jurados”, onde as notas recebidas pelos participantes serão explicadas pelos próprios jurados avaliadores, fazendo com que toda crítica seja construtiva e que o crescimento profissional, e não a competição, seja objetivo maior deste encontro. O que entendemos como o verdadeiro intercâmbio de um evento desta natureza.

A VOLTA DAS AUDIÇÕES DO BOLSHOI

A premiação é um marco no incentivo ao crescimento dos grupos participantes. Estimulando o desenvolvimento dos trabalhos, serão oferecidos mais de R$ 15.000,00 em prêmios para os vencedores em suas modalidades, mais bolsas nacionais e internacionais, além da volta das audições do Bolshoi. Um plus a mais neste ano em que o Festival de Dança de Nova Iguaçu completa 30 anos.

SERVIÇO


30º FESTIVAL DE DANÇA DE NOVA IGUAÇU


De 20 de junho a 23 de junho de 2024 (de quinta a domingo)
Local: Top Shopping Nova Iguaçu e Academia Tereza Petsold
Direção e produção: Tereza Petsold

Search