O vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, Edmondo Cirielli, inaugurou o Polo Cultural ItalianoRio, no dia da comemoração dos 150 anos do começo oficial da imigração italiana no Brasil. O espaço é mais uma opção para apreciar a cultura do país europeu na cidade.
Entre os 120 convidados especiais, estavam presentes Julio Souza, Embaixador da Baixada e gestor da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, da Associação Comercial e Industrial de Caxias e do Coalizão Baixada; Frederico Reder, do Tivoly Park, Reder Circus e Teatros Claro+; e Paulo Protásio, diretor da Autoridade de Desenvolvimento Sustentável (ADS), autarquia criada para organizar a Conferência Rio2030 e o Bicentenário da Independência do Brasil. Protásio também foi Secretário Geral da Rio 92 e atuou para que o Rio fosse a sede da reunião do G20.
Outras personalidades presentes no evento: secretário-geral da Farnesina, Riccardo Guariglia; embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese; cônsul-geral do Rio, Massimiliano Iacchini; os vice-cônsules Flavio Cenciarelli e Marco Grossi; presidentes de empresas Italianas como Aguinaldo Ballon, da Cedae, Pietrangelo Leta, dos Supermercados Zona Sul, Alberto Griselli, presidente da TIM Brasil, Renata Novotny, presidente da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria, outras dezenas de autoridades.
Algumas das personalidades presentes: